Todo negócio que visa um crescimento exponencial precisa estar nos meios digitais, principalmente por causa da alta exposição que essas plataformas oferecem. E um dos grandes artifícios para qualquer empreendimento são os anúncios.
Por meio deles é possível chegar ao público que você almeja, de forma segmentada, conseguindo tanto potenciais clientes quanto pessoas que realmente comprem a ideia do seu negócio mais a longo prazo.
Os anúncios são as ferramentas ideais para combinar ganhos exponenciais de clientela e também reputação pelo alto volume de comentários e referências que podem ser feitas por quem gostou do seu serviço ou produto.
O assunto te interessa e você quer apostar em anúncios? Calma, se ainda tiver dúvidas, este artigo é realmente para você. Vamos conhecer mais sobre anúncios para o seu negócio. Continue a leitura!
Como funcionam os anúncios nas redes sociais?
Basicamente, os anúncios na internet são feitos pelas principais plataformas de redes sociais e de busca online. Há um enorme potencial de se alcançar um número extraordinário de pessoas por meio dessas ferramentas. Mas como isso acontece?
A ideia é praticamente a mesma em cada plataforma: a cada clique que você recebe em seu anúncio você paga uma certa quantia à plataforma. E esse preço varia bastante, então, quanto mais você tem sucesso e é assertivo em seus anúncios, mais barato fica.
Quais os maiores benefícios e razões para anunciar na internet?
Com o aumento do uso da internet, garantir que sua empresa de pintura de fachadas, por exemplo, possa ser encontrada e tenha uma participação nesse mercado on-line será vital daqui para frente.
Usar a publicidade digital, por meio dos anúncios, é uma das melhores formas de fazer isso. Então, veja alguns dos maiores benefícios:
Atinja o seu público-alvo com assertividade
Como veremos mais para frente, os anúncios de mídia social vão muito além do Facebook e do Google. Atualmente, há diversos tipos de plataformas para anunciar seus brindes personalizados ou outros artigos que você venda.
E o que isso significa? Que você consegue encontrar seu público-alvo de formas variadas.
Essa é uma ótima notícia! Afinal, apesar de você já saber o seu público-alvo, os usuários transitam pelos diversos aplicativos de redes sociais e, por isso, você precisa estar em todas que conseguir, por meio de anúncios, para impactar o maior número de pessoas.
As contas pessoais dos usuários dizem muito sobre o comportamento. E isso consegue ser aproveitado pelos anúncios nas redes sociais, que permitem que você use esses dados para exibir os anúncios para um determinado tipo de pessoa que você preestabelecer.
Nas principais plataformas, é possível combinar os dados e histórico de uso dos usuários com o que você pretende anunciar. A seguir, veremos uma lista básica desses dados e o que você pode considerar:
- Local: qual é a região que o usuário vive ou frequenta?
- Empresa: qual é o setor de atuação?
- Dados pessoais: idade, sexo, renda familiar e status de relacionamento;
- Educação: o usuário tem formação universitária, estudou o que?
- Interesses: segmente com hobbies que tenham relação com sua empresa.
Ao fazer isso, geralmente as plataformas de anúncios das principais redes sociais solicitam em campos para preenchimento qual é o objetivo da campanha. Pode ser número de exibições dos anúncios, cliques, remarketing ou conversões diretas de venda.
Depois, com isso definido, normalmente o que acontece é o uso dos comportamentos do usuário e de seu histórico de navegação na plataforma para entender de que forma é melhor impactar e a que terá maior probabilidade de atingir o objetivo pré-estipulado.
Variedade de formatos para apresentar os anúncios
Além da diversidade de plataformas, é talvez ainda mais importante a variedade de formatos para apresentar seus anúncios de, por exemplo, reforma de loja aos potenciais clientes.
Mas por quê? Por causa de uma simples ideia: nem todo mundo gosta das mesmas coisas. E é essencial entender isso para produzir bons anúncios em diversas plataformas, de variadas formas.
Assim, você transmite sua mensagem de acordo com as preferências de cada pessoa e para os canais certos.
Essa forma de pensar é o que integra o marketing do futuro, ou seja, um marketing que olha para os usuários como únicos e como um impacto certeiro, conhecendo bem o que cada pessoa procura ou está precisando.
Conheça as plataformas e entenda os formatos
Facebook e Instagram: post patrocinado, foto, vídeo, stories, anúncio no messenger ou direct (mensagem privada), carrossel de imagens, slideshow de mensagens de anúncio, etc.
Twitter: tuítes promovidos, contas promovidas para seguir, tendências promovidas para levantar o assunto na rede e anúncios em vídeo.
Linkedin: conteúdo e InMail (mensagem privada) patrocinados, anúncios de texto, anúncios em vídeo, anúncios carrossel, anúncios seguidores, anúncios em destaque e anúncios de emprego, seja no formato de um tipo de wind banner online ou de um folder virtual.
Google: Apesar de o Google não ser uma rede social propriamente dita, é um dos canais para veicular anúncios mais usados por causa da sua ferramenta tão conhecida e renomada de publicidade paga Google Ads.
Deixe os concorrentes para trás
Caso os competidores da sua área de atuação já tenham anúncios em redes sociais, provavelmente eles estão se colocando como uma opção para sua marca de toldo articulado, por exemplo, para os clientes. Isso é possível por meio das plataformas.
Isso acontece porque os profissionais de marketing podem “comprar” palavras-chave, ou seja, eles impulsionam alguns termos que podem ser até de concorrentes.
O objetivo é simples: se estão procurando o seu negócio, de repente o seu concorrente pode ser citado na pesquisa.
Então, se quem fizer a busca digitar os termos que você impulsionou o seu anúncio, como etiquetas adesivas, aparecerá antes de tudo para ele, tanto no Google quanto em outras plataformas.
Outra dica é verificar a atividade dos seus concorrentes nas redes sociais para ter uma ideia de quais tipos de conteúdo estão postando. Veja também quais costumam ter mais engajamento. Dessa forma, você saberá qual é sua vantagem competitiva.
Alcance por anúncios é muito mais rápido do que pela via orgânica
As postagens em redes sociais são também muito conhecidas pela via orgânica, ou seja, sem pagamento de anúncios e contando apenas com a recorrência e construção de seguidores e apoiadores de forma natural.
Porém, às vezes, isso pode parecer muito difícil e não tão eficaz no curto prazo, o que traz grandes vantagens para os anúncios na internet e nas redes sociais, principalmente.
Os anúncios pagos costumam impulsionar já de forma segmentada, enquanto as postagens sem verba apostam no canal em específico e na repetição que faz com que as pessoas vão se interessando aos poucos.
Há uma grande questão aqui que coloca os anúncios praticamente em um pedestal: os algoritmos das redes sociais.
Eles estão cada vez mais voltados para priorizar no feed dos usuários postagens mais familiares e leves em detrimento de promoções, vendas, produtos e serviços.
Isso acaba sendo um fator decisivo para as marcas, como as de uniforme profissional, aumentarem seus anúncios.
Como começar a anunciar nas redes sociais?
Se você deseja começar a veicular anúncios nas redes sociais, deve começar explorando as plataformas mais relevantes, como os anúncios no Facebook, o gerenciamento de campanhas no Linkedin, a publicidade paga no Twitter, etc.
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➝ 5 formas para anunciar na internet hoje
Mas para isso avalie também quais serão os seus gastos. O custo dos anúncios nas redes sociais varia de plataforma para plataforma e de setor para setor.
As plataformas mais populares permitem que você implemente uma espécie de orçamento.
Geralmente, quanto mais amplas as métricas de publicidade, menor será seu custo por clique. Lembre-se que a relevância e a qualidade do seu anúncio terão impacto no custo.
Considerações finais
Como pudemos perceber ao longo do texto, é primordial para qualquer negócio, hoje em dia, praticar marketing por meio de anúncios, seja uma empresa de impressão de banner ou qualquer outro ramo.
Claro que a publicidade paga que você optar por realizar deve ser feita com outras boas práticas do marketing digital, sempre visando um crescimento e uma relevância.
Entre os pontos importantes estão: publicações no site, otimização SEO dos conteúdos para aparecerem nas primeiras colocações do Google, link building para construir autoridade, entre vários outros métodos que ajudam sua marca a se levantar digitalmente.
Mas por meio dos anúncios, é possível chegar a esse objetivo de forma mais rápida por causa dos impulsionamentos, que fazem com que o seu site passe na frente de outros e aumente a presença virtual, de modo que potenciais clientes enxerguem valor realmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.