Já ouviu aquela frase que diz “tempo é dinheiro”? bom na maioria das vezes realmente é. Empresa nenhuma quer desperdiçar seus recursos com coisas que não vão trazer resultados para os seus negócios. Gerenciar o tempo é importante para qualquer pessoa e para qualquer empreendedor.

Mas fazer isso pode não ser tão simples como parece, e isso pode afetar até mesmo nas vendas de um produto como imã de ferrite. Você já ouviu falar na técnica de pomodoro? Calma que iremos te explicar o que ela é e como trazer seus benefícios para o dia a dia e suas atividades.

Técnica de pomodoro: o que é e como usá-la

Para as empresas essa técnica pode ser uma grande aliada, já que ela promete ajudar aquelas pessoas que possuem dificuldade em realizar suas atividades e terminá-las dentro do prazo solicitado por seus superiores. Isso passa a ser bom não apenas para o empregado, mas também para o empreendedor, pois não impacta negativamente nas vendas de itens como tubo flexível.

É uma garantia do aumento da produtividade, através do uso de ferramentas que faz com que sua empresa faça a gestão e gerenciamento do tempo. Essa técnica foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo que tinha como objetivo melhorar a produtividade dos estudos em seus primeiros anos de universidade.

Com isso, ele usou um tipo de timer de cozinha para cronometrar o tempo que ele gastava com cada tarefa. Como tinha formato de tomate, foi então que surgiu o nome “pomodoro”, atualmente existem aplicativos que são usados com a mesma intuição.

Mas você deve estar se perguntando como usar isso dentro do seu ambiente de trabalho, certo? Bom, fazendo a divisão do fluxo de trabalho em blocos que são como concentrações, desta forma é possível aumentar os estímulos do cérebro e agilidade.

Os benefícios da técnica do pomodoro

Como dito acima, usar essa técnica vai proporcionar ao seu negócio uma melhor rentabilidade de seus negócios, assim como o tempo que seus funcionários utilizam para executarem suas atividades, como vender um produto com bacias de contenção. É ter um controle grande sobre tudo que acontece e como isso é feito.  

Assim saberá o tempo que demoram para realizar cada tarefa, sendo ela mais intensa ou não, diferenciando cada entrega que é necessário, claro. Também não pode pressionar seus funcionários. Mas em contrapartida, pode ajudar com aquelas distrações que geralmente é o que fazem o rendimento diminuir.

Também é identificável as causas das interrupções dentro do ambiente de trabalho que causam perda nos resultados. Sabemos que quando uma gestão de tempo e atividades não é feita corretamente, ocasiona em atrasos nas entregas e posteriormente na lucratividade dos negócios e isso é algo que nenhum empreendedor quer.

Essa técnica do pomodoro pode ser usada em qualquer negócio e certamente deveria ser utilizada para auxílio nas demandas diárias. Assim, além de proporcionar à empresa bons resultados, ajuda seus funcionários a realizarem seus trabalhos, tirando os percalços encontrados, que podem prejudicar o seu desenvolvimento.

 Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.