A pandemia do coronavírus não somente trouxe o medo do contágio, mas também causou impactos severos na economia, no qual muitos setores, inclusive os mais fortes com o industrial, tiveram que reduzir os investimentos, como, por exemplo, na aquisição de equipamentos ligados à tecnologia, como é o caso de outsourcing de impressão.
É claro que essa diminuição dos investimentos em diversos segmentos do mercado, também atingiu o mercado de trabalho, no qual postos foram reduzidos. Mas, e quanto ao pós-pandemia, o que esperar? Confira nos próximos tópicos as principais tendências.
Principais impactos da pandemia no mercado de trabalho
Antes de falarmos das tendências do mercado de trabalho no pós-pandemia, é necessário citar os principais impactos da crise da saúde para entender o cenário futuro.
Como mencionamos no começo do texto, a economia ficou muito fragilizada, até mesmo empresas de segmentos sólidos como o da construção civil, um dos que mais empregam, passou a demitir, em razão da necessidade de corte nos custos, uma vez que insumos e produtos básicos para obras, como um quadro de distribuição, teve disparo nos preço.
Assim, muitos trabalhadores acabam perdendo os seus empregos, o que ocasionou o aumento da informalidade e, consequentemente, perda de benefícios como férias, 13º salário, entre outros previstos nos trabalhos formais, ou seja, os de contrato CLT.
Já os profissionais que mantiveram os seus trabalhos, experimentaram pela primeira vez o trabalho remoto, devido à necessidade de isolamento social.
Outro impacto foi a redução da jornada de trabalho e com isso redução dos salários, uma medida que oferecida às empresas para manter o seu quadro de funcionários.
6 tendências para o mundo do trabalho no pós-pandemia
Essas são algumas das tendências para o pós-pandemia no mercado de trabalho, que ainda verá outras surgirem, uma vez que os efeitos da crise mundial de saúde são diversos.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…