Marketing Digital

Ações de endomarketing para investir

O que é endomarketing

O endomarketing é uma dos métodos mais eficazes de alcançar a satisfação do cliente, e assim, aumentar os resultados.

Nada mais é do que o marketing voltado ao próprio funcionário. A proposta do endomarketing consiste em reter e atrair os próprios colaboradores, os transformar em agentes defensores da marca e empresa, sejam eles executores de um projeto de instalações elétricas ou qualquer outro segmento.

Uma vez que os funcionários estão felizes, engajados e satisfeitos, eles vestirão a camisa da companhia e trabalhará com o maior empenho e motivação, assim, ele mesmos erá o primeiro agente de divulgação de seu negócio.

É importante não confundir endomarketing com comunicação interna, uma vez que a comunicação interna é o elo entre diferentes setores da empresa e o endomarketing foca em melhorar a motivação e empenho do funcionário. Claro que um complementa o outro, mas têm funções completamente opostas.

O endomarketing trabalha de mãos dadas ao departamento de recursos humanos, uma vez que sua função é totalmente voltada ao público interno. O departamento de recursos humanos deve fornecer dados para a elaboração de planejamentos e estratégias de endomarketing que devem ser colocadas em prática. Esses dados são detalhes de cada funcionário, tanto como de capacitação, comportamento e comprometimento,

Objetivos do endomarketing

As ações de endomarketing tem como finalidade promover interação, motivação, eventos, treinamento e toda e qualquer movimentação interna que tem como objetivo a valorização do colaborador. As atividades e ações devem ser genuínas, e jamais executadas de forma superficial, ou seja, o intuito de motivação e valorização deve ser real.

Um endomarketing bem feito é capaz de alavancar o comprometimento e satisfação do funcionário, o que o faz alcançar resultados surpreendentes, pois, um dos maiores benefícios que os trabalhadores buscam no mercado de trabalho é o reconhecimento e motivação. Uma equipe que engaja e interage melhor entre eles mostram desempenho mais colaborativo, melhores ideias para aplicação e mais consciência sobre os objetivos e desafios que a empresa enfrenta, mesmo que seja para revenda de um lacre de segurança, o empenho dele será total.

4 dicas de ações de endomarketing

  1. Enraíze a cultura da organização. Envolva os funcionários aos objetivos e princípios da organização, os faça conhecer quais os critérios de mercado, assim eles podem se identificar inteiramente com a marca e se sentir parte verdadeira de todo o negócio. Assim como a empresa também deve conhecer o colaborador, entender suas missões e valores pessoais.
  2. Promova momentos de lazer e descontração entre os funcionários. Pode ser happy hours, grupos de treinamento e estudos, incentivo a exercícios físicos, esportes coletivos, palestras, etc. É importante fazer com que o colaborador entenda que ele é parte fundamental do negócio, e o bem estar e satisfação pessoal deve contar para a empresa.
  3. Reconheça verdadeiramente os resultados de seus funcionários. Valorize o esforço de cada um. Ofereça benefícios reais, como cursos de idiomas, programas de parcerias e descontos com academias, restaurantes, bares e demais pontos de interesse comum. Uma das ações mais comuns em empresas que trabalham a valorização do funcionário é a folga oferecida no aniversário, assim seu colaborador pode celebrar a data como preferir.
  4. Contudo, concluímos que o endomarketing é uma ferramenta fundamental para a valorização, cuidado e atenção àqueles que fazem o seu negócio acontecer, seus funcionários. Existem milhares de métodos e táticas e incentivo, e é preciso estar atento e colocar em prática ações que o farão gostar, verdadeiramente, do que faz, independente de ser responsável pelo outsourcing de impressão ou um gestor financeiro.

Este conteúdo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

Published by
Vanessa Andrade

Recent Posts

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

3 horas ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

3 horas ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

3 horas ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

3 horas ago

Como o Marketing Digital Pode Validar Ideias de Negócio

No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…

4 horas ago

Estratégias de Marketing para Empreendedores Iniciantes

No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…

4 horas ago