10 Dicas para empreendedores que podem alavancar os negócios

O caminho para os empreendedores não é fácil, mas sim um percurso de obstáculos a ser percorrido. Nesse mundo tão concorrido, quaisquer dicas para empreendedores vindos de empresários que já passaram por esse estágio inicial são sempre bem-vindas.

Toda pessoa tem ideias de vez em quando sobre como iniciar um negócio, mas apenas algumas delas são traduzidas em realidade. A pergunta que se torna natural é: qual é o segredo do sucesso?

Aparentemente, existem alguns princípios cuja aderência torna a probabilidade de se construir um negócio lucrativo muito maior do que em outros casos.

Estes podem ser expressos em vários princípios, aos quais vale a pena prestar atenção para cada empresário aspirante a empresário.

Ninguém sabe desde o início aonde este caminho vai levar. Um empresário se destaca do resto não apenas por seu trabalho, mas também por sua consciência, seu modo de pensar, seus hábitos. 

Reunimos 10 dicas para empreendedores que querem iniciar seu projeto empresarial

1 – Um negócio de sucesso pode ser construído sobre coisas comuns

A tarefa de um empresário é pegar algo simples e torná-lo interessante para o consumidor. 

No início, há sempre a tentação de inventar algo que ninguém fez antes de você. Mas acontece que esta raridade é necessária para um círculo muito pequeno de pessoas e você não pode construir um negócio sobre ele. 

Um grande e sério sucesso reside em soluções simples. Uma empresa é uma lista constantemente atualizada de ideias que você testa. Não há necessidade de ser dramático sobre o fato de uma ideia não ter funcionado.

Se as panquecas caseiras não venderem bem, não mude imediatamente para um negócio de revenda de produtos. Se um sistema não funcionar, não mude rapidamente para outro.

Essa mudança repentina é perigosa para os negócios. Se você lançar 30 novos produtos e apenas três deles se tornarem um sucesso, as 27 tentativas restantes não são um erro, mas uma necessidade. 

2 – Tudo deve ser registrado e documentado

Não se trata apenas do plano de negócios, missão e valores da empresa. 

Todo processo e toda interação entre departamentos e funcionários deve ser registrada. Caso contrário, ninguém entenderá como, e o que fazer em caso de um “incêndio”.

E quanto mais cedo você começar a registrar tudo isso, menos problemas haverá e mais provável que sua microempresa se transforme em algo grande e completo.

3 – Você pode errar

Quando você é jovem, você não tem nada a perder e pode tentar cometer erros, começar de novo. Essa é uma experiência inestimável. 

Por um lado, ajuda você a acreditar em si mesmo e, por outro lado, ajuda você a entender rapidamente onde você pode crescer. Se você está confiante em sua ideia, deve rapidamente fazer um protótipo e lançá-lo no mercado.

Monte até mesmo uma equipe pequena (pelo menos três pessoas), mas forte. Seja sempre honesto com o consumidor e cuide do mecanismo de feedback desde o início”.

4 – Ame seus processos comerciais – esta é sua prioridade.

O sucesso nos negócios depende de dois fatores: um bom produto que resolva os problemas das pessoas e processos comerciais que funcionem bem.

Se seu negócio favorito é assar cookies, treinar esportes ou desenvolver websites no centro de sua empresa, você precisa entender que só estará envolvido nisso 15% do tempo, e os outros 85% serão dedicados ao marketing, trabalho administrativo, vendas, planejamento estratégico e e-mail.

Você tem que amar este trabalho e aprender a pensar como um empresário.

5 – Prepare-se para trabalhar por conta própria

Os negócios mudarão sua vida. Quando você trabalha no escritório, raramente tem que sair da sua zona de conforto. 

Com seu próprio negócio, é diferente: você enfrentará medos, complexos, desculpas, restrições e uma gestão ineficiente do tempo.

Mas você aprenderá a aceitar a si mesmo, a trabalhar em si mesmo todos os dias e, com o tempo, suas fraquezas se tornarão pontos fortes.

6 – O caminho para o sucesso será longo

Não espere se tornar um profissional em seis meses. Há uma regra de dez mil horas – o tempo que for necessário para ter sucesso em algo. 

Mesmo que você seja talentoso e mesmo que trabalhe 15 horas por dia sem tempo livre, levará tempo para que seus colegas o respeitem e para que sua empresa gere renda. O principal – não se apresse para desistir antes do seu tempo.

7 – Faça o que você sabe

E saiba o que você está fazendo. Você não deve iniciar um negócio só porque promete lucro, você deve fazer o que você ama pessoalmente. Caso contrário, as primeiras dificuldades e o colapso das ilusões terão tristes consequências.

Um negócio construído em torno de seus pontos fortes e habilidades terá mais chances de sucesso. É importante não apenas criar um negócio lucrativo, mas também ser feliz no processo de administrá-lo e desfrutar de seu crescimento dia a dia.

9 – Controle suas despesas

Mesmo que haja muito no início, se você administrar seus fundos de forma inapropriada, muito em breve eles serão perdidos. Portanto, esqueça os escritórios chiques, um carro novo e outras despesas de queima de dinheiro.

Seu portfólio é a vida e a alma de sua empresa.

10 – Estude seus clientes

Compreender seus clientes é um dos requisitos fundamentais para a sobrevivência e o crescimento bem-sucedido em um mercado onde existem muitas alternativas para qualquer produto ou serviço.

Você precisa saber quem são seus clientes potenciais, que problemas eles resolvem com seu produto e o que impulsiona seu processo de tomada de decisão.

E a primeira coisa com que você precisa começar é desenhar um retrato do comprador. Eu já bloguei como fazer isso em detalhes.

Conclusão

Mesmo com uma grande ideia, combinada com uma boa compreensão do assunto e um amor por seu trabalho, muitas pessoas nunca abrem seus próprios negócios. Ou desistem na metade do caminho.

Muitas vezes a razão é a lentidão excessiva, o medo de sair do local de trabalho habitual e simplesmente o desejo de dormir bem. Se você tem uma grande ideia que acha que vai funcionar, aperte o cinto de segurança e mergulhe. 

Sim, pode ser difícil tomar uma decisão e ainda mais difícil manter a linha escolhida em tempos difíceis. Mas vale a pena.

Se nossas dicas para empreendedores lhe ajudaram de alguma forma, compartilhe esse post com outras pessoas!

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE