Se você é um consumidor assíduo já deve ter se deparado com algumas situações extremamente desagradáveis, onde o vendedor tentou te empurrar um produto a qualquer custo, sem ao menos ter a certeza de que ele era o melhor para você.
Acredite, isso é extremamente comum, mas nos dias de hoje, essa atitude beira o inaceitável. Se você não quer comprar um display de acrílico, por exemplo, cabe a você saber o que é melhor ou não para você, e é exatamente nesse ponto que entra o Inbound Sales.
Essa estratégia vem ganhando cada vez mais força dentro do mercado justamente por focar na experiência do cliente, e colocar o consumidor em primeiro lugar, respeitando sempre a sua opção de compra antes de qualquer coisa.
Se você não conhece essa metodologia, acredite, ela pode impulsionar e fazer suas vendas decolarem, quer conhecer mais sobre ela e saber como ela pode te ajudar? Vem com a gente que te explicamos!
O que significa Inbound Sales?
O Inbound Sales é uma tática de venda que foge completamente do método tradicional, estamos acostumados a ver vendedores oferecendo produtos de maneira direta e muitas vezes inconveniente para os seus clientes, tendo uma abordagem mais agressiva e pouco sutil com grande parte deles.
Ao invés de atuar dessa forma, o Inbound Sales permite o vendedor, a atuar de forma diferente, educando o seu futuro consumidor aos poucos, ganhando a confiança, para que, no momento certo, o cliente se sinta preparado para realizar uma compra e você para mostrar a solução que ele tanto busca.
Em outras palavras, você vai preparando o terreno e colocando as necessidades do seu cliente acima de qualquer coisa, para que ele tenha uma ótima experiência de compra, que ela seja extremamente positiva e tranquila, sendo algo mais natural e sem forçar nenhuma barra sequer.
Essa estratégia se conecta com Inbound Marketing?
O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, acabou ganhando uma enorme popularidade nos últimos anos, e é claro que isso refletiu diretamente nas estratégias de vendas, ambos são diferentes porém podem se conectar para alcançar o objetivo final de vender os produtos, como etiquetas personalizadas, por exemplo.
Enquanto o time de marketing se preocupa em nutris seus leads, trazendo informações e conteúdos sobre seus serviços e produtos, o time de vendas utiliza o inbound sales para se conectar com os leads, e no momento certo, efetuar a abordagem curando suas dores e nos reais benefícios que aquela pessoa vai ganhar.
Quais as vantagens de usar o Inbound Sales?
Ao adotar essa estratégia, a sua empresa ganha inúmeros benefícios, o primeiro e mais claro é a melhoria significativa na jornada de compra do seu consumidor, respeitando muito mais o seu comportamento, e apresentando para ele, benefícios realmente plausíveis e que realmente possam ajudá-lo.
Você também conta com a redução do Custo de Aquisição do Cliente, já que seu lead está mais pronto para comprar o produto, aumentando o número de conversões e diminuindo a taxa de rejeição.
Por fim, você ainda consegue otimizar seu funil de vendas, oferecendo velocidade e qualidade em todo o processo de compras e facilidade em cada uma dessas etapas, devido a forma muito mais natural de abordagem e a importância muito maior que a sua empresa traz para o seu lead.
Como aplicar essa estratégia na prática?
Se você se interessou pelo inbound sales e deseja aplicar essa estratégia na sua empresa de laudo spda, nós vamos te explicar como, o primeiro passo é ter uma integração muito boa entre as equipes de marketing e de vendas, de forma que elas conversem e tenham um consenso sobre suas atitudes e ações.
Depois disso, você precisa começar a pensar na jornada do cliente acima de tudo, veja qual o passo a passo que ele vai ter desde o primeiro contato com o seu negócio até a finalização da compra, pense em cada instante o como você pode agregar e o que você pode fazer que seja de forma sutil e cumpra as necessidades que ele deseja.
Para que o inbound sales seja bem executado, é crucial pensar sempre no cliente em primeiro lugar, nada de chegar vendendo qualquer coisa ou com uma abordagem mais agressiva, seja leve, e apresente para seus consumidores, soluções e benefícios que realmente interessem a eles.
Você já conhecia o inbound sales? Acha que essa pode ser uma estratégia útil dentro do seu negócio? Comente abaixo o que acha sobre ela e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima.