Área da saúde: saiba como modernizar e desburocratizar seu negócio

A tecnologia está presente nos mais variados setores das nossas vidas, e se aproxima cada vez mais da Área da saúde. E tanto para quem possui uma clínica odontológica ou de medicina geral, essa mesma tecnologia pode ser aproveitada para modernizar o negócio.

Um estudo de 2020 da International Data Corporation (IDC- 11-2020), indicou que até 2022, os investimentos na área da saúde na América Latina passariam dos US$1,9 milhões. Os dados são de janeiro, e embora o cenário que viria em seguida fosse mudar tudo de forma drástica, as informações se comprovaram.

Neste artigo você confere como é possível modernizar qualquer tipo de negócio voltado para a área da saúde. As dicas cabem em clínicas de estética, que fazem procedimentos mais complexos, consultórios de dentista e redes de centros médicos, algo que se popularizou no país nos últimos anos.

Confira algumas formas de modernizar uma clínica médica

A necessidade de atuar de forma remota favoreceu as Health Techs, que já tinham uma certa estrutura para funcionar no digital. No mundo físico, clínicas de diversas áreas da saúde tiveram que buscar soluções rápidas e eficientes para manter o quadro de pacientes, frente à oportunidade de investimentos.

Telemedicina e autotestes

A telemedicina foi um dos campos que mais teve crescimento nos últimos anos, ampliando o acesso a consultas das mais diversas especialidades. Utilizando ferramentas já existentes, ou interfaces personalizadas via aplicativo, a modalidade beneficia tanto os pacientes quanto as clínicas. 

Outro recurso que vem ganhando popularidade e está diretamente relacionado com a modernização dos negócios de saúde são os autotestes. O funcionamento é simples: a pessoa faz a compra do kit pelo site, ou em uma loja física, realiza o procedimento em casa, e envia o material para a clínica. Essa, por sua vez, analisa os resultados, dispensando espaço físico para atendimento dos pacientes.

Sistemas automatizados

Nessa categoria entram tablets, totens e outros sistemas automáticos onde os pacientes podem solicitar serviços. A maior vantagem é desafogar os guichês de atendimento, pois cada pessoa pode fazer o check-in e até mesmo realizar a triagem sem a necessidade de um profissional.

Pelos totens de autoatendimento também é possível agendar consultas e exames, fazer pagamentos e consultar histórico de atendimento. Os sistemas podem ser personalizados para cada clínica, conversando com um banco de dados já existente.

Apps para dispositivos mobile

Hoje em dia existem aplicativos para qualquer necessidade. Os apps da área da saúde facilitam o acesso dos pacientes a prontuários, marcação de consultas, localização de referenciados por convênios e acompanhamento de receitas.

Muitas pessoas conectam esses apps a acessórios como smartwatches, o que aproxima a clínica do dia a dia do paciente.

Aplicativos de saúde desenvolvidos por serviços públicos podem se conectar entre si, facilitando o acesso a dados de vacinação, exames laboratoriais e documentos como o Cartão Nacional de Saúde.

A vantagem é que existem modelos pré-prontos de apps para serem utilizados, o que não exige conhecimentos muito avançados em programação para lançar o produto.

Aposte na ambientação do espaço

A variedade de perfis de atendimento também reflete no modo como a sua clínica é decorada.

Clínicas especializadas em atendimento para o público feminino apostam em decoração com flores, espaços confortáveis e salas individuais, oferecendo mais privacidade. 

Até mesmo hospitais mais tradicionais já mudaram a estética de seus centros médicos, tornando o ambiente mais acolhedor.

Aqui vale pegar dicas de profissionais e apostar na disposição de móveis, de forma que os pacientes tenham conforto e acolhimento conforme o tipo de serviço.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE