O que é Big Data e sua importância para diferentes áreas

Entenda por que o Big Data é uma solução adaptável às necessidades de diferentes setores e de variados mercados.

Os dados são utilizados como fonte de informações estratégicas em diferentes setores de negócio. Vendas, marketing, logísticas, finanças e recursos humanos usufruem de soluções como o Big Data e o People Analytics

Para entender como aplicar o conhecimento de dados na realidade de uma empresa é necessário, primeiro, saber quais são as demandas do negócio. 

O que é Big Data?

Big Data é um conceito relativamente novo, mas que já se tornou parte da rotina estratégica de muitas organizações. Atua nos processos de tratamento, na análise e na obtenção de informações de grandes quantidades de dados. 

O termo “Big Data” é utilizado para se referir a um conjunto de informações presente no banco de dados de servidores de organizações empresariais e que pode ser acessado remotamente. 

Entretanto, o Big Data não se limita apenas a bancos de dados e a informações reunidas digitalmente. Integra esse conceito todo e qualquer dado sobre a empresa que puder ser coletado.

Portanto, é um conjunto de dados digitais ou não relativos à empresa e os quais podem ser transformados em informações a serem utilizadas estrategicamente pelo negócio. Contudo, afinal, como isso se transporta para a prática de uma empresa?

Como o Big Data é utilizado nas empresas?

O Big Data permite que as empresas tenham acesso a dados e que aprendam a convertê-los em informações relevantes para o negócio. 

Com essas informações, é possível reconhecer, dentre outras questões, o comportamento dos consumidores,

falhas nos processos internos e oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos e criação de novas estratégias de vendas. Confira, a seguir, algumas formas de utilização do Big Data nas organizações empresariais.

Processo de tomada de decisão

Uma das grandes contribuições do Big Data é justamente na qualificação do processo de tomada de decisões. As empresas passam a considerar os dados como uma fonte de informações relevante e que auxiliam na gestão do negócio. 

Incorporando o Big Data ao processo de avaliação do negócio, é possível ter uma visão mais ampla, completa e precisa da realidade da empresa e do mercado, bem como dos passos que podem ser tomados. 

Inovação

Os dados são considerados, hoje, uma das ferramentas mais importantes para as empresas que estão em busca de inovação. 

O Big Data permite que a empresa pense suas operações com base nos desejos dos consumidores, nos movimentos do mercado e nas oportunidades para criação de novos produtos e de novos serviços. 

Por se tratar de uma solução que oferece informações e elementos estratégicos relevantes para a empresa, eles contribuem para que o gestor desenvolva um produto novo para o mercado.

Conhecimento a respeito do cliente

Com o Big Data, você pode conhecer o seu cliente de uma maneira mais profunda e, consequentemente, isso vai contribuir para que você trace estratégias de marketing e de vendas muito mais eficientes.

Além disso, o Big Data pode ser usado na retenção de talentos, na identificação de riscos em potencial e no desenvolvimento de soluções de gerenciamento para esses riscos,

na gestão da rede de fornecedores e em todas as áreas e operações nas quais os dados possam agregar novas informações.

Como o setor de RH pode utilizar o Big Data?

Há muito tempo, o setor de recursos humanos deixou de ser apenas um setor responsável por processos burocráticos, tornando-se parte importante nas estratégias organizacionais. 

Com o suporte do Big Data, esse setor tem acesso a uma infinidade de oportunidades, que vão desde a identificação de talentos até a redução do turnover:

  • Identificar novos talentos: com o Big Data, o setor de RH consegue analisar melhor os profissionais disponíveis no mercado e o alinhamento entre o perfil dos profissionais com as expectativas da empresa.

O Big Data ajuda a localizar os profissionais certos e a selecionar os candidatos mais alinhados para as entrevistas;

  • Acompanhamentos mais completos: o Big Data permite que o setor de RH reúna informações geradas por diferentes setores da empresa,

tendo acesso a dados que ajudam a entender o comportamento e o aproveitamento das equipes. Esse conhecimento pode ser utilizado para planejar treinamentos e para remanejar profissionais;

  • Retenção de talentos/redução do turnover: com o Big Data, a empresa consegue entender como os funcionários se comportam, suas expectativas, suas frustrações e suas ambições.

Essas informações vão impactar o posicionamento da empresa e a adoção de estratégias visando à retenção de talentos.

O Big Data pode ser utilizado também como uma maneira de conhecer pontos fortes e fracos dos colaboradores. Isso ajuda a desenvolver estratégias e mecanismos para o desenvolvimento de treinamento e para a qualificação das equipes. 

Conhecendo o Big Data e entendendo a sua relação com o setor de recursos humanos, você terá condições de estabelecer boas práticas dentro da sua empresa. 

Utilize os dados de forma estratégica e aproveite todos os benefícios que essa ferramenta tem para oferecer.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE