Antes de adentrarmos no assunto mais profundamente, precisamos dizer que um outsourcing de TI é a prática de usar todas as funções de tecnologia exigidas por uma empresa, seja ela do setor automotivo ou de transformador de solda.
Essas funções podem incluir termos como: infraestrutura, desenvolvimento de software e manutenção, só para citar alguns. Os profissionais do ramo assumem total responsabilidade por toda a manutenção e suporte de TI, mas não parm por aí.
Tudo porque, também auxiliam no suporte para uma equipe interna quando necessário. Ficou curioso e deseja saber melhor sobre o tema? Então, vem conosco!
Os serviços de outsourcing também incluem
Uma empresa que faz uso desse conceito pode optar por usar um provedor para todas as suas funções de TI ou, quem sabe, dividir este trabalho entre vários provedores. Quando isso ocorre, eles incluem:
- Desenvolvimento de aplicações;
- Hospedagem e suporte a aplicativos;
- Desenvolvimento de banco de dados e telecomunicações;
- Redes;
- Recuperação em caso de desastres;
- Segurança;
- Armazenamento de dados.
O outsourcing de TI durante a pandemia
Durante a pandemia, as empresas precisaram transformar seus locais de trabalho em um home office, mas para algumas empresas isso exigiu mais recursos do que era possível num primeiro momento.
Por isso, viu-se a necessidade de fazerem a terceirização de TI ou serviços de tecnologia, pois, desta forma, as empresas puderam contratar equipes remotas para preparar sua organização para funcionar remotamente, ou seja, é preciso sair de trás de seu purificador de ar portátil e fazer o possível para se manter ativo.
Tipos de Outsourcing
Existem vários tipos de outsourcing de TI, dentre eles, temos:
- Offshore: está relacionado a TI e é enviado para uma empresa de outro país, o que significa que os custos serão menores e a economia estável;
- Nearshore: neste segundo item, a comunicação é mais fácil;
- Onshore: o trabalho relacionado a TI é feito no mesmo país, independentemente se é remoto ou no local;
- Computação em nuvem: neste caso, há um gerenciamento de infraestrutura de TI, para que as empresas possam armazenar dados e executar aplicativos na nuvem sem precisar de hardware para executá-los nas instalações da empresa.
Benefícios trazidos pelo outsourcing de TI
Assim como existem muitos benefícios trazidos por uma máquina de corte a laser que é instalado em uma gráfica, as empresas que optam pelo outsourcing desfrutarão de pontos positivos como:
- Custos de TI reduzidos: neste caso, as empresas pagam apenas pelos recursos e tempo que utilizam. Os custos referentes à contratação de um funcionário de TI em tempo integral (que envolver também: treinamento, impostos trabalhistas e Fundo de Garantia, só para citar alguns), são eliminados;
- Mais recursos quando se fala em escala global: vários dos recursos e das habilidades que precisa podem não estar disponíveis em sua região e, ao mesmo tempo, serão encontrados em outros lugares. A terceirização permite um alcance de profissionais a nível global e oferece mais possibilidades para empresas que desejam se aproximar de talentos com conjuntos de habilidades específicas;
- Implementação: quando nos aproximamos do conceito pelo qual pontuamos aqui, conseguimos gerar recursos e experiência para iniciar novos projetos imediatamente. Se uma empresa não tiver desenvolvedores de software para gerenciar a tecnologia (e estamos falando de uma dezena de profissionais), ela poderá começar a implementar programas mais rapidamente se fizer o outsourcing;
- Segurança: por último e não menos importante, as empresas podem optar por terceirizar sua segurança. Para equipes que não possuem pessoal qualificado, o outsourcing fornece ferramentas para executar não só a inteligência, mas também a detecção e resposta a ameaças. No entanto, há alguns contras por aqui e, um deles, tem a ver com o fuso horário, pois se seu parceiro for do Japão e não puder responder imediatamente aos alertas, as chances de perda de dados e, consequentemente, lucros, é enorme. Deve-se contratar uma marca de plena confiança, pois entregar o gerenciamento parcial ou total dos recursos da empresa a terceiros não é tão simples assim.
Quando feito com toda a cautela, o outsourcing pode se tornar uma peneira vibratória e gerar resultados surpreendentes.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais