O que é endomarketing

O endomarketing é uma dos métodos mais eficazes de alcançar a satisfação do cliente, e assim, aumentar os resultados.

Nada mais é do que o marketing voltado ao próprio funcionário. A proposta do endomarketing consiste em reter e atrair os próprios colaboradores, os transformar em agentes defensores da marca e empresa, sejam eles executores de um projeto de instalações elétricas ou qualquer outro segmento.

Uma vez que os funcionários estão felizes, engajados e satisfeitos, eles vestirão a camisa da companhia e trabalhará com o maior empenho e motivação, assim, ele mesmos erá o primeiro agente de divulgação de seu negócio.

É importante não confundir endomarketing com comunicação interna, uma vez que a comunicação interna é o elo entre diferentes setores da empresa e o endomarketing foca em melhorar a motivação e empenho do funcionário. Claro que um complementa o outro, mas têm funções completamente opostas.

O endomarketing trabalha de mãos dadas ao departamento de recursos humanos, uma vez que sua função é totalmente voltada ao público interno. O departamento de recursos humanos deve fornecer dados para a elaboração de planejamentos e estratégias de endomarketing que devem ser colocadas em prática. Esses dados são detalhes de cada funcionário, tanto como de capacitação, comportamento e comprometimento,

Objetivos do endomarketing

As ações de endomarketing tem como finalidade promover interação, motivação, eventos, treinamento e toda e qualquer movimentação interna que tem como objetivo a valorização do colaborador. As atividades e ações devem ser genuínas, e jamais executadas de forma superficial, ou seja, o intuito de motivação e valorização deve ser real.

Um endomarketing bem feito é capaz de alavancar o comprometimento e satisfação do funcionário, o que o faz alcançar resultados surpreendentes, pois, um dos maiores benefícios que os trabalhadores buscam no mercado de trabalho é o reconhecimento e motivação. Uma equipe que engaja e interage melhor entre eles mostram desempenho mais colaborativo, melhores ideias para aplicação e mais consciência sobre os objetivos e desafios que a empresa enfrenta, mesmo que seja para revenda de um lacre de segurança, o empenho dele será total.

4 dicas de ações de endomarketing

  1. Enraíze a cultura da organização. Envolva os funcionários aos objetivos e princípios da organização, os faça conhecer quais os critérios de mercado, assim eles podem se identificar inteiramente com a marca e se sentir parte verdadeira de todo o negócio. Assim como a empresa também deve conhecer o colaborador, entender suas missões e valores pessoais.
  2. Promova momentos de lazer e descontração entre os funcionários. Pode ser happy hours, grupos de treinamento e estudos, incentivo a exercícios físicos, esportes coletivos, palestras, etc. É importante fazer com que o colaborador entenda que ele é parte fundamental do negócio, e o bem estar e satisfação pessoal deve contar para a empresa. 
  3. Reconheça verdadeiramente os resultados de seus funcionários. Valorize o esforço de cada um. Ofereça benefícios reais, como cursos de idiomas, programas de parcerias e descontos com academias, restaurantes, bares e demais pontos de interesse comum. Uma das ações mais comuns em empresas que trabalham a valorização do funcionário é a folga oferecida no aniversário, assim seu colaborador pode celebrar a data como preferir.
  4. Contudo, concluímos que o endomarketing é uma ferramenta fundamental para a valorização, cuidado e atenção àqueles que fazem o seu negócio acontecer, seus funcionários. Existem milhares de métodos e táticas e incentivo, e é preciso estar atento e colocar em prática ações que o farão gostar, verdadeiramente, do que faz, independente de ser responsável pelo outsourcing de impressão ou um gestor financeiro.

Este conteúdo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.