Definir os preços certos para seus produtos pode ser tão complexo quanto usar uma batedeira industrial sem saber como manuseá-la. Um preço baixo nem sempre é o ideal, já que, com isso, o produto pode gerar pouco ou nenhum lucro.
Da mesma forma, quando um produto tem um preço alto, um varejista pode ter menos vendas e, consequentemente, perder o posicionamento no mercado.
Gestores de qualquer setor devem considerar fatores como: custo de produção, tendências de consumo, metas de receita e preços do concorrente. Porém, mesmo com todas estas variáveis, definir um preço para um novo produto não é apenas matemática simples.
Quer saber mais e melhor a respeito? Então, vem com a gente!
Entenda os custos
Se chegou até aqui, é porque tem interesse em descobrir sua estratégia de preços, certo? Portanto, coloque sua luva de vaqueta e saiba que: você precisará somar os custos que teve para trazer seu produto à loja.
Precisa saber quanto custa cada unidade para avaliar qual foi o lucro referente aos produtos vendidos.
Se você mesmo criar seus produtos, deve determinar os gastos com as matérias-primas. Então, pergunte-se:
Além do mais, leve em consideração o tempo gasto em seu negócio. Alguns custos recorrentes são:
Definir objetivo comercial
Pense no seu objetivo como se fosse um guia de preços da sua empresa, pelo qual você deve ter muito apreço e guardá-lo com cuidado dentro de uma caixa de papelão. Isso o ajudará nas decisões e o manterá na direção certa.
Pergunte a si mesmo: Qual é o meu objetivo final para este produto? Identifique isso e mantenha sempre em sua mente ao determinar o valor.
Identifique seus clientes
Não adianta apenas identificar uma margem de lucro saudável e não conhecer a fundo as dores e necessidades de seu público alvo. Afinal, seu trabalho árduo será perdido se você não tiver clientes em potencial.
Considere a renda disponível que seus clientes têm. Por exemplo, alguns podem se preocupar mais com a compra de roupas, enquanto outros ficam felizes em pagar um preço maior por produtos específicos.
Encontre sua proposta de valor
O que torna sua empresa realmente diferente? Já se perguntou? Para se destacar entre seus concorrentes, você deve encontrar uma estratégia de preços que reflita seus valores.
Por exemplo, a marca de colchões oferece tais produtos em alta qualidade a um preço acessível. Sua estratégia de preços ajuda a torná-la uma marca conhecida. Tudo porque foi capaz de preencher uma lacuna dentro de um nicho específico.
Estratégias de preços comuns para pequenas empresas
Depois de avaliar e entender os itens acima, vai querer escolher uma estratégia de preços, certo? As estratégias comuns incluem:
Gostou deste conteúdo? Então, não se esqueça de compartilhar a publicação com seus amigos e familiares!
Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
As transformações na estrutura familiar são cada vez mais frequentes. Mudanças como a chegada de…
Gestão de riscos desempenha um papel crucial ao considerar como abrir offshore nos Estados Unidos.…
Morar com os avós pode ser uma experiência enriquecedora, tanto para os mais jovens quanto…
Ao pensar em transformar um ambiente residencial ou comercial, é comum que a prioridade recaia…
As janelas amplas têm se tornado um elemento arquitetônico cada vez mais valorizado em projetos…
Campinas é um dos maiores polos tecnológicos e industriais do Brasil. A cidade, com seus…