Marketing Digital

Marketing de relacionamento e CRM: quais as relevâncias para seu negócio?

O comportamento do consumidor se transforma com frequência e dita a velocidade com que as empresas devem se adaptar às novas tendências de mercado. Atualmente, mais do que nunca, é necessário investir no relacionamento com o cliente para manter a competitividade.

Acontece que houve uma importante mudança nas expectativas dos clientes e agora se espera desenvolver uma relação de proximidade com as marcas, para isso é preciso humanizar o atendimento investindo em marketing de relacionamento e práticas de CRM.

Elaboramos este artigo para ajudar você a entender melhor como se dedicar para estes dois pontos pode ser fundamental para conquistar melhores resultados para sua empresa, confira!

Marketing de relacionamento e CRM, o que significam?

Marketing de relacionamento envolve todas as práticas que a empresa tem com o objetivo de criar e manter um bom relacionamento com os seus clientes. As ações abrangidas pelo marketing de relacionamento podem ir desde as atitudes de um funcionário em um atendimento ao cliente até campanhas de anúncios.

O CRM, que vem da sigla Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, também está contemplado pelo marketing de relacionamento e visa colocar o cliente como protagonista das operações da empresa ao armazenar e organizar informações relevantes.

Quais os impactos

Como já falamos, o mercado está em constante transformação, porém uma coisa que não muda é a competitividade. A internet possibilita aos consumidores a oportunidade de estar em contato com diferentes fornecedores para o mesmo produto.

Se há anos era possível contar apenas com o comércio local para obter fios e cabos elétricos, hoje há uma infinidade de fornecedores dispostos a entregar os produtos na casa desse consumidor.

Portanto é fundamental que as empresas conheçam seus clientes para conseguir gerar conexão com eles facilitando assim as vendas. O CRM exerce justamente essa função, pois através das suas ferramentas é possível registrar, organizar e obter dados importantes sobre seus clientes.

As ferramentas de CRM possibilitam acesso facilitado à informações como histórico de compras de mancal de rolamento, dados demográficos sobre os clientes e também informações que podem dar uma visão sobre o desempenho das equipes.

Ter acesso fácil à informações precisas garante que a tomada de decisão possa ser feita de forma ágil e baseada em dados. A partir disso é possível avaliar e, se necessário, reestruturar processos dentro da empresa de forma a garantir para o cliente a melhor experiência possível.

Uma das maneiras que se pode proporcionar para os clientes boas experiência é através da comunicação, e o marketing de relacionamento visa encontrar as melhores formas de se comunicar com os clientes.

É importante identificar quais os principais meios utilizados, como redes sociais, e-mail ou até mesmo telefone e focar esforços neste canal para estreitar o relacionamento com o cliente.

É importante salientar que marketing de relacionamento e CRM não são apenas ferramentas ou softwares para serem instalados, eles são conceitos que devem ser absorvidos pelos funcionários de todos os níveis da empresa.

A comunicação utilizada pelo time de vendas, atendimento e financeiro deve ser a mesma que o time que vai na casa do cliente executar o projeto de instalações elétricas, por exemplo. Qualidade de atendimento em todas as etapas colabora muito para a satisfação do cliente e por consequência nos resultados da empresa.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

Vanessa Andrade

Published by
Vanessa Andrade

Recent Posts

A Importância da Personalização e Segurança em Eventos

Organizar eventos de sucesso exige atenção a cada detalhe, principalmente quando o assunto é segurança…

2 dias ago

Por Que os Uniformes NR10 São Essenciais no Setor Elétrico?

A segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade absoluta, especialmente em setores de alto…

2 dias ago

Customer Success: Como Retenção Ajuda Empreendedores

Em um mercado cada vez mais competitivo e voltado para a experiência do cliente, a…

3 dias ago

Finanças no Marketing: Como Alinhar Estratégias e Investimentos

No ambiente dinâmico e competitivo do marketing atual, a integração entre estratégias e investimentos é…

3 dias ago

Como Criar uma Marca Forte em um Mercado Competitivo

Criar uma marca forte em um mercado competitivo é um dos maiores desafios para empresas…

3 dias ago

Empreendedorismo Sustentável: Marketing para o Público Consciente

No cenário atual, onde a consciência ambiental e social ganha cada vez mais destaque, o…

3 dias ago