Como utilizar o marketing de experiência para fidelizar clientes?

O marketing é uma área que vem crescendo cada vez mais, trazendo novas estratégias e fazendo com que as pessoas conheçam cada vez mais opções para divulgar e vender seus produtos, além de fidelizar e atrair clientes. 

Dentre as diversas ferramentas que essa área permite, temos o marketing de experiência, que faz com que você consiga ter a percepção geral de todos os processos de venda,e aperfeiçoar um relacionamento mais direto, rápido e assertivo. 

O marketing de experiência pode ser usado desde a venda do laudo avcb para um bombeiro, ou de bonecos para um colecionador, se você ainda não entendeu como ele funciona fique tranquilo, nós vamos explicar tudo para você no texto abaixo. 

O que é o marketing de experiência?

O marketing de experiência, também conhecido como marketing sensorial, é uma estratégia que consiste em observar todos os sentimentos e movimentações de uma pessoa em sua experiência de compra, para aperfeiçoá-la e entender seus pontos negativos e positivos dentro do seu negócio. 

Ou seja, é uma estratégia que se baseia muito além da qualidade do produto, ela analisa a percepção que você tem com todo o processo de compra de um cliente, e faz com que você adapte o seu negócio para fornecer uma experiência diferente e qualificada para ele. 

Mas fique tranquilo, esse não é um processo burocrático ou com uma dificuldade extrema, seu principal intuito é identificar e trabalhar com as sensações, emoções e sentidos da clientela, a ponto de identificar e remover pontos negativos, e exaltar e replicar pontos positivos. 

Durante a compra de uma bomba centrífuga para a piscina, por exemplo, um cliente pode passar por várias etapas emocionais, desde frustração até felicidade, é importante reconhecer cada ponto de satisfação, e fazer com que, o cliente sempre encontre a solução que procura e alcance seu objetivo desejado. 

Quais as vantagens para o seu negócio?

São inúmeras as vantagens que o marketing de experiência pode trazer para o seu negócio de discos de corte, a primeira é a geração de identificação com a marca, uma experiência inesquecível e única, faz com que o cliente se identifique com a sua empresa, e tenha um reconhecimento a mais pela sua marca. 

Além disso, você consegue ter uma atração maior de clientes, devido a qualidade de seu atendimento e também, consegue receber mais feedbacks e melhorar ainda mais a sua estratégia. 

Mas a principal vantagem do marketing de experiência com certeza é a fidelização dos clientes, ao fornecer uma experiência única e inesquecível, sua empresa acaba sendo vista como diferenciada dentro do mercado, fazendo com que seu público se torne cada vez mais fiel, e consuma cada vez mais produtos e serviços de seu negócio. 

Ter a fidelidade de seus clientes é um ponto extremamente marcante dentro de qualquer empresa, sendo extremamente útil para o seu negócio e fazendo com que ele cresça cada vez mais, então abaixo, separamos como você pode utilizar o marketing de experiência para fidelizar seus clientes. 

Como utilizá-lo para fidelizar clientes?

Para que essa estratégia realmente seja efetiva dentro do seu negócio, é preciso realizar alguns passos importantes para o seu negócio, primeiro é preciso criar uma certa atenção sensorial em seus clientes, talvez algum cheiro marcante, uma música agradável, um clima inesquecível, tudo isso faz com que as pessoas gostem do seu espaço físico e voltem a ter contato com a sua marca. 

Depois, comece a observar qual o sentimento das pessoas com relação a sua marca, utilize alguns testes e pesquisas para que as pessoas contem mais sobre seus sentimentos, qual a sensação depois de comprar seu novo painel elétrico industrial?

Colete esses dados e use isso para melhorar, o marketing de experiência nada mais é do que uma grande observação, veja quais produtos eles mais procuram, qual a movimentação dentro de sua empresa, como é o atendimento, quais pontos eles mais reclamam, quais são mais elogiados e etc. 

Quanto mais você observar e conseguir extrair o máximo de pontos positivos, melhor você conseguirá montar suas estratégias para trazer uma experiência única e agradável para o seu público de maneira geral, seja preciso, assertivo e busque sempre, priorizar o cliente em primeiro lugar. 

Você já conhecia o marketing de experiência? Acha que essa pode ser uma boa estratégia para o seu negócio? Conte para gente nos comentários abaixo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos se gostou, até a próxima. 

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