Cada vez mais importante, o marketing digital cresceu 74,2% em 2021 em relação ao ano de 2020, é o que aponta o relatório CENP-Meios-, do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário.
Assim, com cada vez mais opções para chamar a atenção dos clientes e trazer autoridade à uma marca, as empresas podem investir em uma estratégia forte e específica para o que procuram, desde aumento de tráfego, até mais cliques, inscritos ou visibilidade.
Principalmente por causa da Covid-19 e do isolamento social, em que sair de casa era inviável, estar no meio digital foi o que fez a diferença para muitas empresas, comércios e prestadores de serviço.
Por que investir no marketing digital?
Dados do Hootsuite e WeAreSocial mostram que o brasileiro fica quase 4 horas por dia nas redes sociais, fazendo com que investimentos no tráfego pago sejam uma das estratégias mais fáceis para trazer clientes para sua empresa.
Com isso, investimentos em tráfego pago cresceram em 60% de 2020 para 2021, com maior ênfase nos anúncios no Instagram e Facebook. No entanto, outras opções de investimento, também populares, são o Google Ads, TikTok Ads e Anúncios no YouTube.
Dessa forma, com a internet mostrando ao cliente exatamente aquilo que ele procura, a jornada do consumidor já não é mais a mesma, assim, usuários de redes sociais podem se tornar clientes em instantes, tudo por causa do marketing digital.
Mas ter perfil nas redes sociais traz ainda muito mais vantagens. Com vários seguidores, sua empresa pode entender melhor seus clientes e sanar dúvidas de possíveis clientes, aumentando o relacionamento com as pessoas e conferindo confiabilidade à marca.
E com isso, há um aumento no tráfego do seu site e maiores chances de construção de autoridade. Além disso, várias ferramentas do marketing digital trazem gráficos e dados sobre seus clientes, sendo muito útil para criar estratégias mais potentes e mensurar campanhas.
Como ingressar no mundo do marketing digital?
Planejamento de posts, otimização em SEO, estratégias de inbound marketing, tudo isso pode parecer muito complicado para quem tem um negócio, mas não está no mundo digital.
E com a grande demanda por aumentar as vendas, tráfego, likes, cliques, mesmo que você ou sua empresa não conheçam o marketing digital, estes assuntos fazem parte das estratégias deste ramo.
Parece que leva anos e muito investimento para aprender um pouco sobre estes assuntos, mas é possível começar de forma gratuita, aprendendo o básico e depois, se necessário, ir atrás de um curso mais específico.
Principalmente agora com a internet é fácil encontrar opções de cursos gratuitos de marketing digital para todos os níveis de conhecimento e tempo de duração. Assim, sem investir nada, você pode aprender sobre estratégias fundamentais para aumentar suas vendas.
Sua empresa usa o tráfego pago para conseguir mais clientes? Compartilhe com um amigo ou empreendedor que precisa conhecer os benefícios do marketing digital.