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10 dicas para começar a empreender

Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais.” Esta definição fala muito sobre quem é o empreendedor

Há muitos formatos de trabalho possíveis, sendo comum encontrar pessoas que possuem vocação para empreender, encontrando uma forma interessante de manter a sua renda dentro de um nicho com o qual se identifica mais facilmente. 

Em tempos de pandemia, isso se tornou ainda mais necessário, uma vez que diversas companhias foram impactadas negativamente pelo distanciamento social e pelo fechamento do comércio em geral. 

Diante desse cenário, quem antes atuava como assalariado e estava satisfeito, ou mesmo que tinha planos de abrir um negócio próprio futuramente, teve que ponderar novas ideias para complementar ou encontrar uma nova fonte de renda. 

O empreendedorismo é uma possibilidade bastante promissora, como sempre foi. Assim, seja para trabalhar com produção e vendas de wind banner ou para abrir uma loja virtual, as alternativas para dar início a uma nova frente de trabalho são infinitas.

É importante encontrar um segmento com o qual se tenha mais facilidade e afinidade, pois esse cuidado vai garantir que seja muito mais simples alcançar o sucesso, além de ajudar no domínio das atividades no dia a dia. 

Há várias dicas para quem quer desbravar o universo empreendedor, de modo que conhecê-las pode adiantar e beneficiar o processo, dando maior segurança e direcionamento para que seja possível alcançar os seus objetivos com tranquilidade. 

Se você se interessa pelo tema e quer entender melhor sobre como é possível começar a empreender, este artigo é para você. Por isso, siga na leitura do conteúdo e conheça 10 dicas para ajudar nesse momento. 

Sumário

Empreender
Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais.” Esta definição fala muito sobre quem é o empreendedor

1. Comece identificando o seu perfil de empreendedor

Uma das maiores vantagens do empreendedorismo é justamente o fato de que se pode atuar em qualquer área que se deseja, seja ela a de cenografia para eventos ou a de alimentação.

Dessa maneira, para começar de modo mais assertivo, é fundamental identificar o seu perfil de empreendedor. Isso porque ele pode ser colocado em prática tanto por uma empresa própria quanto por um sistema de franquias. 

No caso de uma franquia, é possível dar início ao projeto com um modelo de negócio pronto, testado e estruturado, o que pode agilizar em grande medida a montagem do estabelecimento. 

Em contrapartida, uma empresa própria pode até apresentar maiores riscos a princípio, mas também dá maior liberdade para inovar e investir com mais autonomia, o que pode ser uma vantagem para o perfil de empreendedor mais arrojado. 

Por fim, levar em conta também os objetivos e os valores que você vê necessários para trabalhar no segmento é fundamental para atuar com maior motivação, principalmente nos momentos mais difíceis e exigentes do novo negócio. 

2. Estude o mercado e o seu nicho

Quem quer empreender e decide apostar em um nicho como o de gravação a laser, deve ter em mente a importância de estudar o mercado e de entender melhor sobre ele, para que possa atender às expectativas do público com excelência. 

Nesse processo, é indispensável conhecer alguns elementos importantes, tais como:

  • As principais soluções do ramo;
  • A concorrência;
  • Os diferenciais possíveis de implementar;
  • Os desafios do setor.

Com esses elementos bem definidos e devidamente conhecidos, é possível agir de maneira estratégica, o que é fundamental para qualquer tipo de estabelecimento. 

3. Não tenha medo de fazer mudanças

Realizar mudanças na empresa é importante e pode ser uma ação necessária por vários motivos. Se os processos de confecção de adesivos personalizados se tornaram mais tecnológicos e, por isso, mais econômicos e rápidos, é fundamental se atualizar. 

Além disso, o perfil de consumo dos clientes está em constante aperfeiçoamento, de maneira que entender a melhor forma de atender ao público é essencial e, muitas vezes, isso exige mudanças no modelo de negócio do empreendedor. 

4. Invista em formação

Ter uma formação técnica e garantir uma mão de obra qualificada para a equipe que atuará na sua empresa é fundamental. Por isso, ao começar um negócio especializado em impressão digital, é essencial investir em formação para garantir a qualidade do serviço. 

Vale lembrar que a formação profissional é um processo contínuo, que não deve acabar nunca. Sendo assim, quanto maior o nível do conhecimento obtido, maior será a especialização no setor, e os resultados cada vez mais surpreendentes. 

5. Tenha cuidado com o orçamento financeiro

Um bom empreendedor precisa ter controle e conhecimento sobre as finanças da sua empresa para que ela se mantenha de forma orgânica e sustentável, sem precisar recorrer a empréstimos ou acabar gastando mais do que o necessário. 

Sendo assim, ao abrir um estabelecimento, é fundamental saber controlar desde as entradas e saídas até o sistema de estoque, garantindo que nada falte, ao mesmo tempo em que se deve ter controle sobre cada movimentação financeira do local. 

6. Aposte na tecnologia

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas passaram a consumir de maneiras diferentes, deixando de lado o hábito de comparecer presencialmente em uma loja para realizar compras para fazer pedidos online e receber a encomenda em casa. 

Dessa forma, um dos elementos mais indispensáveis para quem vai começar a empreender é justamente o de investir em tecnologia, garantindo que a empresa tenha o suporte necessário para ser encontrada também por meio da internet. 

Um empreendedor que abriu um endereço físico e percebeu a importância de estar visível no mundo virtual pode criar um comunicado para fixar na sua fachada para loja, indicando os outros meios de atendimento a distância. 

7. Tenha um site

Ainda sobre a importância de ter um estabelecimento modernizado e adepto à tecnologia, outro elemento indispensável do bom empreendedor é o de saber o que o seu estabelecimento precisa para crescer mais, e um site é um desses recursos. 

Ter uma presença online forte, garantindo que os clientes possam encontrá-lo facilmente é obrigatório para quem quer expandir, principalmente nesse momento, que exige a aplicação de estratégias eficientes para superar o cenário de crise e dificuldades. 

8. Esteja nas redes sociais

Além do site, outro ponto indiscutível para quem quer alcançar os clientes de forma mais efetiva é estar presente nas redes sociais, interagindo com o público e se tornando muito mais disponível e presente na vida das pessoas. 

Por meio dessas plataformas, é possível conquistar um número de seguidores cada vez maior, que terá maior contato com a sua empresa e poderá conhecê-la mais de perto, tanto no momento da compra quanto posteriormente, em um processo de fidelização. 

Levando em consideração que as pessoas passam cada vez mais tempo navegando nas redes sociais, permitir que elas tenham mais contato com o seu estabelecimento e possam interagir com ele mais facilmente pode ser um modo de otimizar os resultados da marca. 

Afinal, tudo dentro dessas plataformas costuma ser mais dinâmico, tanto na questão de relacionamento com os usuários quanto de formalização de vendas. Por isso, estar nas redes sociais é essencial para quem quer começar a empreender. 

9. Utilize o marketing digital

O marketing digital se tornou uma solução eficaz para os mais diversos tipos de negócios que estão na internet e querem impactar de maneira mais eficiente o seu público. 

Dessa forma, quem tem um site ou um blog, assim como quem está nas redes sociais, deve apostar nas estratégias digitais de divulgação para que a sua página seja encontrada com maior rapidez e facilidade e traga clientes interessados na compra. 

Entre as principais ferramentas do marketing digital, é possível mencionar as técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO), que garantem que as características visíveis no seu site sejam utilizadas a favor do seu negócio e tragam clientes para a plataforma. 

Além disso, é possível usar os anúncios patrocinados oferecidos pelo Google, fazendo com que a sua empresa seja vista em um banner promocional dentro de um site de notícias ou de qualquer outro ramo. 

As redes sociais também possuem ferramentas para quem precisa se destacar dos concorrentes e se tornar mais visível para os seguidores. Assim, é possível utilizar os anúncios segmentados, que ajudam a alcançar o público certo com facilidade. 

Por isso, o marketing digital é uma das ferramentas mais importantes para o empreendedor que está começando, e que terá retornos mais rápidos e interessantes graças à aplicação dessa estratégia no seu negócio. 

10. Não desista do seu negócio

Mesmo que em alguns momentos possa parecer difícil levar o empreendimento adiante, é preciso ter persistência, principalmente nas etapas iniciais da sua empresa. 

Nesse caso, faça um planejamento das estratégias que deseja aplicar e não deixe de segui-las, investindo nas mais diversas opções para conquistar os seus objetivos. 

Afinal, é ao apostar em um novo negócio nesse momento que a sua renda pode ser melhorada, o que vai garantir maior tranquilidade tanto agora quanto no futuro. 

Sendo assim, não deixe de seguir as dicas abordadas neste artigo e tenha a certeza de começar a empreender da melhor forma possível. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Written by Cantinho do Empreendedor

Conteúdo dedicado ao empreendedor. Aqui você vai aprender tudo sobre planejamento, marketing digital para ajudar quem está começando a empreender.

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