Os e-books são um formato popular atualmente que não serve apenas para lançamentos de gêneros como fantasia ou romance. Muitas empresas utilizam essa opção como uma isca para ‘fisgar’ o cliente.
Ou seja, se você tem uma marca de confecção de uniformes, pode criar uma Landing Page e pedir o e-mail da pessoa interessada em troca de um livro digital gratuito. Mas para entender mais sobre este nicho, é importante continuar lendo essa postagem.
O que é um e-book?
Um e-book ou livro digital é uma versão distribuída por meio de livrarias e sites online. Você pode vendê-lo ou distribuí-lo como bem entender, ou seja, é democrático e mais barato do que uma versão impressa.
Sua estratégia pode contemplar um editor e um revisor, para que nenhum erro seja encontrado e, logo depois, colocá-lo ‘no ar’. Como dissemos acima, quando precisa vender um produto ou um serviço e conta com uma landing page predefinida, é hora de fazer sua estratégia para que o e-book seja propagado.
Dicas para divulgar um e-book
Aqui estão algumas dicas para montar uma estratégia eficaz e divulgar o seu e-book:
- Planeje com antecedência: É importante planejar com antecedência todos os passos para que comercialize com o maior número de pessoas. Reserve um tempo para criar um plano que garanta alcance de seu público-alvo, isso será uma proteção tão eficaz quanto um toldo articulado em dias de chuva;
- Acompanhe seus resultados: Depois de lançado, siga os resultados de sua estratégia de marketing dia a dia e faça ajustes, quando necessário. Perceba quais métricas são positivas e negativas e reserve lucros e análises para ajudá-lo a avaliar seus esforços promocionais;
- Diversifique seus esforços de marketing: Sai de dentro de sua caixa de papelão e olhe o mundo com atenção. Há necessidade de diversificar seus esforços no que diz respeito à propagação de seu e-book, ou seja, use o máximo de canais possíveis. Isso ajuda a alcançar mais pessoas e gera mais vendas;
- Conheça seu público: Todo livro tem um público-alvo e ao conhecer quem o lê, torna-o mais rentável. Se estiver fazendo marketing para as pessoas certas, é mais provável que elas adquiram seu e-book porque têm interesse no tópico ou gênero.
E se eu quiser comercializá-lo?
Além de criar uma Landing Page é possível comercializar seu look com todos aqueles que têm interesse em suas palavras. Isso também pode ser uma estratégia, já que propaga seu nome e o de sua empresa.
Mas assim como é interessante fazer a manutenção de elevadores de tempos em tempos, criar edições com novidades e apontamentos fará uma grande diferença e todos os leitores se manterão atualizados.
- Crie um plano
É útil criar um plano para que possa promover seu e-book. Essa criação pode ajudá-lo nas decisões de maneira rápida e eficaz. Além disso, terá facilidade em identificar um público-alvo ou clientes em potencial.
Considere a data de lançamento do e-book e os métodos para monitorar o sucesso de todos os envolvidos. Conhecer esses detalhes ajustará sua estratégia conforme necessário e, certamente, fará com que venda mais.
- Inicie um blog ou site
Um blog ou site pode ajudá-lo a se conectar com leitores em potencial e promover seu e-book, bem como sua estratégia para a empresa. Se já tem um site, mas não um blog, adicione isso nas possibilidades.
Use um serviço gratuito como o Wix ou o WordPress ou contrate um profissional do setor se quiser algo mais complexo. Nada é em vão e a adição tem um potencial tremendo a curto e médio prazo.
- Use as redes sociais
Ainda não usa as redes sociais? Está perdendo tempo!Confira onde seus clientes estão e comercialize seu e-book, bem como um link de sua landing page. Separe as contas profissionais e pessoais.
Lembrando que as versões profissionais contam com mais métricas que deixarão tudo mais claro e simplificado. Ou seja, reserve um tempo para aprender como ele funciona, que tipos de conteúdo as pessoas esperam na plataforma e como otimizar seu uso.
Com tudo isso dito, fica claro aqui que uma estratégia que contemple um e-book pode adicionar autoridade e leads de qualidade.
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Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.