3 dicas para evoluir no varejo

Se incluir no mundo do varejo não é fácil, mas com um bom planejamento e ótimas ferramentas, a possibilidade de se estabelecer no mercado e ser referência no que faz é muito maior. Por isso muitas pessoas deixam suas carreiras e migram para a área. 

Para ter uma boa evolução é necessário, assim como em motores, instalar um inversor de frequência no seu negócio. Isso é, fazer com que ele se adapte ao mercado e mantenha o funcionamento ativo. Com algumas dicas, você consegue estabelecer a sua empresa no mercado e evoluir no varejo. Confira 3 delas:

Atendimento ao cliente

Atender o seu cliente é mais que vender uma mercadoria. Estar disponível (no horário estabelecido) é o primeiro passo para a sua evolução no mercado. Um bom atendimento é o início de uma boa evolução no varejo. 

Além do bom atendimento neste primeiro contato, o acompanhamento do cliente durante e no pós-compra é muito importante. O CRM, ou customer relationship management, (gestão de relacionamento com o cliente) serve para acompanhar o cliente após a compra e saber como está a sua experiência. 

Se preocupar com a experiência do seu consumidor é importante para que você avalie o seu produto e se mostre disponível para qualquer problema. Assim, você aumenta as chances de indicação e, com o tempo, aumenta também a sua cartela de clientes. 

Marketing

O marketing encobre os negócios da mesma maneira que um toldo policarbonato: ele garante que o local se mantenha seco e mais acessível para quem quiser entrar. Por isso, ele é muito importante nessa jornada de evolução no varejo. 

Antes de tudo, o seu negócio precisa ser incluído nas redes sociais. Grande parte das pessoas busca suas necessidades pelas redes sociais, assim, incluir o seu negócio e manter suas redes atualizadas com mercadorias e valores é muito importante. 

Além disso, estar nas redes sociais de maneira efetiva e frequente demonstra autoridade. Suas publicações feitas de maneira profissional, com boas imagens, conteúdo interessante e chamada para a ação atraem mais pessoas e faz com que você cresça ainda mais, aumentando sua autoridade em seu nicho.

Overdelivery

O overdelivery pode ser definido como uma entrega inesperada. É entregar mais do que o seu cliente estava esperando. Isso pode parecer estranho, pois a maioria das pessoas imagina que é entregar mais mercadorias. Mas, o overdelivery pode estar em uma embalagem perfumada, um brinde que não gera custos muito altos. 

A exemplo, pode-se citar um comerciante que vende artigos para a prevenção de incêndios. Dentre mangueira de incêndio, extintor e outras mercadorias, ele tem disponível placas de sinalização com custo muito baixo. Para estabelecer o overdelivery em seu negócio, ele pode incluir em compras grandes uma placa de brinde. Assim, o cliente vê sua importância e mantém o contato para outras ocasiões. 

Com essas dicas, o seu negócio evolui no varejo e você estabelece uma posição de autoridade e referência no meio. Por isso, não se esqueça: A entrega, o atendimento ao cliente e o marketing andam juntos. Gostou deste conteúdo? Nos acompanhe para ler mais sobre varejo!

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