Dicas de como fazer um bom email marketing

Se você está necessitando aumentar o número de visitas de seu site, uma das ferramentas mais poderosas para isso é o email marketing. Pensando nisso, esse texto quer ajudar você a produzir um email convincente para atrair visitantes.

Lembre-se, você pode vender alimentos, eletrônicos ou brindes corporativos de luxo, esse texto possui o objetivo de te instruir adequadamente para montar bem um email marketing. Sendo assim, as dicas que serão abordadas são:

  • Tenha conhecimento da jornada do cliente;
  • Mande conteúdos de boa qualidade;
  • Faça a personalização de seus emails;
  • Faça um bom texto na linha de assunto;
  • Use os espaços em brancos a seu favor;
  • Não mande vários emails de uma vez;
  • Faça a monitoração de desempenho.

Pois bem, agora iremos dar mais detalhes sobre cada um dos tópicos citados anteriormente:

1 – Tenha conhecimento da jornada do cliente

Esse tópico é fundamental e acontece em qualquer negócio, sendo que ele está dividido em quatro partes: 

  • Aprendizado;
  • Descoberta;
  • Consideração sobre a solução;
  • Decisão de compra. 

Importante reforçar, ainda, que em cada etapa existem dicas diferentes. Nas primeiras duas etapas de aprendizado e descoberta é quando o consumidor percebe que precisa de uma solução de um problema.

Por exemplo, a pessoa precisa de uma bolsa térmica personalizada para levar alimentos ao trabalho e para deixar em um local, assim, essas são as etapas que ele faz a descoberta e aprende que precisa daquele produto.

Então, nessa etapa seu email marketing deve ser apenas para dar as boas-vindas, ou seja, não é o momento de forçar a barra. Sendo assim, apenas introduza o que está oferecendo e o valor que sua empresa possui.

Já a etapa de consideração da solução é quando os clientes já tomaram conhecimento dos seus produtos, mas ainda não sabem qual comprarão. Então, é o momento em que você tem que mostrar suas qualidades com informações novas, preços e desempenhos.

Assim, a decisão da compra é o momento que o cliente tomou uma decisão, então dê apenas informações complementares sobre o produto que ele comprou, envie tutoriais, dicas e truques para que seu cliente aproveite ao máximo o item.

2 – Mande conteúdos de boa qualidade

É preciso muito mais do que apenas fazer a promoção do seu produto, afinal, é muito melhor dar dicas no email marketing. Então, faça daquele email uma informação bastante valiosa, bem como ofereça soluções que possam agregar algo a ele.

Tudo isso ajudará para que sejam evitados problemas e contratempos. Pensando nisso, se você vendeu, por exemplo, um ribbon cera, mande um tutorial, principalmente para que o seu cliente faça o uso correto do produto.

Isso é uma amostra que sua empresa se importa mais do que apenas com o dinheiro, é uma boa forma de demonstrar que você se preocupa com todas as necessidades do cliente.

Lembre-se que tudo que você tiver no email, como imagens e textos devem ser muito bons, isso mostra que sua empresa é séria, profissional e está à disposição, não importa a situação.

3 – Faça a personalização de seus emails

Uma dica preciosa do email marketing é fazer uma análise, bem como a junção dos dados demográficos de seus usuários. Isso pode ser obtido com o uso de formulários de pesquisas ou já na hora do cadastro. 

Essas informações serão úteis para saber qual será o dado que vai constar no email, e, assim, usar isso em diferentes grupos de clientes.

Inclusive, se você quiser ir mais fundo, você pode escrever os nomes deles no início do email. Na era em que a comunicação ficou muito massiva e há uma transmissão mais rápida de mensagens, isso ajuda a conquistar seu cliente.

Também você pode querer fazer a personalização de possíveis produtos que os clientes possam vir a se interessar, ou melhor, usar muito mais variáveis para que se faça um lead atraente e chamativo no texto da mensagem.

Por fim, vamos a exemplo: se você faz locação impressora laser para empresas, um email marketing pode ser muito diferenciado de uma empresa para outra, sendo até mais íntimo para aquela que já faz negócio com você há um bom tempo.

4 – Faça um bom texto na linha de assunto

Outra dica importante para o email marketing é escrever uma boa linha de texto no campo de assuntos da mensagem que você vai enviar ao seu cliente ou potencial cliente. Isso porque esse texto tem que ter um impacto, desde o título para que o cliente abra a mensagem. 

Por isso, quando você for fazer um email marketing, ele deve adotar um tom convincente desde o início, algo que para o cliente seja atrativo, mas que também ele precisa compreender a mensagem que você deseja passar.  

Seja também como algo espontâneo, o mais natural possível, ou seja, evite ser robótico. Afinal, isso faz com que o email pareça muito mais personalizado, e não um que seja totalmente automático, com um template pronto.

Outro ponto que é importante ressaltar é que a linha de assunto longa deve ser evitada, pois isso não é algo muito agradável. Inclusive, essas imagens possuem a tendência de serem marcadas como spam.

Então, se você trabalha com e-commerce, consultoria contábil, restaurante, entre outros estabelecimentos, tome cuidado com linhas de assuntos grandes.

5 – Use os espaços em brancos a seu favor

Existe um ponto importante a respeito do email marketing, que é que a grande maioria dos destinatários apenas lerão superficialmente o texto. Isso faz com que seja melhor evitar um texto cheio de parágrafos, isso pode fazer com que sua mensagem não seja efetiva.

Então, ao escrever um email, caso tenha muitas informações que sejam importantes, faça com que elas sejam mais visíveis. Assim, divida a estrutura do conteúdo com listas que possuem numeração ou com pontos de marcação

Também é importante que você preste atenção em qual local você deve colocar as imagens no seu email. As fotos precisam agregar a sua ideia e não substituir ou ocultar a intenção que seu texto possui. 

O texto também não vai apenas auxiliar os leitores com o que há de mais importante, tendo como objetivo aumentar os cliques. Então faça a verificação de que todas as informações e os botões e links estejam bem distribuídos e destacados dentro do conteúdo em si.

Então, caso sua empresa faça plano de gerenciamento de resíduos, tente encaixar todas as informações desse plano, imagens de resíduos que possam impactar o destinatário – claro, combinando com o texto e que não seja tedioso.

6 – Não mande vários emails de uma vez

Seja inteligente, dê a informação de quantos emails você pretende mandar ao seu público-alvo, fale se é algo que é semanal, duas vezes na semana, um por mês, três no mês, etc.

Jamais bombardeie a caixa de entrada de seus clientes cada vez que seu negócio sofrer com pequenas mudanças. Ao fazer isso, o seu cliente vai acabar tendo uma impressão ruim sobre você e, assim, não vai querer receber mais seus emails.

Então, a recomendação é que você espere um pouco para mandar emails e mude o tipo de conteúdo que for enviar. É também necessário considerar que é melhor você dar a opção de seus leitores conseguirem cancelar a inscrição de receber seus emails.

Assim, quando algum leitor resolver cancelar a inscrição, faça uma pergunta do motivo de que eles estão fazendo isso. Depois, você recolherá esse dado e compreenderá o que não deve ser feito nas próximas vezes, o que você pode melhorar na sua próxima campanha.

Então, se você faz a instalação de forro acartonado por exemplo, você não vai ficar mandando um monte de mensagens toda hora para seu leitor, sobre os perigos da queda de energia e o que essas quedas podem danificar.

Pensando nisso, você pode mandar a informação mais difundida, de forma que ela tenha um tempo espaçado entre elas.

7 – Faça a monitoração de desempenho

A análise de desempenho é importante para qualquer setor, seja para uma empresa que trabalha com projeto fotovoltaico, para o esporte, mas principalmente para o marketing.

É sempre bom prestar bem atenção no desempenho de suas campanhas de email marketing. Isso pode ser obtido com o Google Analytics.

Os dados que você pode obter dessas ferramentas são das pessoas que acessaram e abriram os seus e-mails, assim como quantas pessoas clicaram no link que você enviou no conteúdo. 

Ademais, caso você utilize o WordPress, você pode fazer a escolha dos melhores plugins do Google Analytics para WordPress que estão disponíveis no CMS.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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