Existe alguma coisa mais importante para uma empresa do que um funcionário comprometido e que realmente vista a camisa da organização que trabalha? Um colaborador motivado e engajado possui muito mais chances de desempenhar seu papel de forma muito mais assertiva e empenhada dentro do seu negócio de manutenção predial.
Mas sabemos que nem sempre é fácil fazer com que todas as pessoas que atuam na sua empresa tenham uma vibe e um sentimento de pertencimento e fazer com que suas vendas cresçam e que a organização possa fazer sucesso de forma efetiva.
Porém, existe um tema que está se tornando muito comum dentro do mercado de trabalho chamado endomarketing. Ele pode ser uma ferramenta crucial para fazer suas vendas decolarem de forma até que simples e sem muitos segredos, quer saber como? Então continue lendo o texto para não perder nenhum detalhe, bora?
O que é endomarketing?
Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é um conceito que vem ganhando o mercado e basicamente, ele utiliza de técnicas e estratégias do marketing tradicional, porém, elas são aplicadas dentro da sua própria empresa, fazendo com que o colaborador se torne um “cliente” do negócio onde ele trabalha.
Ou seja, ele tem como objetivo, criar uma relação mais próxima entre o funcionário e a empresa, como se ele fosse um cliente interno. Dessa forma, o colaborador começa a ter mais motivação e a pensar no melhor para a organização que ele atua, fazendo com que sua porta de aço seja mais vendida e refletindo no mercado externo.
Agora que você já sabe o que é o endomarketing, que tal conferir alguns pontos onde ele pode alavancar suas vendas, bora conferir? Então vamos lá!
Alinhamento dos objetivos da empresa com os do colaborador
O primeiro ponto de destaque do endomarketing é justamente o alinhamento que começa a existir entre a empresa e os seus colaboradores, através dele, os funcionários ficam muito mais engajados e motivados, fazendo com que eles realmente queiram representar e serem o porta voz da empresa.
Isso faz com que, o mesmo objetivo de uma pessoa seja o da empresa, gerando uma motivação extra e fazendo com que a chance das vendas aumentarem seja maior, afinal, a produtividade e a motivação são fatores chave para um colaborador desempenhar melhor seu papel.
Melhora no atendimento e na forma de abordagem com o cliente externo
Além de engajar e motivar, o endomarketing ajuda em diversos pontos como por exemplo, a comunicação necessária entre um vendedor e o seu cliente externo, ele ajuda a melhorar esse atendimento e fazer uma abordagem muito mais limpa, clara e direta.
Um funcionário com endomarketing sabe como falar, de que maneira e em quais clientes, aumentando assim, a probabilidade de vender mais.
Diminuição da rotatividade e clima organizacional mais consciente
Se tem uma coisa que praticamente desaparece é a rotatividade dentro de uma empresa, cada colaborador sente que faz parte daquele projeto e não encontra motivos para desistir ou sair daquela empresa.
Consequentemente, isso melhora o clima organizacional, que fica muito mais consciente do que o padrão, deixando a sua empresa que vende detergente concentrado, muito mais unida, e os funcionários com um sentimento de pertencimento, com maior disposição para alavancar suas vendas.
Melhoria na comunicação interna e integração entre os setores
A integração entre os setores é algo crucial dentro de qualquer negócio, mas nem sempre, é fácil de executá-lo, no caso do endomarketing essa pode ser uma realidade acessível para a sua empresa, já que o foco é sempre nos funcionários, você pode melhorar a comunicação interna e fazer com que as diversas áreas da sua empresa conversem entre si.
Isso ajuda a melhorar consideravelmente a comunicação, e integrar todos os setores, fazendo com que seus colaboradores trabalhem com o único objetivo de ajudar a organização e se unam com vontade de melhorar a empresa cada dia mais.
Agora que você conhece melhor sobre o endomarketing, que tal aplicá-lo dentro do seu negócio? Não se esqueça de comentar e compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima!
Esse texto foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.