Miopia em Marketing: saiba o que é e como evitar

A função de uma estratégia de marketing é traçar planos para que a empresa alcance seus objetivos, aliada a uma boa gestão. Miopia em marketing é o termo usado para descrever um processo quase contrário ao ideal.

A capacidade de prever as mudanças do público e, consequentemente, da empresa, faz parte de um profissional de marketing e é necessária para que as estratégias continuem fazendo sentido no futuro.

O mercado muda rapidamente e as empresas precisam estar prontas para atender o público. Pessoas continuam procurando box blindex preço bom, mas buscam novas tecnologias, novos designs, técnicas mais sustentáveis, etc.

Ter uma visão criativa e de longo prazo ajuda a manter a efetividade das estratégias de marketing e principalmente aproveitar (e até mesmo criar) oportunidades que podem ser previstas através de pesquisas de mercado e outras análises.

O que significa miopia em marketing?

Imagine fazer uma reforma de loja de uma marca pequena e criar poucos espaços para armazenar e expor produtos, afinal, a empresa tem poucos clientes e não produz muito.

Em alguns meses, o fluxo de clientes aumenta, a produção também, e logo uma nova reforma precisa ser feita, pois a primeira não considerou que a empresa poderia crescer.

Essa falta de visão de futuro é o que constitui a miopia em marketing. O termo foi utilizado pela primeira vez na década de 1960 pelo economista alemão Theodore Levitt, que defendia a ideia de que era preciso desprender-se do dia a dia e pensar no futuro.

O significado de miopia em marketing evoluiu desde então, mas a sua essência permanece a mesma: o profissional precisa saber projetar as necessidades do cliente no futuro e se preparar para elas.

Uma empresa que trabalha com escadas metálicas e prevê a tendência de cada vez mais pessoas adotarem o minimalismo e se mudarem para casas pequenas está preparada para oferecer produtos que atenderão a demanda do público quando isso acontecer.

Um sintoma das empresas com miopia é o foco das ações, melhorias e esforços em cima dos produtos e serviços ao invés de ouvir o cliente. Claro, é possível que o consumidor queira uma melhoria nos produtos, mas nem sempre isso será verdade.

Podemos pegar como exemplo o caso da Kodak, que não quis se adaptar quando as câmeras digitais começaram a surgir. A empresa, que era uma das maiores do setor, foi à falência enquanto concorrentes como a Fujifilm se mantiveram ativas e lucrativas.

É importante ressaltar que o conceito de miopia não se restringe ao marketing. A gestão da empresa precisa pensar à frente, assim como os setores de desenvolvimento de produtos, o financeiro, e por aí vai.

Por que isso acontece?

Planejamento é o coração de qualquer projeto. Uma empresa de galvanoplastia faz estudos e diversos planos antes de investir recursos para testar novos produtos, e essa deve ser a regra em todas as situações.

A falta de planejamento está diretamente ligada com a miopia em marketing. Não ter uma visão clara de onde a empresa quer chegar dificulta a tarefa de analisar e estudar o público consumidor e perceber padrões e comportamentos rastreáveis.

A falta de empenho em estudar o público também pesa na capacidade dos profissionais de marketing de olhar para o futuro. Pesquisas de mercados feitas pela própria empresa são insuficientes para obter resultados conclusivos.

Sem esses dados, é impossível entender qual e quando será o próximo passo do seu cliente. Assim, a empresa está constantemente tentando se adaptar ao que o mercado diz e correndo atrás dos concorrentes.

Outro causador da miopia é o conservadorismo de algumas empresas no que diz respeito às inovações. Seguir um posicionamento que seja verdadeiro para o negócio e reflita os valores da marca é fundamental, desde que isso não impeça o empreendimento de crescer.

De encontro a esse problema vai a necessidade de fazer mudanças e melhorias no produto oferecido. Imagine como seria que as empresas de tecnologia não quisessem abrir mão do disquete!

Para uma empresa de aluguel de andaime estar ativa no mercado foi preciso pensar “fora da caixa” e entender que apenas vender os equipamentos não seria sustentável e, então, proporcionar um produto diferenciado.

Como evitar a miopia em marketing?

Marketing gira em torno de padrões. O princípio fundamental que nenhum profissional pode esquecer é que a propaganda, de forma geral, lida com emoções. A psicologia vem traçando padrões de comportamento há anos e esses comportamentos movem o mercado.

Assim, a primeira medida importante a se tomar para evitar que a sua empresa seja míope é avaliar as informações que já se tem de clientes anteriores. Entender o que já foi feito no passado e que tipo de reação aquilo causou é um bom ponto de partida para pensar no futuro.

Também é preciso ter uma certa sensibilidade para perceber as mudanças mais intrínsecas no modo de agir e pensar dos seus clientes. Às vezes, ações que funcionaram bem algum tempo atrás podem não ser apropriadas para o momento atual ou futuro.

Outras medidas que podem manter a sua empresa afastada da miopia são:

  • Ter conhecimento aprofundado sobre o negócio e produtos;
  • Investir em boas pesquisas de mercado e conhecer seu público;
  • Estar atento aos movimentos dos concorrentes;
  • Criar nos funcionários a cultura de pensar no cliente primeiro.

Um escritório de arquitetura focado em projeto residencial para idosos é um bom exemplo de empresa que tem o cliente como prioridade. As necessidades diárias desse público são levadas em consideração no desenvolvimento do produto para que ele faça sentido.

Boas pesquisas de satisfação também são aliadas poderosas para evitar a miopia nas empresas. Através da opinião dos consumidores, é possível medir a efetividade das ações promovidas e identificar mudanças e melhorias nos produtos que podem ser necessárias.

Entenda como ela pode afetar o seu negócio

Ainda seguindo o exemplo anterior, se o escritório sabe que uma das demandas é mais segurança nos banheiros, pode buscar soluções como materiais antiderrapantes, designs otimizados e locais de apoio para atender os clientes e sair à frente da concorrência.

Do contrário, quem ganha espaço no mercado é o competidor mais ligado às tendências do público e mais organizado dentro das próprias propostas.

Não é necessário que haja uma grande mudança no comportamento do público para que uma solução inovadora seja apresentada e resolva um problema, como o nosso escritório fictício provou.

Quando uma empresa não se atenta às necessidades dos clientes, tem mais chances de se tornar reativa, ou seja, estar sempre correndo atrás dos concorrentes e de responder a um pedido dos clientes.

Para os clientes, precisar cobrar as empresas é exaustivo e fragiliza o relacionamento entre eles e a empresa. Esses consumidores migrarão para o primeiro concorrente que for inteligente em seus lançamentos e oferecer a solução tão pedida.

Uma loja de equipamentos para marcenaria que não comercializa porta paletes corre o risco de perder parte importante do seu público.

Conclusão

O conceito de miopia em marketing fala sobre o apego das empresas aos seus produtos e serviços, que é compreensível. Além de faturar boas quantias, quem abre um negócio tem vontade de levar sua solução para a maior quantidade de pessoas possível.

Quando se trata de um produto novo, desenvolvido pela empresa, ou um serviço prestado de forma singular, esse sentimento de aversão às mudanças é ainda mais intenso.

Porém, por se tratar de um negócio que precisa ser administrado racionalmente, é preciso ter flexibilidade e ouvir o público. O apego custou a vida da gigante Blockbuster, ao ignorar que seus consumidores estavam rapidamente aderindo aos serviços de streaming.

A empresa foi comprada por outras corporações e seu nome foi esquecido. Esse é um bom caso de estudo e miopia em marketing. O mercado de streamings poderia ter mais um competidor pesado se a Blockbuster tivesse sido um pouco mais aberta à novidade.

Assim como uma fábrica de tapetes conquista mais clientes ao oferecer produtos mais simples e acessíveis do que os caros concorrentes artesanais, as empresas precisam buscar alternativas criativas e úteis para continuarem vivas.

Dar atenção aos clientes é cuidar do bem mais precioso que uma empresa tem. Sem eles, não haveria negócio. Os produtos e serviços devem, sim, ser melhorados constantemente, mas toda alteração deve cumprir um propósito maior.

Se não serve ao cliente, não serve à empresa. Investir em todo o processo de ajuste, produção, divulgação, distribuição e venda de um produto sem considerar se as alterações fazem sentido para o consumidor pode ser um grande desperdício de dinheiro.

Para evitar esse rombo desnecessário no orçamento da empresa, os profissionais de marketing precisam estar abertos às sugestões do cliente.

Além de garantir produtos com boa aceitação, incluí-los, mesmo que indiretamente, nas decisões da empresa é uma excelente maneira de gerar engajamento e relacionamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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