Enquanto as redes sociais estão dominando a comunicação digital, o email marketing ainda é uma das principais maneiras de gerar e nutrir leads, ou seja, é tão importante para seu negócio quanto um projeto de incêndio é para o corpo de bombeiros.
Mas quais as melhores práticas para não errar na hora de implementar esse conceito? Foi pensando nisso que criamos este guia. Então, para entender melhor sobre o tema, continue com a gente!
- Crie uma lista de e-mails de qualidade
Antes de enviar uma campanha, você precisa reunir a lista de contatos para os quais enviará o e-mail. Existem várias maneiras de coletar essas informações para seu banco de dados.
Alguns profissionais de marketing seguem o caminho mais fácil e compram uma lista de e-mail. No entanto, essa abordagem não é boa para a reputação, pois com uma lista comprada, um remetente recebe destinatários que nunca concordaram em receber essas promoções ou notícias. Então, as chances de ir direto para o spam aumentam.
No entanto, essa espécie de filtragem industrial será interessante quando adicionar formulários de assinatura ao seu site. Com eles, irá coletar uma lista de assinantes de qualidade e que estão ansiosos para saberem mais!
Insira este canal em áreas de alto tráfego, ou seja, uma barra lateral, no final de uma postagem, no rodapé do seu site e etc. Ou então, integre o formulário de inscrição à sua página do Facebook.
- Segmente seu público para enviar conteúdo relevante
De acordo com as estatísticas de empresas do setor, esta é a segunda tática mais eficaz usada no email marketing: Para segmentar o público e enviar conteúdos relevantes, faça o seguinte:
- Descubra a idade, sexo ou ocupação de seus assinantes. Tudo isso o ajudará a criar ofertas relevantes no futuro;
- Adapte seu conteúdo ao local onde os assinantes vivem, para que pessoas de diferentes bairros ou cidades (dependendo do seu escopo) possam receber seus e-mails no momento certo;
- Agradeça aos assinantes pela compra feita, mas lembre-se de reabastecer sua conta ou atualizar o produto que eles compraram. Uma prática importante é incentivá-los a voltar para outra aquisição;
- Compradores ativos, assinantes e usuários inativos são três segmentos diferentes do seu público. Então, crie endereçamento pessoal, chamadas para ação e ofertas especiais para alcançar cada um deles.
Por exemplo, não adianta sugerir um vidro termoelétrico usado para um cliente recorrente e que quer apenas objetos novos. Rastreie os cliques e aberturas de links desses usuários ou seu histórico de navegação para oferecer os produtos ou serviços que eles gostariam;
- Determine o conteúdo desejado e a frequência da sua campanha de e-mail. Saber disso fará com que entenda o que dá certo ou não dentro de sua estratégia;
- Envie e-mails correspondentes ao estágio da jornada do cliente, ou seja, um de boas-vindas para novos assinantes, outro de carrinho abandonado para quem não concluiu o pedido ou ainda um de isca digital para incentivar um usuário inativo a agir.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.