Você já parou para pensar o motivo de uma empresa atrair tantos clientes? Ou quais são os motivos dela conseguir se destacar no mercado? A razão que uma empresa consegue ter um sucesso tão estrondoso enquanto outra fica simplesmente encalhada dentro do mercado?
Claro que, em alguns casos, a qualidade e a inovação falam mais alto e são fatores determinantes para uma válvula direcional vender mais do que a concorrente, porém, existem alguns que a maior disparidade está justamente dentro do marketing.
Afinal, ter um produto excelente e inovador, pode não servir para nada caso ninguém conheça sobre ele, certo? E é exatamente aí que entra o marketing.
Essa que é uma das áreas mais tradicionais e importantes do mundo atual, responsável por estratégias e ações cruciais para o desenvolvimento e melhoria de qualquer empresa.
No texto de hoje, iremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o marketing, bora conferir? Então vamos lá!
O que significa o marketing?
O conceito Marketing é relativamente “novo”, foi criado em 1902, nos Estados Unidos, e inicialmente, se concentrava em resolver uma série de problemas na divulgação de produtos agrícolas da época.
Essa é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca, que consiste em montar um conjunto de estratégias para atrair, conquistar e fidelizar clientes.
O marketing estuda o mercado de maneira geral,e realiza o entendimento de seus principais componentes de maneira efetiva, como públicos, vendas e produtos, com isso, ele traça um plano e procura usar as melhores estratégias possíveis de acordo com o objetivo de cada negócio.
Ou seja, ele é uma estratégia geral, que abrange todos os processos de vendas e relação com os clientes,e é imprescindível dentro de qualquer corporação, como as que trabalham com conserto de bomba, por exemplo.
Qual o objetivo do marketing?
Muitas pessoas pensam que o marketing serve única e exclusivamente para vender produtos, quando na verdade, ele vai muito além disso. O objetivo do marketing engloba vários fatores diferentes.
O primeiro deles é a própria venda, afinal, o marketing é uma área que tem sim, como um de seus focos, vender mais produtos e de maneira mais rápida e eficiente, outro ponto é a de fidelização de clientes, essa é uma área que trabalha a comunicação e o relacionamento para trazer consumidores fixos até o seu negócio.
Engajamento e boas relações, são outros dois focos do marketing, que é considerado um dos segmentos mais importantes quando o assunto é comunicação e atendimento com o cliente.
Por fim, ainda podemos ressaltar o aumento da visibilidade e a criação de autoridade e reconhecimento dentro do mercado, já que o marketing trabalha muito bem a exposição da marca e ajuda a sua empresa a se tornar cada vez mais popular.
Quais os pilares e as fases do marketing?
O marketing possui 4 pilares fundamentais, conhecidos como os 4ps, eles estão presentes em praticamente todas as estratégias de marketing, e são chamados também como mix de marketing.
São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Eles são considerados como fatores básicos para montar e desenvolver qualquer estratégia de marketing.
Além dos pilares, podemos destacar também, algumas fases do marketing, hoje, por exemplo, estamos migrando do Marketing 4.0 para o 5.0, mas já passamos pelo 1.0, 2.0 e 3.0, cada um em uma fase diferente, com recursos e ferramentas completamente distintas.
Quais os tipos de marketing?
Muitas pessoas conhecem apenas o marketing digital, que nos dias de hoje, é considerado o mais popular, porém acredite, ele não é o único. Por mais que possa ser o mais eficaz e utilizado atualmente, por conta de sua eficiência de divulgar produtos como os que realizam o tratamento de efluentes, existem diversos outros tipos de marketing presentes no mercado.
Inbound e Outbound marketing, Marketing de conteúdo, Marketing direto e indireto, Marketing interativo, Marketing pessoal, Marketing de relacionamento, Endomarketing, Marketing Social, Marketing de guerrilha, Marketing de produto, Marketing nas redes sociais e Marketing multinível, são os tipos de marketing existentes no mercado.
Em quais áreas o marketing está presente?
Toda e qualquer empresa precisa de marketing, porém, ele faz uma aliança muito forte, principalmente com três áreas: administração, vendas e publicidade.
Em todas elas, o marketing tem papel ativo, e suas estratégias são baseadas e montadas muitas vezes, seguindo o auxílio de cada uma delas.
O que achou sobre o texto de hoje? Caso tenha gostado, não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo, e compartilhar esse texto com seus amigos, até a próxima!
No cenário competitivo do marketing digital, a personalização de conteúdo emergiu como uma estratégia essencial…
Nos dias de hoje, ter um e-commerce é apenas o primeiro passo para o sucesso…
No mundo digital atual, a automação de marketing se tornou uma ferramenta imprescindível para e-commerces…
Nos dias de hoje, a presença digital é fundamental para o sucesso de qualquer negócio,…
Nos dias de hoje, a indústria enfrenta um panorama desafiador, no qual a rentabilidade e…
As chuvas intensas são um fenômeno natural que, embora crucial para a manutenção do equilíbrio…