Quais são as áreas de maior concorrência no mercado de trabalho atual?

O mercado de trabalho atual é altamente competitivo, seja na área de e-commerce ou na de empacotadora automática para alimentos. Isso torna essencial que os profissionais sejam capazes de identificar aquelas de maior concorrência e se prepararem adequadamente para se destacar.

Podemos destacar, contudo, a de tecnologia da informação. Com o aumento da digitalização e da automação, essas demandas se estabeleceram em todo o mundo. Desde desenvolvedores de software até especialistas em segurança cibernética, passando pelos gerentes de projetos, há muitas oportunidades. 

No entanto, como dissemos acima, foque todos os seus esforços em atualização e estudos constantes. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre essa disputa que, por vezes, pode parecer até desumana? Então, continue com a gente.

Quais são as áreas de maior concorrência no mercado de trabalho atual?

Se antigamente, no mercado de trabalho, o profissional de montagem de móveis, por exemplo, só fazia essa função, hoje é diferente. Dar dicas sobre a melhor fita para acabamento em mdf para finalizar um armário de madeira é mais do que necessário. 

E não para por aí. Tudo isso está em constante evolução e mudança, ou seja, enquanto algumas áreas podem estar em alta demanda, outras vão contra o fluxo e ficam em baixa. Mas lembre-se, tal tendência é cíclica. 

E caso seu setor esteja mais concorrido do que outro, isso pode ser um desafio. Mas quais são essas áreas de maior concorrência no mercado de trabalho atual? Uma das que podemos pontuar é a de tecnologia da informação (TI). 

Com a transformação digital em pleno curso, essa demanda é tão grande quanto as de instaladores de flow rack (que auxiliam na movimentação e mobilidade de materiais dentro dos estoques). 

Sendo assim, muitas pessoas desejam se formar em faculdades e cursos técnicos, ampliando exponencialmente essa competitividade. Desde programadores até especialistas em cibersegurança, as empresas estão buscando profissionais mais qualificados para ajudá-las a inovar e se adaptar. 

A pandemia mexeu com os setores e suas respectivas expansões

Além de tudo o que já falamos, é correto dizer que a pandemia de COVID-19 acelerou ainda mais a necessidade de soluções digitais. Outra área de grande concorrência é a de saúde, especialmente para aqueles que desejam se tornar médicos ou enfermeiros. 

Sendo assim, se o setor já era forte antes da pandemia, agora é ainda maior. Quer mais? Então saiba que a população está envelhecendo em muitos países (e o Brasil é um deles), o que significa que haverá uma demanda crescente por serviços em hospitais, postos de atendimento e etc. nos próximos anos.

Mais uma a destacarmos tem a ver com o marketing e a publicidade. Com a explosão do comércio eletrônico e o crescente uso de redes sociais (Instagram, Facebook, Tik Tok e etc) e outras plataformas online, as empresas estão buscando pessoas capacitadas para ajudá-las a promover seus produtos e serviços. 

No fim das contas, você que é colaborador, deve pegar alguns envelopes personalizados e destacar aquelas áreas que mais lhe agradam. Ter esse equilíbrio entre paixão profissional e ganhos é a ‘cereja do bolo’.

O marketing digital está se tornando cada vez mais importante, e as empresas precisam de especialistas que possam ajudá-las a criar campanhas que, além de atrair os clientes, ainda consigam ampliar a receita.

E com a economia em certo desequilíbrio e muitos cidadãos querendo poupar para o futuro, aqueles que entendem de finanças podem se dar bem. Desde analistas financeiros até contadores, as empresas precisam de boa gerência para manter suas operações em ordem. 

No entanto, mesmo com essas áreas em alta concorrência, ainda existem oportunidades em outras áreas. Por exemplo, as áreas de recursos humanos, direito e educação moldam uma sociedade mais igual e justa. 

O importante é estar ciente das tendências do mercado de trabalho e buscar as habilidades e qualificações necessárias para se destacar em sua área de interesse.

Conclusão

Com tudo isso dito, é hora de tirar essas ideias e pontos positivos que sabe que tem e colocá-las em prática. Cursos, workshops, networking e etc… essas são opções para adotar a curto e médio prazo, já que, sem isso, ficará para trás em pouco tempo. Investir em si mesmo é o ponto fundamental para uma carreira de sucesso.

Ou você acredita que os maiores nomes de seu nicho ficam apenas sentados, rememorando aquilo que viram na época da faculdade?

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE