4 passos para um planejamento estratégico de marketing

O marketing é uma área que cresce cada vez mais, muito por conta de sua popularidade no meio digital e da necessidade das empresas de conseguirem uma divulgação eficiente de sua marca. 

Diversas empresas dos mais variados segmentos, como outsourcing de impressão ou produção de cafés artesanais, já possuem um departamento exclusivo para o marketing ou contratam alguma agência para operar dentro dessa área. 

Mas não pense que é de qualquer forma que o marketing trará resultados em seu negócio, para que isso aconteça, é preciso ter um planejamento estratégico bem desenhado e alinhado com os objetivos de seu negócio. 

Se você não está muito familiarizado com a área, não se preocupe, nós separamos 4 passos para você conseguir realizar um planejamento estratégico de marketing que gere resultados. 

  1. Faça uma análise de mercado e de seus concorrentes

O primeiro passo é conhecer sobre o mercado em que você está inserido, dentro do marketing, cada segmento é diferente, tanto nas estratégias de divulgação quanto na forma de se comunicar com o público. Uma empresa que trabalha com fios e cabos elétricos possui uma abordagem e um público diferente de quem trabalha com jogos de videogame. 

É preciso identificar o que o seu mercado precisa, quais são as oportunidades que ele fornece, o que ele está precisando, o que existe em excesso, qual a plataforma ou o canal digital onde o público mais consome informações sobre ele, quais conteúdos são relevantes para eles, e por aí vai. 

Também é interessante, ter um conhecimento sobre a sua concorrência, quais práticas eles utilizam, quais os clientes deles, como eles chegam até o público, quais produtos eles estão ofertando, preço médio do mercado, e etc. 

Após você conseguir entender tudo sobre como o mercado funciona, fica mais fácil de você ter uma abordagem geral e uma visão ampla sobre os próximos passos, além de uma ótima base para iniciar o processo de marketing com as informações coletadas. 

  1. Conheça a fundo o seu público-alvo

Depois de analisar o mercado e a concorrência, o segundo passo é conhecer a fundo sobre o seu público-alvo, chegamos a comentar sobre ele no passo um mas agora, é preciso estudar ainda mais fundo sobre ele. 

Primeiro você deve identificar quem são é o seu público, qual a faixa etária, qual o sexo, localização geográfica, gostos pessoais, profissão, hobbies, status civil, o que elas gostam de consumir na internet, quais canais digitais elas mais utilizam e por aí vai. 

Quanto mais informação você tiver em relação a sua persona ideal, mais assertivo e fácil será o seu negócio. 

  1. Qual o seu objetivo?

Você já conhece o mercado e já conhece o seu público-alvo, então agora é hora de pensar um pouco mais na sua empresa, qual é o seu objetivo? Até onde você quer chegar? O que quer ganhar através do marketing?

Essas são questões que devem ser levantadas, depois de já conhecer sobre tudo, fica mais fácil saber se você vai querer se tornar referência no seu segmento, ou quer criar um público mais fechado e fiel ao seu negócio. 

Além disso, em quanto tempo você quer alcançar isso? Quem você quer atingir? Quanto você deseja investir? Qual o retorno esperado? Tudo isso deve ser pensado e colocado em prática dentro de seu planejamento. 

  1. Entenda a forma como você deve se posicionar e quais ações devem ser tomadas

O último passo é justamente a maneira como você deve agir dentro de seu mercado, se você trabalha com quadro de distribuição, por exemplo, é preciso fazer quais tipos de ações? O seu produto é inovador? O que você oferece é o suficiente para cobrir o que o público deseja?

Tudo isso deve ser analisado, qual a maneira como se posicionar e quais ações você deve realizar, vai para o marketing digital? Anúncios pagos ou marketing de conteúdo? Produção em textos ou vídeos? Ou prefere ações como o marketing indireto ou anúncios em televisão?

Comece a produzir seu conteúdo de acordo com todas as informações que você já teve nos passos anteriores e veja onde quer realizar sua divulgação e de que maneira você vai fazer isso. 

Um planejamento estratégico de marketing, é algo fundamental dentro do mercado para conseguir entender e suprir as necessidades e qual o jeito em que serão realizadas suas ações, então, já comece a se programar, estude bastante sobre seu mercado, conheça seu público, alinhe seu objetivo e comece a colocar em prática, tudo que você sabe sobre a área. 

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