Os negócios feitos totalmente no ambiente on-line cresce a cada dia e, com isso, o mercado digital é terreno fértil para aqueles que desejam tirar do papel o sonho de empreender, que entre os brasileiros, é bastante frequente, basta analisar o número de empresas que abrem anualmente.
Embora seja vantajoso em diversos âmbitos abrir um negócio virtual, ele conta com uma competitividade acirrada, em razão da alta concorrência, até mesmo entre serviços bem específicos, como é o caso da área de alpinismo industrial.
Por essa e outras razões, é importante escolher um nicho de mercado para ter mais chances de alavancar o empreendimento no mundo virtual.
O que é exatamente nicho de mercado? Quais as vantagens?
Antes de saber como escolher um nicho de mercado, é necessário entender bem do que se trata exatamente esse conceito.
De forma suscita, o nicho de mercado refere-se a uma área ainda não muito conhecida dentro de um determinado segmento. Por exemplo: se o setor escolhido foi o de elaboração de projeto de incêndio, dentro desse segmento, pode-se criar projetos de combate a incêndio para clubes esportivos, que é algo mais específico.
Outro exemplo: dentro do segmento de uniformes, pode-se explorar algo mais particular, como roupas profissionais para churrasqueiros. A ideia é pensar identificar em um setor um campo que atenda as necessidades particulares de determinado público.
Sobre vantagens, diferente de empresas que vendem produtos, que embora específicos, são vendidos por um número significativo de consumidores, como um filtro coalescente, por exemplo, quem escolhe um nicho de mercado tende a ter menos concorrência.
Além disso, torna as ações de conquista do consumidor mais pontuais, ou seja, elas irão atingir diretamente aqueles que se interessam pelo produto ou serviço, já que há melhor conhecimento das características de consumo daquele público-alvo. Mais um benefício é a simplificação do processo de encontrar fornecedores adequados.
5 passos para escolher um nicho de mercado
Faça pesquisa de mercado: o primeiro passo de qualquer empreendedor é realizar uma pesquisa de mercado para entender quais os segmentos existentes, seja dentro de uma região ou estado.
Defina o segmento: por meio dos exemplos citados no tópico anterior, é possível entender que para identificar um nicho de mercado, é preciso estabelecer qual segmento deseja atuar.
Investigue necessidades específicas: a partir da definição do segmento, é hora de investigar as dores e necessidades de um público especial. É nada mais que identificar questões que precisam ser resolvidas para atender determinados consumidores. É desta forma que o nicho é especificado.
Verifique se há concorrentes: depois de escolhido o nicho é importante analisar qual a quantidade de concorrentes existentes. Essa é uma tarefa estratégica, pois por meio da análise é possível criar maneiras de diferenciar o produto ou serviço.
Teste a ideia: antes de lançar no mercado, é fundamental analisar se a ideia é realmente rentável. O processo pode ser feito por meio de pesquisas como amigos ou em grupos nas redes sociais.
Essas são dicas básicas para escolher o nicho de mercado. Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.