Abordagem de vendas: como fazer corretamente

Desenvolver a abordagem de vendas é uma estratégia importante para toda a empresa ou profissional autônomo, que busca aumentar a lucratividade e o número de clientes.

Em suma, em uma abordagem de vendas qualificada, os profissionais podem ter uma série de benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:

  • Confiança do consumidor;
  • Fidelidade do cliente;
  • Segurança para desenvolver argumentos;
  • Técnicas para driblar rejeições;
  • Entre outros.

Sabendo que esse é um assunto muito importante, nossa equipe fez um levantamento sobre como fazer corretamente a abordagem de vendas. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura. 

Conheça o seu produto

Tem muita gente que acredita que basta saber vender, que você pode vender qualquer coisa.

A premissa pode servir de exemplo para como os vendedores podem facilmente se adaptar a novas áreas comerciais, no entanto, para vencer bem o produto, você precisa conhecê-lo como a palma de sua mão.

Para quem vende blister de embalagem, por exemplo, o conhecimento do produto vai municiar sua argumentação. Lembre-se que você não está vendendo um objeto qualquer, você está vendendo uma solução para determinada necessidade.

Em suma, somente tendo conhecimento do produto, é que você pode apresentar as vantagens que talvez o cliente não tenha percebido e consiga converter em venda.

Estude o público-alvo

Você não pode sair pelas ruas abordando todas as pessoas, como se todo mundo quisesse o seu produto. Você só vai se desgastar fazendo isso. 

É necessário entender mais sobre o perfil do consumidor que você procura.

Uma empresa de roupas tem um cliente diferente de uma empresa especializada em emitir laudo spda, por exemplo, no entanto, ambos os segmentos tem seus clientes espalhados, e eles tem um certo perfil, do qual o marketing chama de Persona.

Definindo a persona do cliente que você busca, você consegue planejar melhor a sua abordagem, para ampliar as chances de uma conversão.

Cuidado com o vocabulário

Uma abordagem de vendas necessita ter um capricho com o vocabulário e também sobre a forma como vai colocar uma frase ou fazer uma técnica de abordagem mais ofensiva.

Cada cliente pode agir de uma maneira enquanto está sendo abordado por um vendedor, por isso é importante notar onde ele está concedendo brechas para que você se aprofunde nas técnicas de venda.

Evite gírias, palavras repetitivas e falar de forma ininterrupta, sem deixar o cliente se expressar. 

Escute o que o cliente diz

Muitos agentes de venda na hora de fazer a abordagem esquecem que estão lidando com uma pessoa e muitas vezes a pessoa quer passar uma mensagem, mas o vendedor não lhe concede a oportunidade.

Às vezes a mensagem que o cliente quer passar, é a solução para sua venda, mas você tem que estar aberto para ouvir, interpretar e buscar uma contraproposta para suprir a necessidade imediata do cliente.

Esteja aberto para negociações

A abordagem correta é aquela que permite que o vendedor negocie com o cliente em potencial. Em suma, o vendedor não pode estar ‘engessado’ em meio a negociação, pois dificilmente vai sair negócio.

O cliente quando mostra interesse em adquirir projetos eletricos industriais, por exemplo, ele sempre vai querer um desconto, ou um parcelamento melhor, etc…

E o vendedor precisa ter autonomia para trabalhar dentro da régua de negociação e com isso, conseguir converter o lead e satisfazer o cliente.

Esse foi o nosso artigo falando mais sobre como fazer corretamente uma abordagem de vendas.

Se gostou do nosso conteúdo compartilhe e nos siga para conferir outras dicas de marketing, empreendedorismo e gestão empresarial. 

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM