As cores podem despertar diversos sentimentos nos seres humanos. Johann Wolfgang von Goethe foi um estudioso alemão que constatou que as cores têm grande influência nos sentimentos das pessoas e desencadeiam gatilhos mentais. Estes gatilhos podem ser utilizados comercialmente, a fim de impactar vendas.
Se aplicado ao marketing, todo detalhe pode interferir (de maneira positiva ou negativa) nos resultados de suas vendas. Por isso, o cuidado a ser tomado deve ser o mesmo ao realizar uma dobra de chapa, é preciso ter materiais e estrutura para uma boa execução das tarefas. Confira cores e o que elas proporcionam:
Amarelo
O amarelo pode significar alegria, sabedoria, otimismo e verão… utilizar essa cor pode transmitir ideias de refrescância, felicidade e melhoria. algumas marcas que utilizam essa cor trazem em seu branding o tom de alegria e diversão, como o Mc Donalds, Snapchat… além disso, como dito anteriormente, a refrescância também é retratada, como é o caso da Lipton, empresa de chás gelados.
Azul
A cor azul transmite tranquilidade, fé, estabilidade, conservadorismo, segurança, limpeza e tecnologia, entre outros. Se a sua empresa tem algum destes valores, utilizar a cor azul faz com que eles sejam transmitidos de forma indireta.
Algumas marcas como a Oral-b (limpeza), Paypal (segurança), Dell (estabilidade) utilizam esta cor para transmitirem seus ideais. Se você trabalha com segmentos de organização, como Personal Organizer, segurança, como alarmes de monitoramento, ou manutenção, como manutenção predial, a cor azul transmite o que você vende.
Branco
O branco transmite paz, positividade, pureza, simplicidade, limpeza, paz e frio. Por isso, o branco é utilizado em identidades visuais de marcas com esses conceitos e por ser uma cor “limpa” algumas marcas utilizam o branco para estabelecer um contraste com outras cores.
Preto
O preto é o contrário do branco, mas também pode transmitir poder, sofisticação, estilo, elegância, riqueza, mistério, entre outros. As marcas que utilizam o preto querem transmitir, normalmente, poder e sofisticação.
É o caso da Chanel, grife famosa por suas bolsas e perfumes, traz além de poder e sofisticação, riqueza e elegância. Outra marca com identidade visual na cor preta é a Jaguar. Os carros de alto padrão transmitem muito poder.
Utilizar cores relacionadas à mensagem que você deseja transmitir com a sua marca é o primeiro passo para atrair clientes que buscam o que você oferece. Sendo assim, as cores mostram para o seu cliente o que ele precisa e aumenta o potencial de vendas de caixa de pizza personalizada, por exemplo
É como se, mesmo que de uma maneira inconsciente, o seu cliente visse um caminho traçado pela sua identidade visual, ligando a empresa e seus valores. Isso é, um mapa que mostra onde está o que ele procura, assim como um Projeto de instalações elétricas detalha onde estão os pontos de eletricidade de uma construção.
Portanto, utilizar as cores de maneira intencional no seu negócio favorece suas vendas e proporciona uma filtragem de clientes, além de transmitir de forma mais eficaz o que a sua empresa oferece. Este conteúdo te ajudou? Leia mais sobre vendas e desenvolvimento de identidade visual por aqui! Até mais.