Para administrar da melhor maneira possível um negócio, é preciso estar conectado a todas as estratégias e ferramentas disponíveis em seu mercado. Tudo sendo desenvolvido e estruturado pelos setores de marketing de uma companhia.

Sendo essa equipe responsável por encontrar novos métodos e táticas que podem ser utilizadas na gestão desse empreendimento, de forma a garantir não apenas a manutenção de um comércio específico, mas também o progresso dele.

Já o que o triunfo de um mercado se dá muito a partir do contato que ele possui em relação ao seu público, e a implementação de certas estratégias de marketing, que ajude com que essa conexão seja então retribuída, permitindo dessa forma o avanço dessa companhia.

Como uma empresa de envelopamento de veículos, que começa a atuar apenas em uma região local, e que junto da boa performance comercial que tem com o seu público, passa a expandir suas atividades para outros territórios no país.

Dependendo nesse caso de novas estratégias de marketing, que ajudem essa empresa, dentro dessa nova fase, a saber como administrar o seu número maior de clientes, de fornecedores, e de tudo mais o que pode ter crescido nos últimos meses.

Até porque junto aos benefícios, existem também novos desafios que surgem sempre que um empreendimento alcança uma nova fase comercial. Missões essas que precisam ser concluídas, caso esse negócio busque crescer mais ainda.

Sendo o que acontece quando um mercado tradicional físico passa a operar também com um modelo digital, tendo que aprimorar a ação de alguns setores necessários para a realização dessa mudança na oferta dos seus produtos e serviços.

Como um sistema otimizado de controle de estoque e caixa, para que seja possível entregar aos seus clientes uma compra da forma mais rápida e eficaz possível, sem que tal cliente desista de compras futuras justamente por causa de um problema de entrega.

E para que um negócio, independentemente do seu setor, consiga alcançar essa posição favorável para os seus administradores, é preciso estar atento a todas as estratégias de marketing que estão disponíveis por aí, podendo trazer diferentes benefícios a tal negócio.

E se existe algo que cresce de forma exponencial junto ao mercado são as técnicas de marketing, que vão sendo desenvolvidas justamente para responder às necessidades tanto do público como dos próprios comércios.

A evolução do marketing nos últimos anos

A evolução do marketing está muito ligada ao progresso do próprio mercado, já que ele pode ser definido como um conjunto de estratégias que buscam encontrar formas de satisfazer da melhor maneira possível os desejos do consumidor.

E é a partir dessa relação, com que os diferentes empreendimentos são recompensados por causa dessa apresentação de soluções para os mais diversos problemas, garantindo dessa forma a melhor situação possível para ambos os lados envolvidos.

Táticas essas que permitem a uma empresa de impressão 3D, por exemplo, conectar-se da melhor maneira possível com o seu público-alvo, apresentando a eficiência dos seus serviços para audiências que podem ter precisão sobre os serviços de impressão.

Em alguns casos, é possível não só responder a uma demanda, como também iniciar ela na mente dos seus consumidores. Como uma marca de eletrônicos, que anualmente coloca no mercado um novo aparelho de celular.

Por mais que os seus clientes não precisem de fato trocar os seus aparelhos, eles se sentem motivados a fazer isso por causa do conceito de renovação que é estimulado por essa marca, oferecendo até mesmo descontos para quem trocar seu dispositivo antigo.

Companhias essas que precisam trabalhar com aprofundadas estratégias de marketing, que estudam o comportamento do seu público, de forma a apresentar a eles produtos e serviços que tenham a sua atenção e interesses.

E quando se fala no marketing, cada vez maior se torna o número de estratégias ligadas a esse tipo de ação comercial, sendo possível destacar alguns pontos como:

  • Marketing de relacionamento;
  • Inbound marketing (de forma a atrair novos públicos);
  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de influência.

Entre muitos outros que podem trazer benefícios maiores para o seu empreendimento. Garantindo, por exemplo, que uma fábrica de ribbon de cera, material usado nas máquinas de impressão, consiga não só manter sua companhia, como fazê-la crescer.

E para garantir que de fato o seu projeto comercial tenha futuro, é preciso estar sempre atento às novas estratégias que estão disponíveis no mercado. E no ano de 2022 a situação não será muito diferente. Com novas possibilidades para o seu negócio.

Tendências do mercado para 2022

Com o passar dos anos, junto das mudanças que ocorreram na própria sociedade, o mercado acaba por sofrer diversas mudanças. Seja na forma com que ele comercializa seus produtos e serviços, ou até mesmo na própria confecção deles.

E com essas mudanças, diversas estratégias vão sendo desenvolvidas, para acompanhar essas modificações, mantendo o seu negócio como algo de interesse para os seus respectivos clientes.

Diversas são as táticas de destaque para 2022, sendo recomendável para um administrador conhecer a fundo diversas dessas novas práticas, dando destaque para essas em específico:

A permanência do modelo remoto

O formato remoto, tanto para trabalho como para alguns tipos de negócio, tiveram uma grande expansão a partir do período de pandemia, onde se mostra necessário o isolamento da população. O que fez com que os escritórios se mudassem para a casa dos funcionários.

Um novo modelo que inclusive pode ter vindo para ficar, diante dos pontos positivos que traz tanto para os gestores de uma gráfica que atua com impressão UV, como para os colaboradores de um escritório de finanças.

Permitindo com que suas respectivas atividades de trabalho pudessem ser praticadas direto do seu ambiente residencial. O que vale também para outros serviços, como as instituições de ensino e modelo de estudos à distância.

O vídeo como a principal tela

O crescimento das redes sociais modificou muito da comunicação realizada pelas empresas, e a maior mudança nesse sentido nos últimos anos foi o domínio cada vez maior do audiovisual, como uma forma de conquistar os interesses dos usuários.

Algo que só deve se expandir no próximo ano, o que já pode ser percebido através da própria modificação que ocorreu em redes como o Instagram, que deixou de ser uma plataforma de fotos, para se tornar um local de compartilhamento também de vídeos.

A expansão do marketing de influência

E se existe um ponto diretamente ligado a isso é o chamado marketing de influência. Estratégia onde se foca na relação que as empresas têm junto ao seu público, por meio de figuras como os influenciadores digitais, que destacam a relação comercial entre ambos.

Prática essa que permite a uma fábrica de cavalete de sinalização realizar uma parceria comercial com um influenciador que trate de temas como obras e reformas. Informando ao seu público sobre a importância dessa peça, para a segurança dessa obra.

Conteúdos patrocinados

Outra tendência que também pode estar associada ao trabalho dos influenciadores digitais é a questão dos conteúdos patrocinados. Ou seja, a procura por um produtor de conteúdo que fale de temas conectados ao seu mercado, para a produção de uma peça comercial.

Mas não algo similar a um anúncio comercial, e sim a um tipo de conteúdo que interesse o consumidor, enquanto acaba por ser atingido pelo propósito comercial dessa peça de comunicação.

Como um vídeo sobre as melhores maneiras de decorar uma loja. E junto a esse conteúdo, pode estar sendo embutido um anúncio sobre fachadas comerciais em 3D, aumentando de forma natural o interesse do espectador sobre essa aplicação.

Profissionais cada vez mais conectados

Foi-se o tempo no qual os gestores de algumas equipes no trabalho tinham que vigiar os seus funcionários, para que eles passassem menos tempo conectados nos celulares ou em um computador. Isso se tornou algo essencial para diversas atividades.

A inclusão da tecnologia no ambiente de trabalho, inclusive, promete trazer diversas mudanças, resultando em atividades feitas de forma mais rápida e eficaz, como na automação dos processos de fabricação de lacre de segurança void.

Trazendo diferentes praticidades para a fábrica responsável por esse tipo de confecção, ao ter acesso a uma tecnologia que não substitui a força de trabalho humana, mas ajuda a otimizá-la.

E essas são apenas algumas das tendências de mercado que as estratégias de marketing podem atuar no ano de 2022, sendo preciso estar de olhos abertos para todas as novas possibilidades que podem surgir com o passar dos anos.

Para se informar nesse sentido é importante:

  • Estudar o mercado;
  • Ler revistas e periódicos sobre seu setor;
  • Procurar pelo trabalho de estudiosos da área;
  • Acompanhar a ação de influenciadores.

Tudo para que seja possível alinhar o trabalho da sua empresa com as melhores possibilidades que hoje podem ser adotadas junto ao mundo dos negócios.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.