Como oferecer cupons de descontos na sua loja virtual

Cupons de descontos tem se tornado cada vez mais presentes na vida de quem compra pela internet, afinal o brasileiro adora uma promoção e seus olhos até brilham ao verem uma pechincha.

Quer melhor forma de atrair um potencial comprador do que utilizar esses cupons como estratégias de vendas?

Simplificando, um cupom de descontos é um código promocional composto por letras ou números, disponibilizado aos clientes para que se tenham benefícios no ato da compra, o código é inserido ao final da aquisição onde o comprador tem o abatimento no valor total.

Qual a importância de um cupom de desconto para sua loja virtual?

É cada vez mais necessário se destacar em um mercado tão competitivo como o e-commerce, usar estratégias de vendas é uma ótima forma de se diferenciar dos seus concorrentes.

As promoções e descontos são ótimas formas de atrair os clientes e conseguir mais vendas, ainda mais em um universo onde existe muita resistência do comprador, é muito comum que as pessoas abandonem e adiem suas compras online.

Ao utilizar esses cupons você potencializa as vendas, conquista novos consumidores, aumenta o tráfego na sua loja virtual tornando com que ela fique mais conhecida, melhora a venda de um produto que não tem tanta saída, além de diminuir o abandono dos carrinhos.

Um exemplo prático, se a sua empresa é do ramo de fábrica de cabos elétricos, você pode fazer uma promoção de 10% de desconto na primeira compra, assim você dá a oportunidade que o cliente conheça seu serviço e produto.

A partir de uma boa experiência de compra, as chances de ele voltar a consumir na sua loja são altas. Os benefícios ao se utilizar os cupons de descontos para sua loja são inúmeros.

Pois, consumidores vão se sentir mais atraídos a realizar as compras devido à promoção, por mais que não precise tanto assim do produto, sempre pensando que se não aproveitar o desconto pode ser que não tenha essa oportunidade novamente, criando um sentimento de urgência.

Cupons de desconto vantajosos logo na primeira compra, consegue atrair um novo comprador a conhecer seu produto, fazendo com que ele adquira na sua loja ao invés do concorrente.

Por exemplo, uma pessoa que procura no buscador, “ferramentas de trabalho relacionadas ao sistema automação industrial” e cai no seu site, se encontrar um bom desconto, pode facilitar ao cliente adquirir o produto.

Vamos combinar que vender para um cliente que já conhece a marca é muito mais fácil do que conquistar um novo, com isso você aumenta o ticket médio dos clientes, tornando assim uma ótima forma de aumentar os ganhos da empresa.

Como conseguir a rotatividade do estoque com aquele produto que ficou esquecido no estoque?

Exemplo: Uma empresa fabricante de etiquetas que fez diversos produtos voltados para a copa do mundo de futebol, precisa queimar o seu estoque antes que a competição acabe, pois após o término do evento, ninguém vai ver mais sentido em adquirir aquela mercadoria.

Os cupons vão ser uma solução para esse problema, evitando que se tenha um grande prejuízo.

Pois essa estratégia, além de atrair seus antigos compradores a realizar negócios com sua empresa, atrai novos clientes por meio do desconto, aumentando assim sua rotatividade de produtos.

Como oferecer cupons de desconto para os clientes?

Muitas são as situações e formas para se oferecer os cupons de desconto, essas são algumas delas:

  • Assinatura por e-mail;
  • Descontos por categoria;
  • Descontos durante feriados e datas comemorativas;
  • Lançamentos de produtos;
  • Influenciadores;
  • Recuperação de carrinho abandonado;
  • Fidelidade;
  • Incentivo na primeira compra.

Agora que você sabe quais são, acompanhe como cada um funciona e algumas dicas de como implementar essa estratégia em seu negócio.

1. Assinaturas por e-mail

Através das newsletters, até mesmo uma assessoria contábil para empresas, cadastra o e-mail dos seus clientes, que passam a receber notícias e ofertas, com isso mantém uma relação e consegue com que eles voltem a adquirir os seus serviços.

2. Descontos por categoria

Colocar uma porcentagem de descontos por produtos, e não um único desconto para toda a loja, assim você segmenta os seus itens.

Por exemplo, se a sua empresa está voltada para o ramo de projeto de estrutura metálica, você pode ver o produto que menos se destaca e criar um desconto maior para ele, assim você cria mais chances de vender o seu produto.

3. Descontos durante os feriados e datas comemorativas

Criar descontos especiais em itens selecionados, por exemplo, nos dias das crianças em categorias voltadas para o universo infantil ou até mesmo se sua loja for voltada para o vestuário colocar peças com tema de terror em promoção no dia do halloween.

Sem contar descontos exclusivos para o dia do aniversário do cliente, isso vai tornar a relação entre ele e a empresa muito mais próxima e aumentar as chances dele utilizar, afinal todo mundo quer se presentear nessas datas.

4. Lançamento de produtos

Uma ótima forma de ter um lançamento de sucesso é criar cupons especiais para a estreia, avisar antes em seus canais de comunicação com o dia e o desconto, vai causar curiosidade e ansiedades nas pessoas, assim que você anunciar o produto, eles vão conferir.

5. Influenciadores

Ao entrarmos nas redes sociais nos deparamos com inúmeros perfis de influenciadores digitais, e todos eles sempre estão ofertando algum cupom de desconto.

Aquela pessoa que faz conteúdos de reforma de casa pode anunciar empresas voltadas para construção de imóveis para venda e a influencer de moda, lojas de roupas e assim por diante.

É uma ótima forma de anunciar o seu produto tendo em vista que muitas pessoas assistem aquele conteúdo, e assim você designa uma parte para esse criador de cada compra feita com esse cupom.

6. Recuperação de carrinho abandonado

Sabe quando o cliente coloca vários itens no carrinho e acaba desistindo da compra? Que tal incentivar ele a voltar dando um cupom de desconto, ele vai repensar nos itens que deixou. E assim você garante que ele volte a finalizar a compra abandonada.

7. Fidelidade

Assim que o seu cliente adquirir um produto você pode ofertar um desconto para uma nova compra, com isso você o incentiva a voltar a sua loja.

Você pode disponibilizar esse cupom de forma física junto com o produto, melhorando a experiência do cliente.

Por exemplo, sua empresa pode deixar o cupom dentro das caixas de papelão ondulado embalagens que embrulham seus produtos, e esse ato faz com que os seus clientes se sintam ainda mais especiais.

 8. Incentivo para primeira compra

Quer a melhor forma de incentivar um cliente com um desconto? Assim você garante que ele compre seu produto logo que conhecer a sua loja para aproveitar a promoção.

Considerações finais

Vimos como é importante oferecer cupons de desconto em sua loja, mas se deve ficar atento, afinal, sair dando descontos em todos os produtos de forma descontrolada vai acabar prejudicando o seu negócio.

Da mesma forma que você precisa de um laudo técnico de equipamentos, para saber se está tudo funcionando corretamente, você precisa entender o seu negócio e ver a melhor forma de distribuir esses descontos.

Lembre-se que os cupons podem ser ótimos aliados na estratégia de vendas, mas como tudo é preciso planejamento para que no futuro não dê uma dor de cabeça, para isso existem alguns mecanismos que você pode usar para ter controle.

Assim você cria regras adequadas aos clientes, e consegue entender que desconto melhor funciona para o seu público alvo.

Conheça esses mecanismos para limitar seus cupons e não ter prejuízos. Colocar uma data de validade para aquele cupom, como 15 dias assim o cliente entende que tem um prazo, isso também vai fazer com que ele compre logo, antes que aquela promoção acabe.

Esse tipo de estratégia funciona muito bem com o público dos influenciadores, assim, que eles verem nas redes sociais, vão querer aproveitar a oferta.

Mostrar que existe um limite disponível de cupons, deixa um sentimento de urgência em seus clientes, e incentiva ele a correr e comprar seus produtos ou serviços, pois não sabe quantos são e se vai conseguir outra promoção.

É importante frisar que os cupons são limitados e a oportunidade é única.

Uma ideia que você pode utilizar em sua empresa é criar categorias de produtos com desconto, dessa forma você evita que a loja toda fique com desconto podendo fazer com que sua empresa perca dinheiro.

Você pode ir mudando essas categorias conforme for passando o tempo e de acordo com a disposição do estoque. Além disso, é importante colocar um limite, afinal se o desconto for de R$10,00 e o cliente adquirir um produto com esse preço, você vai perder o dinheiro do produto.

Uma opção é colocar um valor mínimo para cada desconto, dessa forma você garante que o cliente gaste em sua loja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE