O que é endomarketing
O endomarketing é uma dos métodos mais eficazes de alcançar a satisfação do cliente, e assim, aumentar os resultados.
Nada mais é do que o marketing voltado ao próprio funcionário. A proposta do endomarketing consiste em reter e atrair os próprios colaboradores, os transformar em agentes defensores da marca e empresa, sejam eles executores de um projeto de instalações elétricas ou qualquer outro segmento.
Uma vez que os funcionários estão felizes, engajados e satisfeitos, eles vestirão a camisa da companhia e trabalhará com o maior empenho e motivação, assim, ele mesmos erá o primeiro agente de divulgação de seu negócio.
É importante não confundir endomarketing com comunicação interna, uma vez que a comunicação interna é o elo entre diferentes setores da empresa e o endomarketing foca em melhorar a motivação e empenho do funcionário. Claro que um complementa o outro, mas têm funções completamente opostas.
O endomarketing trabalha de mãos dadas ao departamento de recursos humanos, uma vez que sua função é totalmente voltada ao público interno. O departamento de recursos humanos deve fornecer dados para a elaboração de planejamentos e estratégias de endomarketing que devem ser colocadas em prática. Esses dados são detalhes de cada funcionário, tanto como de capacitação, comportamento e comprometimento,
Objetivos do endomarketing
As ações de endomarketing tem como finalidade promover interação, motivação, eventos, treinamento e toda e qualquer movimentação interna que tem como objetivo a valorização do colaborador. As atividades e ações devem ser genuínas, e jamais executadas de forma superficial, ou seja, o intuito de motivação e valorização deve ser real.
Um endomarketing bem feito é capaz de alavancar o comprometimento e satisfação do funcionário, o que o faz alcançar resultados surpreendentes, pois, um dos maiores benefícios que os trabalhadores buscam no mercado de trabalho é o reconhecimento e motivação. Uma equipe que engaja e interage melhor entre eles mostram desempenho mais colaborativo, melhores ideias para aplicação e mais consciência sobre os objetivos e desafios que a empresa enfrenta, mesmo que seja para revenda de um lacre de segurança, o empenho dele será total.
4 dicas de ações de endomarketing
Este conteúdo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.
Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…
No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…
Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…
No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…
No cenário atual, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para transformar ideias inovadoras…
No início de uma jornada empreendedora, entender e aplicar estratégias de marketing eficazes é essencial…