Organizações lineares versus exponenciais

As empresas, sejam elas dos nichos de empreendedorismo ou de prospecção industrial, podem ser divididas em organizações lineares e exponenciais. Portanto, foi pensando nesta divisão (que ainda causa dúvidas em várias pessoas), que criamos este texto.

Quer saber melhor sobre ambos os termos? Então, vem com a gente!

Estrutura organizacional linear

Esta é uma das estruturas de gestão organizacional mais simples. Nas estruturas lineares, a hierarquia se manifesta da seguinte forma: à frente de cada unidade está um líder. 

O mesmo está dotado de todos os poderes, exercendo a supervisão dos funcionários a ele subordinados e concentrando, em suas mãos, todas as funções de gestão.

Todos os comandos de gestão passam por um canal de cada vez. Nesse caso, os gerenciamento são responsáveis ​​pelos resultados de todas as atividades dos objetos gerenciados. 

Estamos falando da alocação de gerentes, cada um dos quais realiza todo tipo de trabalho, desenvolve e toma decisões relacionadas à gestão desse objeto e etc. Essa estruturação só foi possível com a chegada da Indústria 5.0.

As decisões são passadas ao longo de uma cadeia que vai de cima para baixo. O gerente do nível inferior está subordinado ao gerente acima dele, formando-se uma espécie de hierarquia de líderes.

Por exemplo, o chefe da seção, o chefe do departamento, o diretor da loja, o engenheiro, o gerente da loja, o diretor da empresa, todos fazem parte desta ‘pirâmide’. 

Nesse caso, opera o princípio da gestão de um homem só, cuja essência é que os subordinados cumprem as ordens de apenas um líder. Cada subordinado tem seu próprio chefe, e cada chefe tem vários subordinados. 

Essa estrutura funciona em organizações pequenas e grandes – no nível de gerenciamento mais baixo (seção, equipe etc.).

Estrutura organizacional exponencial

Diferentemente das lineares, as tecnologias exponenciais estão se desenvolvendo e mudando em um ritmo cada vez mais rápido. 

Para tirar proveito disso, as empresas precisam ser incrivelmente ágeis e, em seguida, mudar rapidamente para acomodar novas tecnologias e soluções convergentes. Ou seja, se hoje eles precisam se atentar às ferramentas advindas da Gestão industrial, amanhã tudo pode mudar.

Aqui está uma visão geral das semelhanças que as Organizações Exponenciais construíram ao longo dos anos:

  • Dados: Dashboards e dados em tempo real são inseridos em tudo o que fazem.
  • Abrem a propriedade intelectual: Eles deixam de manter o controle de produtos e serviços e, em vez disso, compartilham ativamente sua propriedade intelectual em grandes comunidades.
  • Cultura da autoconfiança: Têm uma cultura de alta confiança e dão autonomia às unidades de negócio.
  • Equipes pequenas: suas organizações consistem em equipes pequenas que operam dentro de um grande ecossistema cheio de energia e vigor.
  • Freelancers e ativos: eles usam funcionários sob demanda e também alavancam ativos que não possuem.
  • Não tem um plano de cinco anos: eles preferem ter um plano menor, que orienta a organização e depois usam dashboards em tempo real para fazer mudanças constantes.

E agora, dá para ter um panorama sobre as diferenças destes dois tipos de organizações?

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM