Você pode ser desligado de tudo, não mexer no Facebook, Instagram, Youtube, quase não entrar no computador, mas uma coisa não tem como você não ter: o Whatsapp. Esse que se tornou o aplicativo mais popular do mundo, praticamente essencial para qualquer pessoa.
O whatsapp, auxilia na comunicação e facilita (muito), as formas como você interage com as pessoas, causando uma certa aproximação. Ele é um aplicativo de chat extremamente funcional, só precisa estar conectado e pronto, pode falar com quem quiser, quando quiser e do lugar que quiser.
Devido a todo esse sucesso, o nosso querido whats, vem se tornando uma ferramenta extremamente eficaz para diversas empresas, algumas já o utilizam para responder dúvidas de clientes, como qual o preço do disco diamantado, tempo de entrega e etc.
Mas além de atendimento, agora ele está sendo usado como uma estratégia de marketing. Não sabia sobre isso? Pois saiba que é uma ótima ferramenta para o seu negócio! Continue lendo que abaixo vamos contar tudo para você.
Qual a conexão do whatsapp com o marketing?
O Whatsapp é provavelmente, o aplicativo mais popular do mundo, tanto que foi comprado pelo Facebook por cerca de U$19 bilhões em 2014,e possui uma média de 1,3 bilhões de usuários por mês, sendo cerca de 120 milhões só no Brasil.
Devido a todo esse sucesso, as empresas começaram a explorar mais a ferramenta, buscando encontrar recursos para conseguirem usar ao seu favor, e justamente nesse meio tempo, foi criado o Whatsapp Business, uma versão do aplicativo voltado apenas para as empresas.
Dentro dele você consegue estabelecer um contato de suporte com seu cliente, divulgar novos produtos e serviços, entrar em contato com os fornecedores e até mesmo realizar algumas transações comerciais, ainda mais com a opção de fazer o pagamento pelo aplicativo e com o pix se tornando cada vez mais comum.
Com a disponibilidade do business, você começa a utilizar o Whatsapp para divulgação, atendimento, produção de conteúdo e até mesmo vendas, sendo mais uma ferramenta estratégica para que você consiga aumentar seus resultados com a locação de grupo gerador, por exemplo.
Quais as estratégias de marketing no Whatsapp?
O whatsapp é considerado por muitos uma ferramenta até certo ponto, delicada para atuar, isso porque, é preciso tomar muito cuidado na maneira em que você o manuseia, o e-mail, por exemplo, já foi muitas vezes criticado por conta de inúmeras mensagens e spams que são enviados com promoções, então é preciso ter cuidado para não fazer da mesma forma.
Faça sim a divulgação de seus produtos, ofereça o catálogo, anuncie sobre ofertas ou novidades, mas fique sempre atento ao índice de rejeição, e qualquer movimentação ruim que o público possa ter com seu negócio.
Também é importante que o whats seja uma ferramenta a mais, complementar,e não a única que você tem. Ele é fundamental para dar suporte, melhorar seu atendimento, divulgar seus produtos sem precisar de um site, fazer transações, negociar com clientes, etc.
Ele funciona como uma plataforma informativa, e até certo ponto com o marketing de conteúdo, o envio de vídeos e fotos, pode ser uma boa alternativa para falar mais sobre sua empresa e apresentar as novas estruturas metálicas, mas lembre-se, tudo dentro daquela linha tênue de não invadir o espaço alheio.
Por que você deve usar essa ferramenta?
Como você pode ver acima, o whatsapp pode ser até complicado, mas ele é extremamente útil para qualquer negócio, isso porque, através dele você ganha um contato mais próximo e direto com seu cliente, tendo uma linha de atendimento mais completa e de fácil acesso para ambos os lados.
As pessoas se sentem muito mais confortáveis de conversar por essa plataforma, do que por outros chatbots que existem por aí. Além disso, o aplicativo também é uma ótima opção para divulgar conteúdo, informações, produtos, ofertas, serviços e até mesmo realizar suas vendas.
Os resultados podem ser surpreendentes, e o custo é relativamente baixo, mas é sempre bom lembrar que o whatsapp pode funcionar melhor na intenção de fidelizar clientes ou trazer um suporte premium, do que atrair novas pessoas para o seu negócio.
Dificilmente alguém que não te conhece vai querer acessar seu conteúdo, ou aceitar o que você manda, então é preciso ficar atento a esses detalhes para que você não tenha uma avaliação ruim, nem seja visto de forma negativa.
O que achou do whatsapp dentro do marketing? Vai utilizá-lo em seu negócio? Se curtiu nosso post não esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos, até a próxima.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.
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