No mercado de vendas, bom vendedor é aquele que atrai e cativa seu cliente, ao ponto de receber indicações constantes e ter metas cumpridas diariamente.
Saber como fazer esse processo, que a princípio parece ser tão complexo, traz bons resultados.
Vamos destacar as técnicas a seguir, como “mandamento das vendas” para obter bons resultados para o seu negócio.
Entenda e fidelize o cliente
Ao iniciar a abordagem, deixe o cliente sentir-se à vontade para escolher e tente orientá-lo da melhor forma possível, sempre atento e ouvindo o que ele quer.
Ele deve sentir-se seguro em relação à procedência, qualidade e legitimidade do produto, além de ser acolhido durante o processo da venda.
Mantenha o tom de voz sempre receptivo e ouvidos atentos ao que o cliente fala.
Crie um vínculo com ele, para que o mesmo tenha segurança na aquisição do produto ofertado.
Faça processos para vendas, um exemplo grosseiro que podemos citar são de empresa de coleta de lixo, que durante o processo de coleta, precisa de planejamento, implementação e gestão para conduzir o bom funcionamento do mesmo. Trazendo esse exemplo para o mundo das vendas, saiba planejar as melhores abordagens, implemente novas técnicas de persuasão e planeje todos os passos da venda, que vão desde a divulgação até o processo final, que é o pagamento do produto.
Não minta e seja flexível
Algumas vendas nem saem do ponto de partida quando este aspecto é colocado no processo. Seja sempre verdadeiro com o cliente e apresente produtos como por exemplo Regulador de pressão de gás que terão mais chances de ser adquiridos por ele, de acordo com as informações repassadas no início da abordagem da venda.
Vamos pensar em um caso que poderia acontecer entre uma empresa de eventos e um contratante, que estava atendendo um cliente que havia locado o espaço e os serviços para o aniversário de 01 ano do filho. Ele queria que tudo saísse perfeito, e teria sido, não fosse um erro grave da empresa que não contou com uma falha do “acaso”, a falta de energia.
O cliente, na hora da assinatura do contrato, certificou-se de tudo, inclusive se o local teria gerador, caso faltasse energia, fato que ocorria constantemente na região.
No contrato em questão, a empresa afirmava em uma das cláusulas, que fazia a locação de gerador de energia para seus eventos noturnos, horário este que aconteceria a festa.
Pois bem, tudo certo, convidados chegando no horário marcado, tudo perfeito, até que minutos antes do momento mais esperado do evento, a hora de cantar parabéns, faltou energia… e aí começaram os transtornos.
O cliente procurou a administração do espaço e questionou porque os geradores ainda não estavam em funcionamento, haja visto ser a hora dos parabéns. A administração teve que falar a verdade naquele momento, não haviam locado os geradores. O cliente, mesmo chateado com a situação, usou de toda a criatividade, solicitando que os convidados tornassem aquele momento inesquecível, ligando as lanternas de seus telefones para que o momento dos parabéns acontecesse.
Por fim, parabéns cantados, festa finalizada, frustração do cliente, vergonha do prestador do serviço. Uma empresa que não terá indicações e que perdeu um cliente por faltar com a verdade. Portanto, seja sempre honesto com o cliente e não conte com o acaso.
Escolha uma estratégia e seja criativo
Existem várias estratégias de abordagem ao cliente e de vendas em si, escolha uma ou inove, seja criativo, crie uma estratégia apenas sua.
Seja bom ouvinte, seja flexível e jamais subestime o cliente, afinal, “O cliente sempre tem razão”.
Motive-se diariamente, faça de conta que é uma peça, vinda da matéria bruta, dessas usadas na usinagem de peças que precisa ser desgastada e trabalhada para que surja um novo ítem.
Seja novo diariamente, o que quero dizer com isso, tente novas técnicas e mantenha diariamente o ânimo de um principiante.