Shortcode: saiba o que é e como criar no WordPress

Criar um shortcode pode ser uma excelente maneira de otimizar seu blog e garantir um resultado muito mais expressivo para sua empresa, trabalhando com ferramentas atualizadas para o mercado digital.

Para uma empresa de cesto aéreo, otimizar a criação de conteúdo pode ser uma excelente maneira de ganhar mais espaço no mercado, sobretudo em canais de comunicação digital.

O processo de transformação digital trouxe para o mercado uma série de avanços tecnológicos e ferramentas úteis para o dia a dia, tanto dos consumidores quanto das empresas, e por isso é importante estar conectado a estes elementos.

Um dos principais avanços com relação a canais digitais de comunicação foi o uso do blog como ferramenta de trabalho. No início, estes canais funcionavam de forma similar a um diário, porém em um ambiente virtual.

O termo, que vem de weblog, em uma tradução livre seria algo como “registro na rede”, possibilitando que as pessoas criassem publicações com conteúdos diversos, representando o que estavam sentindo ou material que gostariam de compartilhar.

Aos poucos, as empresas começaram a ver o potencial dos blogs como ferramentas de marketing, uma vez que é possível criar conteúdo de forma rápida e dinâmica nesse tipo de canal, além de ser mais fácil compartilhar as publicações.

O próprio perfil do consumidor mudou muito por conta da internet, e hoje é muito comum que o cliente deseje conhecer mais sobre a empresa e os produtos ou serviços que estão prestes a consumir.

Entender essa realidade é muito importante para que uma empresa de ventilador de coluna silencioso consiga se posicionar adequadamente e ganhe mais espaço no mercado, oferecendo corretamente o produto para o público que está procurando por ele.

Dentro do marketing digital, o processo de produção de conteúdo se tornou fundamental, e pode ser realizado em diversos canais diferentes, todos compatíveis com as publicações em um blog, como:

  • Produção de texto;
  • Conteúdo audiovisual;
  • Imagens e fotografias;
  • Podcasts e material em áudio.

Independentemente do formato escolhido para trabalhar, você consegue otimizar essas ações ao publicar o conteúdo em seu blog, um canal onde você é livre para definir o conteúdo e o tipo de ação que será realizado nele.

Para pessoas que já utilizam blogs há algum tempo, o uso de um shortcode pode facilitar muito a personalização do material. Entretanto, esse processo pode ser um pouco confuso para quem não tem conhecimentos básicos da estrutura de um blog.

Por isso, é importante entender alguns conceitos básicos para conseguir aplicar esse tipo de ferramenta de maneira expressiva em seu site, ganhando ainda mais espaço em um mercado muito competitivo.

Isso fez com que empresas de rde rof procurassem maneiras de otimizar seus processos e garantir um resultado de qualidade em suas ações, ampliando ainda mais a maneira como são integrados estes elementos.

O que são shortcodes?

Um shortcode nada mais é do que um atalho, que possibilita a inserção de diversos elementos diferentes em uma publicação. Normalmente um shortcode é representado por uma linha de código simples, entre colchetes.

A utilização de shortcodes torna muito mais fácil a inserção de determinados elementos em uma página, como botões de redes sociais e de outras ferramentas digitais que podem incrementar ainda mais o conteúdo.

Existem alguns shortcodes padrão para as plataformas de blogs, que podem adicionar uma série de novas ferramentas na construção de conteúdo que você está fazendo, além da possibilidade de usar formatações diferentes neles.

Além dos shortcodes básicos, diversos plugins que oferecem uma ampliação na funcionalidade de seu site também possuem shortcodes próprios, que são inseridos no momento que o plugin é instalado no blog de uma empresa de compensação ambiental.

Dessa maneira, você consegue trabalhar de forma mais dinâmica e criar conteúdos muito mais precisos através desse tipo de ação.

Criando um shortcode

Agora que você sabe o que é o shortcode e sua funcionalidade, é hora de entender como você pode criar sua própria ferramenta para otimizar a produção de conteúdo em seu blog e garantir um resultado muito mais satisfatório.

Vale lembrar que cada empresa é única, e em muitos casos esse tipo de ação acaba tendo um impacto diferente independentemente de a empresa utilizar o mesmo modelo de shortcode em seu material.

Por isso, é muito importante que você consiga trabalhar com esses elementos adaptando-os à sua realidade, garantindo um retorno muito melhor para esse modelo de ação para sua empresa de tubos aço carbono.

Arquivo de tema

Para conseguir aplicar uma nova função em um shortcode, você precisa alterar um arquivo essencial para a estrutura de seu blog e adicionar a referência. Por isso, é importante tomar cuidado com esse arquivo.

O ideal é fazer um backup completo do site antes de iniciar as alterações. Assim, se algo der errado, você consegue voltar de onde estava com o backup. Evite fazer qualquer alteração drástica no site sem um bom backup antes.

Depois, basta abrir o arquivo de funções em um bloco de notas no computador para fazer as alterações que você deseja. Salve o arquivo e coloque-o no servidor para efetuar as alterações.

Função shortcode

Depois de arrumar o arquivo de tema, é hora de criar uma função do shortcode para que ele faça o que você pretende quando utilizá-lo na produção de conteúdos sobre elevadores de caneca que está trabalhando.

Para isso, é importante que você vá até o arquivo de shortcodes customizado para criar uma nova função, que será executada sempre que você acionar essa ferramenta. Sempre que você criar um novo shortcode, é preciso fazer essa mesma alteração.

É muito importante saber que sempre que você está nomeando uma tag para o shortcode, é preciso que as letras sejam minúsculas. Além disso, é importante não usar hífens, embora o sublinhado possa ser usado normalmente.

Esse tipo de precaução evita que outros shortcodes sejam afetados pela criação do novo, prejudicando a funcionalidade de ambos.

Shortcode de fechamento automático

Depois de fazer as etapas básicas para inserir o shortcode, você pode testá-lo como um shortcode de fechamento automático. Para isso, basta inserir a tag diretamente na publicação que está desenvolvendo.

Se o resultado do shortcode for satisfatório para você, o trabalho encerra. Entretanto, é possível personalizá-lo ainda mais, o que pode ser muito útil para determinadas ações na produção de conteúdo sobre uniforme empresa.

Adicionar parâmetros

Um shortcode pode ter algumas funcionalidades adicionais, como exibir novos links ou encaminhar o consumidor para suas redes sociais. Para isso, basta adicionar um parâmetro ao código.

Para isso, você deve fazer algumas pequenas alterações no código inicial que foi colocado no arquivo do tema, permitindo que você adicione-o ao editor da plataforma de blogs.

Depois de fazer todas as alterações, basta salvar o texto e fechar o arquivo, garantindo que ele estará na pasta correta para sua utilização adequada.

Testes de parâmetros

Para garantir que esse tipo de ação seja executada adequadamente, os testes são essenciais. Você pode criar publicações de teste para verificar se todos os shortcodes inseridos estão funcionando corretamente.

Caso haja algum problema, lembre-se de sempre ter um backup pronto para retornar ao ponto de partida e tentar novamente, sem correr o risco de perder material importante para sua estrutura de venda de máscaras de tecido.

Essas ações permitem que os shortcodes sejam criados com mais qualidade, se tornando verdadeiras ferramentas de apoio na criação de conteúdo em um blog, possibilitando que a empresa produza material muito mais complexo.

Shortcode de fechamento

Os shortcodes de fechamento são muito semelhantes aos de fechamento automático, mas possuem um parâmetro específico para uma função.

Para isso, você precisa adicionar o conteúdo na programação do shortcode, o que pode ser realizado através de um plugin ou de modificar os parâmetros do conteúdo que você está realizando.

Depois, você pode fazer algumas alterações estéticas que acabam fazendo a diferença no conteúdo final, como mudanças de cor, fonte e outros elementos de tipografia.

Quanto mais diferenciado for o conteúdo do shortcode, mais destaque ele terá no conteúdo que você está produzindo, permitindo que o consumidor encontre rapidamente o material que está procurando.

Existem vários plugins que você pode utilizar no seu blog, então separamos alguns mais conhecidos e mais úteis para você conhecer e quem sabe utilizar no seu site. São eles:

  • Visualização Google Docs;
  • Google Adsense;
  • Inserção de notas privadas;
  • Google Maps;
  • Compartilhamento no Twitter;
  • Conteúdo apenas para membros registrados.

Esses códigos curtos ajudam na adição de recursos no seu blog, como infográficos, vídeos e até mesmo formulários.

Considerações finais

Os shortcodes são uma ferramenta muito importante para blogs conseguirem otimizar a forma como os conteúdos são produzidos, melhorando o tempo e a quantidade que um colaborador consegue produzir.

Estes itens acabam sendo essenciais para facilitar a inserção de determinados elementos dentro de um texto de blog, o que ajuda a empresa a otimizar esses processos e se tornar ainda mais relevante dentro do nicho em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM