Se há algo que pode trazer uma série de prejuízos para os negócios é a ineficiência da gestão.
Imagine, por exemplo, uma empresa que obteve boas vendas em um determinado produto, como uma luminária de emergência, mesmo tendo resultado, se a gestão não contemplar uma estratégia eficaz de entrega, logo, vira um grande problema, que traz perdas financeiras.
No entanto, o conceito de gestão é amplo e conta ainda com tipos e metodologias variadas para atingir resultados. Ficou interessado? Então, venha conosco e entenda melhor sobre esses tópicos.
Afinal, o que é gestão?
De maneira objetiva, a gestão é uma soma de práticas que vão funcionar de base para desenhar as estratégias para a realização de atividades fundamentais para o alcance dos objetivos da empresa. Essencialmente, a gestão se concentra em princípios como:
- Organização;
- Planejamento;
- Controle.
Esses elementos contemplam o que se define com uma boa gestão, seja de uma empresa de grande porte, como uma fábrica de conectores elétricos, a um uma pequeno comércio.
Tipos de gestão
Existem diferentes modelos de gestão e cada uma conta um conceito e foco. Veja quais são os principais tipos:
Democrática: a gestão democrática é fundamentada no conceito da descentralização, no qual o gerenciamento da empresa é compartilhado com as equipes de trabalho, ou seja, envolve os funcionários nas decisões estratégicas. Este tipo de gestão tem ganhado espaço, diante dos benefícios que traz em termos de cooperação e melhora do ambiente organizacional.
Centralizadora: diferente da democrática, esse modelo gestão concentra as decisões em grupos específicos, geralmente abrange os profissionais de cargos mais elevados, como gerentes, diretores, entre outros. É o tipo mais tradicional.
Meritocrática: esse tipo de gestão fica entre a centralizadora e a democrática, pois nela a gestão é focada na participação de profissionais de alto desempenho.
Centrada em processos: por fim, a gestão centrada em processos tem como intuito buscar soluções para melhorar os procedimentos operacionais da organização. Vamos dar um exemplo: um gestor que de uma empresa especializada na produção de catalisador para tinta, vai tem como responsabilidade estudar e a partir disso, adotar métodos que garantem rapidez, eficiência e qualidade ao processo.
Principais metodologias de gestão
Assim como os tipos, as metodologias também abarcam diversas metodologias. Selecionamos 3 das mais conhecidas e empregadas:
Método Scrum: a metodologia Scrum de gestão tem como foco a agilidade em que todos os colaboradores contribuem com iniciativas e ideais para solucionar questões mais complexas. Portanto, o resultado é o desenvolvimento acelerado.
Objectives and Key Results (OKR): em português significa objetivos e resultados-chave. O OKR como o próprio nome já se refere, é centrado em objetivos e resultado, no qual se desenvolve primeiro os propósito e após são traçados os meios para o atingimento dos mesmos.
Balanced Scorecard (BSC): a metodologia de gestão BSC tem com conceito promover o desenvolvimento da empresa a partir da criação de indicadores variados, como financeiro, mercado, competitividade, procedimentos internos, entre outros. O diferencial está na visão de longo prazo.
Esperamos que nosso artigo possa ter esclarecido sobre o tema gestão, que é tão importante para o sucesso das organizações. Se gostou compartilhe e continue a nos seguir.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.