Como ampliar o seu negócio

A palavra-chave do momento para fazer o seu negócio crescer é investir. Inclusive, ampliar o negócio é o sonho e o objetivo de muitos empreendedores, afinal, ninguém monta uma empresa e não almeja o crescimento dela.

O mercado está cada vez mais concorrido, e a internet, ao passo que amplia as possibilidades de divulgação, aumenta a concorrência, sendo assim, a disputa por espaço se torna um trabalho árduo.

Independentemente de qual seja o segmento da companhia ou em que modalidade ela atue, sendo online ou offline, trabalhar sua ampliação é um modo de mantê-la competitiva e sustentável.

Isso não diz respeito apenas a conquistar novos clientes, mas também a fidelizar aqueles que a empresa já têm. Pessoas que já compraram com você são muito mais fáceis de conquistar do que aquelas que ainda não compraram.

Estas ainda não confiam na credibilidade do negócio ou, algumas vezes, não entendem a solução que ele vende. Além disso, em vista das constantes crises econômicas que obrigam as pessoas a economizarem, expandir o negócio e torná-lo atraente é uma necessidade.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância da fidelização e como você pode ampliar a sua empresa. Confira!

A importância da fidelização de clientes

Durante a pandemia, fidelizar clientes se tornou um processo ainda mais importante para manter a renda, mesmo diante das dificuldades.

Ter um bom número de clientes é importante para aumentar sua capacidade de vendas e, consequentemente, melhorar os lucros. Isso acontece porque as pessoas acabam voltando mais vezes para comprar.

Inclusive, se você fizer uma pesquisa sobre engajamento, também vai perceber que um cliente, quando compra de novo, gasta mais. Trata-se de um princípio psicológico muito simples, visto que ele confia mais nos produtos e serviços.

A pessoa também se sente mais segura e confortável para fazer uma compra maior, principalmente quando nos referimos às lojas virtuais.

Ao fidelizar os clientes, a receita se torna mais previsível. Sendo assim, esse processo acontece quando a marca lança uma promoção ou condição especial para seus clientes fiéis.

Tendo em vista que muitos deles vão aproveitar essas oportunidades, fica mais fácil prever o faturamento. É uma estratégia que pode ser usada em períodos de queda de faturamento, algo comum a qualquer negócio.

Os custos com captação de clientes são reduzidos. Importante dizer que essa prática é custosa porque é necessário investir em marketing, condições e promoções. Mas se você tem clientes fiéis, os investimentos são menores.

Não é necessário fazer tanto esforço para atrair alguém que já comprou de você, ao contrário de uma pessoa que nunca ouviu falar da sua empresa.

Conforme as vendas aumentam e os custos são reduzidos para conquistar novos clientes, a companhia passa a ter mais capacidade para gerar resultados, o que garante um crescimento mais saudável.

Entretanto, é necessário entender a diferença entre fidelização e satisfação. Fidelizar é tornar um consumidor fiel ao seu negócio.

Em linhas gerais, ele desconsidera seus concorrentes e prioriza, por exemplo, o mesmo escritório de contabilidade para serviço impostos toda vez que precisa.

Um cliente fiel prefere pagar um pouco mais para fazer negócio com a companhia que ele confia. Só que essa fidelidade depende de processos e estratégias que levam valor ao consumidor, um dos aspectos que a diferem da satisfação.

Uma pessoa pode comprar um produto ou serviço e se sentir 100% satisfeita, mas isso não significa que ela será fiel. Contudo, fazer um cliente se sentir satisfeito é o primeiro passo para fidelizá-lo.

Agora que você já entende a importância da fidelização, no próximo tópico, vamos mostrar como expandir o seu negócio.

Entenda como ampliar uma empresa

A ampliação de um negócio depende de estratégias de fidelização, nutrição e muitas outras. Pensando nisso, separamos algumas das principais, sendo elas:

Fidelizar os clientes

Falamos da importância da fidelização até aqui, então, vamos começar por esse processo. Ele também faz parte das estratégias de ampliação, sendo que uma das maneiras de fazer isso é oferecendo o melhor atendimento ao cliente.

É por meio dele que uma empresa entrará em contato com um negócio que vende, por exemplo, brindes corporativos, ou que uma pessoa vai falar com uma loja de roupas, bem como de qualquer outro segmento.

É necessário ter muita atenção com essa área, porque quanto mais qualidade ela tiver, mais clientes vai fidelizar. Inclusive, ela gera propaganda boca a boca e diferencia o seu negócio dos concorrentes. Para garantir um bom atendimento é importante:

  • Conhecer o público;
  • Mapear a jornada de compra;
  • Analisar a concorrência;
  • Treinar a equipe de atendimento;
  • Analisar os feedbacks;
  • Centralizar os canais.

Além de garantir um bom atendimento, você facilita a vida dos clientes, permitindo que eles resolvam seus problemas e tenham suas necessidades atendidas.

Nutrir os clientes

A melhor maneira de nutrir os clientes é investindo em marketing de conteúdo, que são materiais de valor e qualidade, que abordem assuntos relacionados aos interesses do seu público-alvo.

Esses conteúdos podem ser distribuídos por meio de diversos canais, como os blogs. Inclusive, essa plataforma vem sendo adotada por muitas empresas, por exemplo um fabricante de adesivo para vitrine, como canal de informações para o público-alvo.

Outra possibilidade é o envio de e-mail marketing, com conteúdos criados de acordo com a etapa da jornada de compra do seu cliente. É necessário manter uma frequência de envios, com materiais informativos, oferta de promoções, descontos, dentre outras possibilidades.

Estudar o mercado

Verifique quais são as possibilidades de expansão averiguando como está o seu segmento no momento. Com isso, você evita riscos e aumenta suas vendas. Entretanto, é necessário avaliar questões como:

  • Comportamento atual dos clientes;
  • Transformações ocorridas;
  • Expectativas para o futuro;
  • Tendências.

Um exemplo dessa análise é quando você percebe que os concorrentes estão usando um software para loja que você ainda não usa. Sendo assim, é necessário adaptar a empresa para que ela continue competitiva.

Escolher um modelo de expansão

É importante decidir de que modo ampliar o negócio, principalmente em relação às possibilidades de aumento nas vendas.

Abrir uma filial é uma das primeiras opções que vêm à mente, mas é preciso ser cauteloso. Uma nova unidade só pode ser criada quando o lucro é consistente e o crescimento constante nos últimos anos.

Outra opção é licenciar o produto, pois quando você vende a licença para fabricação, encontra um novo caminho para aumentar seus lucros.

Também é possível adquirir ou se fundir a outra companhia, como fazem algumas empresas de etiquetas adesivas. Com isso, seu negócio consegue ganhar o mercado e aumentar seu alcance.

Ter metas claras

Infelizmente, alguns empreendedores só têm como meta vender o máximo possível, o que acaba frustrando suas expectativas e as expectativas de seus vendedores.

Elaborar metas claras e realistas é o melhor modo de potencializar as vendas. Além disso, não se esqueça de recompensar sua equipe, cada vez que uma meta for alcançada.

Prêmios em dinheiro são interessantes, mas nem todos ficam satisfeitos com isso, visto que alguns preferem um dia de folga, por exemplo.

Investir em marketing digital

O marketing digital se tornou o principal meio para divulgar marcas, produtos e serviços. Ele consiste em um conjunto de estratégias realizadas no meio online, como site institucional, redes sociais, e-mail marketing, blogs, SEO, dentre outras.

Estar na internet é uma necessidade hoje em dia, uma vez que, se uma pessoa precisa, por exemplo, de etiquetas para produtos, ela digita no Google, e ali mesmo encontra uma empresa que ofereça essa solução.

Não estar na internet pode atrapalhar até mesmo a sobrevivência do seu negócio, pois os consumidores enxergam isso como algo duvidoso. Além disso, é a melhor forma de impactar pessoas de qualquer lugar do mundo.

Ter um bom relacionamento com o cliente

A experiência que o cliente tem com a sua marca é decisiva para que ele queira voltar a fazer negócio com ela ou não.

Sendo assim, é essencial investir em estratégias que melhorem o relacionamento com o cliente, como programas de fidelidade, suporte pós-venda, pesquisas de satisfação, estratégias de longo prazo e integração omnichannel.

Treinar e capacitar a equipe

Mesmo que você seja seu próprio vendedor, invista em cursos, palestras e outras soluções que te capacitem melhor para as vendas e para o atendimento ao cliente.

Qualquer pessoa que esteja na linha de frente desses dois setores deve estar preparada para atender bem os consumidores, tanto os novos quanto os antigos, mantendo-os sempre próximos do negócio.

Conclusão

Qualquer empresa, desde lojas de roupas até fabricantes de sinalização de segurança, visa sempre crescer. Então, para isso, existem várias estratégias que podem ser colocadas em prática, como as que mostramos aqui.

A fidelização de clientes é um dos passos mais importantes, sendo que por meio dela você sempre terá clientes que vão comprar com você. Essas pessoas vão falar da sua empresa para outras, o que possibilita alcançar novos mercados e oportunidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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