Muitos comerciantes dos mais diferentes nichos, esperam o ano todo por algumas datas específicas para conseguirem aumentar seu faturamento e atraírem ainda mais clientes, independente se você vende detergente clorado ou chocolate caseiro, as datas sazonais sempre são uma ótima oportunidade para o seu negócio.
Para quem nunca ouviu falar sobre esse termo, as datas sazonais são aqueles feriados ou dias comemorativos, como Natal, Páscoa, Dia das mães e etc. Geralmente, esses são os períodos preferidos dos comerciantes, afinal, as vendas aumentam consideravelmente e são as melhores oportunidades para conseguirem ter mais sucesso.
Porém, uma boa promoção de vendas nessas datas pode não ser uma tarefa tão simples, é preciso de algumas estratégias e abordagens diferentes para conseguir se destacar do resto do mercado, pensando nisso, separamos 5 passos para que você consiga criar uma boa promoção de vendas em datas sazonais.
- Se antecipe e comece a planejar com antecedência
O primeiro passo para criar uma promoção de vendas em datas sazonais é justamente a antecipação e o preparo para aquela data. É fundamental, que você comece a se programar muito antes, já imaginando campanhas e a forma de abordagem que você terá em relação a cada dia escolhido.
Sabemos que durante o ano, existem várias datas sazonais, quase que mensais, então para que você não perca nenhuma oportunidade, assim que iniciar um novo ano, já separe em seu calendário, quais serão as datas em que sua empresa vai atuar e separe algumas ideias de como você deseja fazer isso.
Quanto mais antecipado você for e iniciar o seu planejamento, melhor preparado e estruturado você estará para ser assertivo na hora que chegar essa data sazonal.
- Prepare seu estoque e cuide da logística
Depois de realizar o planejamento e trabalhar com antecedência, o segundo passo é preparar seu estoque e a sua logística, as vendas em datas sazonais tendem a aumentar, então é sempre importante você estar preparado, para que não ocorra nenhuma eventualidade, de esgotar os produtos ou ficar sem recursos.
Então, compre mais material, uma empresa de material de construção deve repor seu estoque de fios e cabos elétricos, por exemplo. Enfim, se prepare e evite que ocorra qualquer tipo de imprevisto.
Também é importante já cuidar da logística, as vendas online e as entregas estão cada vez mais populares, então feche parcerias com bons transportadores, e garanta que você vai conseguir fornecer seus produtos antes das datas sazonais.
- Crie promoções realmente boas e ofereça criatividade
O terceiro passo é justamente a criação das promoções, para que elas sejam efetivas, é preciso você realmente oferecer algo vantajoso e atrativo aos olhos dos clientes, então, busque sempre ofertar descontos de 10% ou 20%, ou atuar com outras formas de ofertas.
Leve 2 pague 1, cupom de desconto, desconto progressivo, brindes, entre outros, podem ser estratégias válidas e realmente atrativas. Além disso, é sempre importante oferecer criatividade e entender exatamente o que o seu público está procurando.
Quanto mais você fugir da caixinha, e oferecer recursos diferentes dos que estão inseridos no seu mercado, mais as pessoas se sentirão atraídas pela sua loja e mais sucesso terá sua promoção.
- Ofereça uma experiência única e compatível com a data
Por mais que tenhamos várias datas sazonais, cada uma possui sua particularidade e atua de forma única, como a páscoa ou o Natal, então é sempre importante você entrar na onda e oferecer uma experiência única e compatível com a data.
Mesmo que você trabalhe com a manutenção de quadro de distribuição, é sempre possível bolar um plano e montar uma estratégia que realmente possa chamar a atenção das pessoas de acordo com aquela data, então utilize as comemorações para trazer temáticas únicas e divertidas.
- Invista pesado na divulgação online
Depois de realizar todos esses passos, é hora de investir pesado na divulgação online de seu negócio, então publique nas redes sociais, crie anúncios, grave vídeos, mande mensagens no e-mail e no whatsapp e por aí vai.
Quanto mais pesado for seu investimento na divulgação online, principalmente nas redes sociais, maior a chance de atrair novos clientes e até mesmo, fidelizar seus clientes antigos, então fique de olho e busque abordar o maior número possível de pessoas através da divulgação.
O que achou do nosso passo a passo? Acha que ele pode te ajudar a vender mais nas datas sazonais? Conte para gente nos comentários abaixo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos se curtiu, até a próxima.