A inteligência emocional é imprescindível para todos os momentos de nossas vidas. Sem ela, fica impossível de trabalhar, de fazer tarefas domésticas ou lidar com situações cotidianas e simples.
Mas assim como é necessário fazer uma manutenção esporádica no seu exaustor axial quando desejamos de água quente para um banho, é preciso equilibrá-la, principalmente quando inicia a gestão de um novo negócio. Para compreender melhor a respeito, continue com a gente!
Resumidamente, a inteligência emocional tem a ver com compreensão e gerenciamento das próprias emoções e também das do outro. É uma habilidade importante e que pode afetar nossos pensamentos, comportamentos e decisões.
Quando há descontrole, as reações diante de situações estressantes ou desafiadoras ficam ainda piores. Contudo, ao longo desses períodos e sabendo moldá-las, verá que as respostas nem sempre são um ‘bicho de sete cabeças’ como previa.
Saber dos cinco principais componentes da inteligência emocional é tão fundamental para este novo gestor de empresas quanto os ensaios não destrutivos para a vida útil de um produto:
Ter uma boa inteligência emocional pode trazer muitos benefícios, pois, no ambiente de trabalho. Pense, por exemplo, numa marca de válvula borboleta com essa cultura empresarial. Ela ajudará a equipe a se aproximar e agregar valor, além de melhorar a tomada de decisão e a resolução de conflitos, e aumentar a produtividade e satisfação no trabalho, gerando lucros.
Para desenvolver a inteligência emocional, é importante praticar, principalmente, o autoconhecimento, o desenvolver a habilidade de se colocar no lugar dos outros e entender suas perspectivas. Técnicas como as de relaxamento, ASMR e mindfulness também podem ser úteis.
Agora chegamos aonde realmente queríamos. Tudo porque é inteligência emocional pode trazer maior tranquilidade para aquela pessoa que está começando um novo negócio.
Lembre-se que empreender envolve lidar com situações desafiadoras e imprevisíveis e, em contrapartida, elas têm alta porcentagem de serem estressantes e emocionalmente exigentes.
Mas para enfrentar esses desafios, aprimorar suas habilidades empreendedoras e ser tão forte quanto uma ventosa de silicone para vidro ao segurar determinados objetos e materiais, é ideal que gerencie bem o estresse e a ansiedade que acompanham esse dia a dia. Isso pode incluir a capacidade de reconhecer e lidar com suas próprias emoções ou de se comunicar e se relacionar com os outros.
Mas não para por aí, já que quando adotar essa postura, tomará decisões mais assertivas em momentos de incerteza. Haverá equilibrio no que diz respeito a lógica e a emoção em suas decisões. Além disso, será mais objetivo e imparcial ao avaliar as informações disponíveis.
Já dissemos antes, mas não custa lembrar que isso envolve a capacidade de entender as emoções e as perspectivas dos outros de maneira clara e concisa. É assim que apresentadores de programas de TV, podcasts e etc., se ‘apresentam’ para seu público;
Para todos os que pensam que inteligência emocional não é importante, sugiro que converse com pessoas que tiveram acesso ou se informaram melhor a respeito do tema. Quando fizer isso, certamente irá voltar aqui, reler todas as dicas e tirá-las do papel o mais rápido possível.
Tanto o dono da empresa em que você trabalha, quantos outros gerentes passaram por processos muito semelhantes, para tentar equilibrar o estresse do dia a dia com a calmaria de noites de sono tranquilas.
Gostou do conteúdo sobre Inteligencia emocional para lidar com seu novo negócio? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.
Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…
A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…