Marketing Digital

Como criar um funil de vendas eficiente para seu negócio online

Diferente do que muitos imaginam, administrar um negócio online está longe de ser uma tarefa simples, por mais que o mundo digital apresenta algumas facilidades em comparativo com o mundo físico, ainda existem algumas dificuldades em administrar uma empresa digital como, por exemplo, conseguir oferecer o conteúdo certo, para a pessoa certa na hora certa. 

Muitas empresas que trabalham com o empreendimento digital sofrem com a chamada falta de timing, fazendo ofertas consideradas desconexas e falando com o público errado, na hora errada e da forma errada, nesse ponto, temos a entrada do chamado funil de vendas, esse é um recurso crucial para qualquer empresa online tão importante quanto um ultrassom industrial dentro das grandes empresas. 

O funil de vendas nada mais é, do que um conceito que retrata a jornada de compra de um consumidor, mostrando todas as etapas que o visitante passa desde o seu primeiro contato com a marca até é claro, a sua conversão, ele ajuda a entender melhor sobre o seu público-alvo, além de contextualizar e segmentar com mais precisão aquilo que é ofertado. 

Um bom funil de vendas é capaz de oferecer aos usuários, exatamente aquilo que desejam de acordo com o conhecimento que tem sobre a empresa.

Afinal, de nada adianta oferecer um produto logo de cara para alguém que está conhecendo o seu negócio, é preciso acompanhar a sua jornada e sempre mostrar o conteúdo certo, da forma correta para as pessoas certas. 

Pensando nisso, no texto de hoje iremos mostrar como criar um funil de vendas eficiente para o seu negócio online com muita precisão e assertividade, bora conferir? Então vamos lá!

Conheça as três etapas do funil de vendas

Para começar a montar o seu funil de vendas sólido, a nossa primeira dica é justamente conhecer e estudar um pouco mais sobre ele e todo o seu funcionamento, para quem não conhece, o funil de vendas é dividido em três etapas: o topo, o meio e o fundo do funil. 

Na primeira etapa que é o topo, temos os usuários que não conhecem sobre a sua empresa e estão começando a aprender e entender melhor quais são as suas necessidades ou até mesmo da existência de um problema, essa é uma fase introdutória e representa o impacto inicial causado pela sua empresa. 

A segunda etapa que seria o meio do funil já representa o reconhecimento do problema, aqui o usuário já começa a compreender que possui um problema ou tem um desejo e começa a avaliar suas opções, nesse ponto, ele se torna um lead e estuda melhor sobre o seu negócio de forma constante. 

Por fim temos o fundo do funil, ele já passou de visitante para lead, e agora é a hora dele se tornar um cliente do seu negócio, essa é uma etapa delicada e crucial principalmente em termos de conversão, então algumas ofertas diretas, a adição de ações específicas como o uso de uma etiqueta personalizada, e uma abordagem enfática ajudam bastante nessa hora. 

Determine o topo do seu funil

Agora que você já conhece o que é o funil de vendas fica mais fácil criar o seu, então a primeira etapa é definir justamente o topo do seu funil, essa é uma parte encarada de forma isolada, já que o topo do funil representa um público que vai conhecer mais sobre o seu negócio, e sem ele, é impossível ter evolução dentro do funil. 

Por se tratar de uma porta de entrada, é necessário ter uma definição bem clara do topo do seu funil, então procure detalhar ele e definir quem, quando e como os usuários irão entrar dentro do seu funil de vendas, compreenda e estude quem é o seu público-alvo, determine os seus canais de comunicação, e comece a alinhar os conteúdos que serão enviados. 

Essa primeira etapa é fundamental, então separe as iscas digitais usadas, as estratégias aplicadas, e todos os detalhes equivalentes que serão colocados em prática, aqui no topo do funil a determinação é primordial, então saiba quem são esses usuários iniciais, como chegar até eles, e defina algumas metas nesse topo. 

Colete dados e entenda cada etapa da jornada do cliente

A coleta de dados é uma das grandes auxiliadores presente em qualquer funil de vendas, a todo tempo será necessário obter informações valiosas que ajudam a nutrir esse funil e compreender mais sobre as pessoas que estão lá dentro, não só no topo, mas em cada etapa durante sua jornada de compra. 

Sendo assim, é preciso manter uma coleta constante de dados em conjunto com uma ótima segmentação, sempre que um usuário se inscrever no seu webinar sobre seu serviço de impermeabilizante para laje, e se tornar um lead, os dados sobre ele mudam, assim como seu status dentro do funil. 

Dessa forma, o acompanhamento no funil deve ser algo constante de ser aplicado, procure praticar a coleta frequente em cada passo dado pelos usuários e entenda a jornada do cliente e a sua execução. 

Não deixe nenhuma informação de lado e nem perca nenhum cliente de vista, é preciso ter o controle total sobre a situação, então se mantenha sempre por perto. 

Distribua muito bem os seus esforços de marketing

Aqui é preciso criar conteúdos e estratégias diferentes para cada etapa do funil, no começo, procure por algo mais chamativo como iscas digitais ou postagens nas redes sociais, conteúdos que mostrem mais sobre a sua marca de uma forma atrativa. 

Na sequência, para os leads procure produzir algo mais completo com mensagens mais diretas, ricas e informativas, resolvendo dúvidas e apresentando soluções, como textos de blogs, mensagens no e-mail, newsletter, vídeos longos, entre outros. 

Por fim, produza conteúdos diretos, com uma oferta direta de venda e algo bem escancarado para concluir a transação, aqui você pode ser bem incisivo e vender seu produto ou serviço de maneira expositiva, lembre-se que cada passo é valioso, e é preciso dividir seus esforços de acordo com as etapas. 

Mova os clientes no tempo certo

Com as etapas bem alinhadas e os dados dos usuários bem distribuídos entre elas, é preciso começar a movimentar o seu funil da maneira certa e é claro, no tempo correto, não adianta querer que um usuário receba conteúdos de leads, e nem que pessoas que estão próximas de se tornar clientes acessem conteúdos introdutórios. 

Procure saber o timing de mostrar mais sobre o seu pallet de madeira sem uma abordagem agressiva e nem que infrinja um usuário que está em um momento diferente da jornada, saiba como chegar em cada um de acordo com seu status atual. 

O grande segredo para o funil de vendas é a sua estratégia e distribuição, saiba selecionar tudo da forma correta, seja inteligente e monte o seu funil de forma prática e eficaz. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Vanessa Andrade

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