Em um mundo cada vez mais necessitado da coleta de dados e informações sobre as pessoas, a área do marketing acaba sendo uma das mais beneficiadas com essa estratégia, afinal, quem trabalha na área tem ciência da importância de conhecer seu público-alvo e saber quem são as pessoas que realmente tem uma chance maior de comprar seu martelete demolidor.
A segmentação é uma das etapas mais cruciais dentro do marketing, e existem vários pontos que podem te ajudar a conhecer melhor sobre o comportamento, hábitos, gostos pessoais e preferências relacionados a um determinado grupo de pessoas.
Entre essas estratégias de coleta de dados se encontra justamente o Geomarketing, uma das ações que vem ganhando cada vez mais força e se destacando dentro desse mundo, mas você sabe o que ela significa? Ou tem consciência de toda a sua importância para o seu negócio?
No texto de hoje vamos falar tudo isso e muito mais, então vem com a gente para não perder nenhum detalhe.
O que significa o Geomarketing?
O Geomarketing também conhecido como inteligência geográfica, é uma estratégia que consiste na captação de dados e informações relacionadas a um público localizado em uma determinada região, ou seja, é uma análise geral sobre o comportamento, gostos pessoais, preferências e o que as pessoas de uma área específica preferem, como de um bairro, cidade, estado ou até país.
Todos os dados são coletados através de GPS e IPs de computadores, o que faz com que seja possível até mesmo criar estratégias e campanhas muito mais personalizadas, voltadas justamente para as preferências das pessoas naquela região, sabendo qual abordagem ter com determinado público na hora de vender seus racks para servidor.
Ainda é possível alcançar as pessoas na hora certa, no lugar certo e do jeito certo, podendo enviar uma mensagem assim que ela vai até a algum lugar, ou chamando sua atenção com características típicas da região, linguagens, entre outros fatores que podem ser interessantes durante sua campanha.
Quais as vantagens do Geomarketing?
O Geomarketing é uma estratégia que possui inúmeros benefícios, entre as principais podemos destacar a definição melhor do seu território de vendas e da análise de mercado e distribuição de produtos, fazendo com que você saiba de maneira muito mais assertiva, as melhores regiões para investir seus recursos e onde é possível realizar determinadas campanhas.
Precificar os produtos, podendo variar de acordo com o comportamento de cada grupo em cada região e o mercado que ele está inserido, engajamento do cliente com a marca, possuindo campanhas mais personalizadas, customizadas e diretas, chamando muito mais atenção e gerando maior aprovação do público.
E por fim, ainda é possível realizar a expansão, fechamento ou abertura de novas unidades de uma empresa, verificando as regiões que podem ser mais benéficas e selecionando a dedo, os lugares com maior aprovação e onde é possível que seu nicho tenha sucesso ou rejeição.
Por que ele é tão importante para o seu negócio?
A coleta de dados é algo que passou de diferencial a quase que uma obrigação dentro das estratégias de marketing, saber os costumes e gostos do seu público permite uma personalização muito mais assertiva e uma experiência de compra mais agradável e prazerosa para o seu cliente.
Conhecendo o comportamento do público daquela região, como seus restaurantes preferidos, lojas que costumam frequentar, passeios no final de semana, entre outros, você consegue ter muito mais informações para montar campanhas competentes e muito mais próximas.
Isso faz com que você possa fazer com que sua central de alarme de incêndio seja muito mais personalizada, alcançando as pessoas na hora certa e da forma certa de acordo com os hábitos daquela região.
O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, até a próxima.