Otimize seus conteúdos e aumente as suas vendas! Veja a relação de um bom conteúdo e as vendas

Se tem algo que nenhum empresário ou gestor de marketing pode ignorar atualmente é a importância de criar conteúdos, sejam eles em que formato for.

Se tem algo que nenhum empresário ou gestor de marketing pode ignorar atualmente é a importância de criar conteúdos, sejam eles em que formato for. Uma frase que ficou famosa e que deixa isso claro é a de que “conteúdo é rei”.

Naturalmente, isso remete ao famoso marketing de conteúdo, cujo nome já deixa bastante claro do que se trata. O problema é que o simples título da estratégia não é suficiente para deixá-la clara a quem pretende praticá-la.

Por isso é que tem surgido toda uma demanda e uma busca por soluções nessa área. Por exemplo, uma empresa de arquitetura e reforma pode decidir anexar um blog ao seu website oficial, ou marcar presença nas redes sociais.

Um dos primeiros pontos que ela vai descobrir é que pagar anúncios nem sempre é o suficiente para crescer de modo sólido e sustentável. Além do que, mesmo pagando para ser promovido, isso não deixa ninguém livre de gerar bons conteúdos.

Basta entender que o impulsionamento só serve para fazer com que seu blog ou perfil nas mídias sociais atinja mais pessoas. Depois que elas chegarem em você, porém, é a qualidade da sua comunicação que vai fazer com que fiquem ou vão embora.

É exatamente aí que entra a importância da qualidade do seu conteúdo gerado. Lembrando que não se trata de você dizer que já conhece o suficiente sobre seu mercado, pois a questão é como isso será comunicado ao seu público-alvo.

Certamente, o tipo de abordagem que uma indústria química faz não tende a ser o mesmo de uma papelaria que vende pasta catálogo personalizada. O que não quer dizer que ambas não possam encontrar um meio termo satisfatório, porque podem.

É justamente aí que entra o papel da otimização de conteúdos, bem como a razão pela qual decidimos produzir este artigo com detalhes sobre como a estratégia funciona e como está relacionada ao aumento das vendas de qualquer marca que atua na internet.

Sendo que o conceito de otimização também é algo cheio de nuances e de temas secundários, a começar pelo fato de que ele pode remeter a uma noção genérica de organização e melhoria, ou então à famosa sigla SEO.

Ou seja, à Search Engine Optimization, que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca. Portanto, é preciso falar dessa frente de atuação também, embora a otimização de todos seus conteúdos não se limite a isso, já que extrapola os buscadores.

Inclusive, falando na abrangência da otimização em si mesma, é digno de nota que essa estratégia tem evoluído tanto que hoje ela realmente já pode ajudar empresas de qualquer tipo, seja para uma fábrica de camisetas ou um restaurante.

Desta maneira, se você pode dizer que seu interesse mais urgente e atencioso é compreender de uma vez por todas como otimizar seus conteúdos é algo que pode aumentar consistentemente suas vendas, então basta acompanhar a leitura.

Por que gerar conteúdos?

O marketing de conteúdo é um conceito bastante amplo, que inclui estratégias como as de inbound marketing, que se opõe ao outbound justamente no tocante a sua relação com o conteúdo e a abordagem do público-alvo.

No caso do outbound, a prospecção é do tipo ativa, que aborda o cliente tocando diretamente na questão comercial. Por exemplo, o telemarketing, os panfletos, os outdoors, a televisão, o rádio e tantos outros meios.

Nesses casos, a marca se concentra em valorizar-se a si mesma, às vezes diminuindo a concorrência e sempre explorando diferenciais como preços, prazos e promoções arrasadoras. Já no caso do inbound temos uma prospecção de tipo passivo.

A mudança que isso traz é radical, pois o foco passa a ser não a marca ou o produto, mas o próprio cliente, de modo que a comunicação com ele se torna muito mais sutil. Daí que seja um prospecção passiva, pautado em lançar iscas e “esperar”.

É claro que essa espera não consiste em ficar parado. Pelo contrário, a essência do inbound ou do marketing de conteúdo como um todo é eminentemente buscar resultados, como por meio da aceleração do funil de vendas e da jornada da compra.

Assim, uma empresa que trabalha com escritórios compartilhados pode educar o seu público aos poucos, mostrando em detalhes como funciona sua solução, o que também cria uma relação mais fiel e duradoura entre as partes.

Basicamente, as estratégias mais famosas de marketing de conteúdo atualmente são estas:

  • Artigos de blog;
  • Postagens de redes sociais;
  • Otimização SEO;
  • Lives e podcasts;
  • E-books e infográficos;
  • Workshops e cursos.
  • Storytelling com gatilhos.

Enfim, são sempre recursos e métodos que permitem que a marca primeiro dê algo ao cliente, propondo um aprendizado gratuito, original e de qualidade.

Depois, quando o cliente estiver pronto para a compra, é evidente que a primeira opção que ele vai considerar é a da marca que forneceu os melhores conteúdos.

A psicologia dessa estratégia é bem clara no fim das contas, pois a pessoa pensa o seguinte: “Se tudo o que ele ofereceu de graça é tão bom, imagine depois que eu pagar”. Assim, sua marca se fortalece e passa a atrair cada vez mais pessoas.

Com isso fica claro que o conteúdo nada mais é do que uma isca, sempre preocupado com a venda, mas de modo discreto e pela prospecção passiva. Isso também está de acordo com as novas gerações, que já não se deixam levar facilmente por propagandas.

Otimização e assertividade

Podemos dizer que otimizar um conteúdo nada mais é do que torná-lo mais assertivo perante o público, de modo que os resultados trazidos sejam melhores.

Se a empresa escreve uma publicação sobre sala de reunião moderna, por exemplo, é preciso considerar aspectos que vão desde o título utilizado até a definição das imagens.

Otimizar essa postagem seria pôr em prática o melhor título, começar com uma frase impactante, ter um começo-meio-fim, aplicar fotos de alta definição e que exprimem bem o que será dito, entre outras táticas.

Alguns públicos podem se identificar mais com textos do tipo “x motivos para fazer tal coisa”, ao passo em que outros talvez prefiram infográficos, tabelas e slides.

Além disso, uma boa otimização não leva em conta apenas o público, mas também o veículo utilizado e os estágios do funil de vendas, que aprofundaremos abaixo.

O que precisa ficar claro, portanto, é que é preciso gerar o conteúdo certo, do jeito certo, para a pessoa certa e na hora certa.

Neste sentido, o mesmo público pode aprovar um post curto nas mídias sociais, mas preferir um e-book no blog da marca. Então, também é importante pensar fora da caixa e não se limitar a visões muito estreitas.

O poder do funil de vendas

É impossível falar sobre otimização de conteúdo para aumento de vendas sem citar o funil de vendas. Até porque, o risco de uma marca acabar caindo em dispersão é muito grande, então é preciso sempre ter em vista que o propósito do conteúdo é vender.

Assim, você começa a ver os visitantes do seu site ou perfil não como leitores apenas, mas como leads. Ou seja, como contatos qualificados que precisam evoluir até se tornarem consumidores de fato.

Se a área é de consultoria contábil, o funil de vendas pode ser um pouco maior, até que o cliente passe por toda a jornada e entenda cada estágio. Outros segmentos podem ter funis menores.

Em todo caso, as etapas universais costumam ser as seguintes:

  • Geração de conteúdo;
  • Captação de leads;
  • Nutrição desses contatos;
  • Qualificação e prospecção;
  • Negociação e fechamento.
  • Fidelização do cliente.

Quanto mais seu conteúdo levar isso em conta, melhor otimizado ele estará. Afinal, o lead do começo do funil entende pouco do assunto, então você pode criar artigos mais genéricos, ou vídeos explicativos que o introduzam no tema.

Já no meio do funil, o lead entendeu a proposta e só falta tirar dúvidas mais práticas. No fundo do funil um conteúdo matador já pode puxar para o fechamento.

Sobre otimização SEO

Finalmente, precisamos dar alguma atenção à otimização enquanto estratégia que torna as páginas de um site melhores em relação aos algoritmos dos buscadores.

Um blog que trata de balcão promocional, por exemplo, precisa aplicar essa palavra-chave na URL da página, no título do artigo, no primeiro parágrafo, nas imagens e muito mais.

Hoje em dia, até os links que você utiliza em um artigo seu podem fazer diferença, gerando um ranqueamento de seu site no Google, no Bing e no Yahoo!, que são os buscadores mais utilizados no Brasil.

Ao ganhar destaque nessas que são as maiores vitrines digitais do mundo, obviamente que suas vendas vão crescer no curto e longo prazo.

Considerações finais

Quem deseja aumentar suas vendas de maneira sólida e sustentável, precisará pensar na criação e otimização de conteúdos originais e de qualidade.

Seja um blog sobre quadro de gestão ou uma loja virtual de roupas, quanto mais conteúdo houver em vários formatos, como texto, vídeo, podcast e afins, melhor serão os resultados. As dicas apresentadas acima tornam isso ainda mais claro.

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