2 Dicas para implementação do e-mail marketing

Enquanto as redes sociais estão dominando a comunicação digital, o email marketing ainda é uma das principais maneiras de gerar e nutrir leads, ou seja, é tão importante para seu negócio quanto um projeto de incêndio é para o corpo de bombeiros. 

Mas quais as melhores práticas para não errar na hora de implementar esse conceito? Foi pensando nisso que criamos este guia. Então, para entender melhor sobre o tema, continue com a gente!

  1. Crie uma lista de e-mails de qualidade

Antes de enviar uma campanha, você precisa reunir a lista de contatos para os quais enviará o e-mail. Existem várias maneiras de coletar essas informações para seu banco de dados.

Alguns profissionais de marketing seguem o caminho mais fácil e compram uma lista de e-mail. No entanto, essa abordagem não é boa para a reputação, pois com uma lista comprada, um remetente recebe destinatários que nunca concordaram em receber essas promoções ou notícias. Então, as chances de ir direto para o spam aumentam.

No entanto, essa espécie de filtragem industrial será interessante quando adicionar formulários de assinatura ao seu site. Com eles, irá coletar uma lista de assinantes de qualidade e que estão ansiosos para saberem mais! 

Insira este canal em áreas de alto tráfego, ou seja, uma barra lateral, no final de uma postagem, no rodapé do seu site e etc. Ou então, integre o formulário de inscrição à sua página do Facebook.

  1. Segmente seu público para enviar conteúdo relevante

De acordo com as estatísticas de empresas do setor, esta é a segunda tática mais eficaz usada no email marketing: Para segmentar o público e enviar conteúdos relevantes, faça o seguinte:

  • Descubra a idade, sexo ou ocupação de seus assinantes. Tudo isso o ajudará a criar ofertas relevantes no futuro;
  • Adapte seu conteúdo ao local onde os assinantes vivem, para que pessoas de diferentes bairros ou cidades (dependendo do seu escopo) possam receber seus e-mails no momento certo;
  • Agradeça aos assinantes pela compra feita, mas lembre-se de reabastecer sua conta ou atualizar o produto que eles compraram. Uma prática importante é incentivá-los a voltar para outra aquisição;
  • Compradores ativos, assinantes e usuários inativos são três segmentos diferentes do seu público. Então, crie endereçamento pessoal, chamadas para ação e ofertas especiais para alcançar cada um deles. 

Por exemplo, não adianta sugerir um vidro termoelétrico usado para um cliente recorrente e que quer apenas objetos novos. Rastreie os cliques e aberturas de links desses usuários ou seu histórico de navegação para oferecer os produtos ou serviços que eles gostariam;

  • Determine o conteúdo desejado e a frequência da sua campanha de e-mail. Saber disso fará com que entenda o que dá certo ou não dentro de sua estratégia;
  • Envie e-mails correspondentes ao estágio da jornada do cliente, ou seja, um de boas-vindas para novos assinantes, outro de carrinho abandonado para quem não concluiu o pedido ou ainda um de isca digital para incentivar um usuário inativo a agir.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

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