O que é SMO?

O Social media optimization (SMO) é o processo de aumentar a conscientização de um produto, marca ou evento nas mídias sociais, seja ele do setor de plásticos, Bomba centrífuga ou qualquer outro. 

O SMO envolve a análise do conteúdo que mais ressoa com os seguidores de uma conta, incluindo gráficos, texto, hashtags e links. Portanto, para entender melhor cada detalhe do conceito, continue com a gente.

Fatores importantes na otimização para redes sociais

Os fatores a seguir têm impacto direto na criação e ajuste de conteúdo SMO para maximizar visualizações, engajamentos e conversões, ou seja, tudo aquilo que um gestor deseja. Os principais são:

  • Conteúdo “otimizado”: em outras palavras, uma combinação de conteúdo original (criado por sua empresa) e selecionado (criado por outra pessoa);
  • Textos que atraem visualizações e engajamento: Exemplos incluem vídeos curtos, imagens e infográficos e até mesmo postagens de humor;
  • Engajamento estratégico com os clientes: Isso inclui publicar conteúdo em redes sociais nos momentos em que os espectadores estão mais ativos, além de poder resolver problemas ou reclamações imediatamente e interagir quando apropriado.Fazendo isso, você perceberá que sua marca terá uma espécie de Display de acrílico, com o nome em destaque para que todos vejam e se lembrem!

Como otimizar o SMO?

A otimização do SMO inclui o uso adequado de técnicas e a análise regular do desempenho do conteúdo social. Se tiver a possibilidade de contratar um profissional experiente, certamente terá maior assertividade. Mas você pode seguir sozinho com estes passos:

  • Escolha as plataformas ideais: Para determinar que tipo de conteúdo é mais adequado para seu público, identifique o que e onde os seus seguidores estão procurando. Isso inclui examinar quais plataformas oferecem as maiores oportunidades para se envolver com essas pessoas;
  • Redes sociais como LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Snapchat, YouTube e Pinterest atendem a uma demografia distinta de usuários, portanto, parte da otimização é adaptar o conteúdo de acordo;
  • Selecione Hashtags Relevantes: Especialmente em uma estratégia de SMO orientada por hashtags, a otimização também envolve a identificação das mesmas, pois elas aumentarão a probabilidade de um usuário ver um conteúdo específico. Por exemplo, uma empresa de Equipamentos de combate a incêndio pesquisaria hashtags de tendências relevantes para o setor de segurança e bombeiros e as colocaria estrategicamente para aumentar a probabilidade de seu conteúdo aparecer diante de seu público-alvo;
  • Siga as especificações de rede: Cada rede possui especificações para o tipo de conteúdo. Elas indicam quais proporções de imagem e vídeos devem ter, bem como os limites de caracteres para texto e quantas hashtags e links podem ser incluídos em uma postagem;
  • Analise o desempenho regularmente: Relatórios sobre o desempenho, como palavras-chave, engajamento e conteúdo pago, ajudam as empresas a visualizar o estado atual de suas campanhas. Além disso, são capazes de otimizar com base nas tendências que estão vendo. Por exemplo, se uma postagem específica referente a caixa de pizza personalizada não teve um bom desempenho ou gerou um envolvimento menor do que o normal, as equipes podem usar palavras-chave diferentes para a próxima postagem para continuar testando o desempenho. A análise contínua leva a uma maior compreensão, bem como quais tipos de conteúdo têm melhor desempenho em relação aos objetivos da empresa.

SMO VS. SEO

A otimização de mídia social e a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) também estão intimamente relacionadas. A otimização do mecanismo de pesquisa envolve o planejamento de palavras-chave e o ajuste do conteúdo do site para maximizar as chances de classificação do site entre os resultados da pesquisa para esses termos.

Isso depende muito do algoritmo de cada mecanismo de pesquisa. Eles, geralmente, consideram o desempenho dos links de um site nas mídias sociais ao determinar o desempenho geral da pesquisa, portanto, a estratégia Social media optimization (SMO) de um site também é uma ferramenta importante para SEO.

Depois de tudo isso comentado, não há como negar que o conceito ajudará a sua empresa a gerar novos leads, fazer com que outros interessados fechem as compras e, finalmente, ampliar os lucros ao longo dos próximos anos.

Gostou do conteúdo sobre o que é SMO? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE