4 estratégias avançadas de inbound marketing para o seu e-commerce

O inbound marketing é uma técnica de marketing projetada para atrair clientes. Ou seja, os clientes em potencial encontram você e não o contrário. E quer saber como isso acontece? Vem com a gente que explicaremos direitinho! 

O que é inbound marketing

O inbound marketing é tão importante para seu comércio, quanto um projeto de instalações elétricas é para qualquer construção. Ele tem tudo a ver com o uso estratégico de conteúdos de qualidade, SEO e outras táticas de marketing digital.

Vale ressaltar que depende ,inteiramente, de fornecer uma solução para um ponto de necessidade específica.

O objetivo do inbound marketing não é a conversão instantânea. Deve-se construir confiança e se estabelecer como autoridade no assunto. Portanto, use um detergente concentrado e tire tudo aquilo que acha que sabe sobre construção de segmentação. 

A entrada é um processo, normalmente definido em 4 etapas:

1. Atrair

2. Conventer

3. Fechar

4. Manter

Os conteúdos são usados, estrategicamente, para criar confiança e mover os clientes em potencial pelo processo. No final, estas pessoas já se tornaram clientes que confiam em você o suficiente para se tornarem defensores da marca. Isso atrai mais clientes, e assim por diante.

As metas de marketing de entrada

Independentemente se trabalha para uma marca de calçados ou para uma empresa de fios e cabos elétricos, jamais se esqueça que antes de começar a gerar conteúdo inbound e se afogar em leads, defina seus objetivos reais. 

Caso contrário, você está atirando no escuro. Seja específico.

Coloque números que idealizou para as visualizações de páginas orgânicas, para os novos leads ou downloads de PDF. Se você não tiver certeza de onde começar, há muito pouco que as metas SMART (métodos comprovados) não possam lidar.

Uma vez estabelecido, revise, revise e revise! Seja vigilante sem ser irracional.

Defina sua marca de forma consistente

Outro ponto frequentemente ignorado. Um dos princípios centrais do inbound se dá naquele usuário que vem até você porque confia e valoriza nas suas palavras. Se sua marca não tiver uma voz consistente e peças de conteúdo, com cores e opções de fonte padrões, você terá dificuldade em parecer um especialista, independentemente da sua experiência.

Entenda seu público com Personas

Antes de atrair e converter leads de maneira eficaz por meio do inbound, saiba com quem está lidando. Ou seja, crie personas.

Personas são representações personalizadas do seu público. Um perfil completo, com gostos, dados demográficos, comportamentos e pontos problemáticos. 

Dependendo do seu negócio, você provavelmente terá várias personas e pode, até, dar um nome a cada um.

Para criar personas poderosas, confie em todos os dados do cliente que você puder obter, ou seja: 

  • análises, 
  • insights sociais, 
  • números de vendas e,
  • feedback direto do cliente (dá para conseguir fazer esta coleta por meio de entrevistas e pesquisas).

Agora é só colocar em prática e ver as vendas e os leads crescerem esporadicamente. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.

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