Você já parou para pensar o motivo de uma empresa atrair tantos clientes? Ou quais são os motivos dela conseguir se destacar no mercado? A razão que uma empresa consegue ter um sucesso tão estrondoso enquanto outra fica simplesmente encalhada dentro do mercado?
Claro que, em alguns casos, a qualidade e a inovação falam mais alto e são fatores determinantes para uma válvula direcional vender mais do que a concorrente, porém, existem alguns que a maior disparidade está justamente dentro do marketing.
Afinal, ter um produto excelente e inovador, pode não servir para nada caso ninguém conheça sobre ele, certo? E é exatamente aí que entra o marketing.
Essa que é uma das áreas mais tradicionais e importantes do mundo atual, responsável por estratégias e ações cruciais para o desenvolvimento e melhoria de qualquer empresa.
No texto de hoje, iremos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o marketing, bora conferir? Então vamos lá!
O que significa o marketing?
O conceito Marketing é relativamente “novo”, foi criado em 1902, nos Estados Unidos, e inicialmente, se concentrava em resolver uma série de problemas na divulgação de produtos agrícolas da época.
Essa é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca, que consiste em montar um conjunto de estratégias para atrair, conquistar e fidelizar clientes.
O marketing estuda o mercado de maneira geral,e realiza o entendimento de seus principais componentes de maneira efetiva, como públicos, vendas e produtos, com isso, ele traça um plano e procura usar as melhores estratégias possíveis de acordo com o objetivo de cada negócio.
Ou seja, ele é uma estratégia geral, que abrange todos os processos de vendas e relação com os clientes,e é imprescindível dentro de qualquer corporação, como as que trabalham com conserto de bomba, por exemplo.
Qual o objetivo do marketing?
Muitas pessoas pensam que o marketing serve única e exclusivamente para vender produtos, quando na verdade, ele vai muito além disso. O objetivo do marketing engloba vários fatores diferentes.
O primeiro deles é a própria venda, afinal, o marketing é uma área que tem sim, como um de seus focos, vender mais produtos e de maneira mais rápida e eficiente, outro ponto é a de fidelização de clientes, essa é uma área que trabalha a comunicação e o relacionamento para trazer consumidores fixos até o seu negócio.
Engajamento e boas relações, são outros dois focos do marketing, que é considerado um dos segmentos mais importantes quando o assunto é comunicação e atendimento com o cliente.
Por fim, ainda podemos ressaltar o aumento da visibilidade e a criação de autoridade e reconhecimento dentro do mercado, já que o marketing trabalha muito bem a exposição da marca e ajuda a sua empresa a se tornar cada vez mais popular.
Quais os pilares e as fases do marketing?
O marketing possui 4 pilares fundamentais, conhecidos como os 4ps, eles estão presentes em praticamente todas as estratégias de marketing, e são chamados também como mix de marketing.
São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Eles são considerados como fatores básicos para montar e desenvolver qualquer estratégia de marketing.
Além dos pilares, podemos destacar também, algumas fases do marketing, hoje, por exemplo, estamos migrando do Marketing 4.0 para o 5.0, mas já passamos pelo 1.0, 2.0 e 3.0, cada um em uma fase diferente, com recursos e ferramentas completamente distintas.
Quais os tipos de marketing?
Muitas pessoas conhecem apenas o marketing digital, que nos dias de hoje, é considerado o mais popular, porém acredite, ele não é o único. Por mais que possa ser o mais eficaz e utilizado atualmente, por conta de sua eficiência de divulgar produtos como os que realizam o tratamento de efluentes, existem diversos outros tipos de marketing presentes no mercado.
Inbound e Outbound marketing, Marketing de conteúdo, Marketing direto e indireto, Marketing interativo, Marketing pessoal, Marketing de relacionamento, Endomarketing, Marketing Social, Marketing de guerrilha, Marketing de produto, Marketing nas redes sociais e Marketing multinível, são os tipos de marketing existentes no mercado.
Em quais áreas o marketing está presente?
Toda e qualquer empresa precisa de marketing, porém, ele faz uma aliança muito forte, principalmente com três áreas: administração, vendas e publicidade.
Em todas elas, o marketing tem papel ativo, e suas estratégias são baseadas e montadas muitas vezes, seguindo o auxílio de cada uma delas.
O que achou sobre o texto de hoje? Caso tenha gostado, não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo, e compartilhar esse texto com seus amigos, até a próxima!
No mundo empresarial, o empreendedorismo inovador desempenha um papel fundamental na transformação de indústrias, na…
Nos negócios contemporâneos, a experiência do cliente se tornou um fator decisivo para o sucesso…
Neste artigo, exploraremos algumas estratégias comprovadas que podem impulsionar seu negócio rumo ao sucesso.
Neste artigo, exploramos os passos essenciais que todo empreendedor deve seguir para decolar com sua…
Neste artigo, exploraremos dicas práticas e estratégias para aprimorar suas habilidades de gerenciamento de projetos.
Neste artigo, exploraremos os principais fundamentos para dominar as finanças empresariais e como aplicá-los de…