5 dicas para aprender coisas com mais facilidade

Imagine que você precisa aprender a lidar com a modernização de elevadores, mas ainda não sabe como. Para facilitar este trâmite, existem diversas dicas que poderão economizar seu tempo e, muitas vezes, até seu dinheiro.

E foi pensando nisso que criamos esta postagem. Portanto, caso tenha se interessado pelo tema e deseja saber mais, abra o bloco de notas ou então pegue sua caneta e seu caderno e venha com a gente!

1- Ensine aos outros

Estudos recentes apontam que se você explicar um tema para outra pessoa, isso poderá acelerar seu aprendizado. Esse método permite que boa parte dos detalhes se fixem em seu cérebro e é muito melhor do que qualquer teste como provas, por exemplo.

Portanto, se está com dificuldades para aprender um idioma como o inglês, tente ensiná-lo a seus amigos ou parentes que tenham um nível mais baixo de conhecimento que o seu. Isso vai ajudar!

2. Faça pausas!

No caso de estudos, aconselha-se fazer blocos de estudos de 30 a 50 minutos. Períodos de tempo mais curtos podem não ser suficientes e, por outro lado, uma hora sem parar, já é demais. 

Portanto, faça pausas de 5 a 10 minutos, tudo porque, se estiver tentando compreender melhor quais são os serviços de controle de acesso biométrico, dificilmente conseguirá se estiver exausto, por isso, descanse meus amigos e amigas!

3- Faça anotações à mão

Falamos da caneta e do caderno no início do texto e não foi em vão. Fazer anotações em um notebook geralmente é mais rápido, mas colocar em prática este ‘método mais antigo’ o ajuda a aprender e entender melhor o material. 

Isso é tão importante ter ciência quanto um umidificador industrial para os setores de empresa de TI. Houveram descobertas significativas sobre o seguinte tema: quando os alunos fazem anotações à mão, eles ouvem mais ativamente e são melhores em reconhecer apontamentos importantes. Ao contrário, seria pior, pois, ao tentar digitar palavra por palavra, ao invés de processar informações e formulá-las com suas próprias palavras, gera um atraso no quesito de aprendizado.

4- O cochilo é ótimo! Não se envergonhe disso

Se um colaborador de uma empresa de balança industrial pode tirar um cochilo no horário de almoço, por que o estudante não o faria? Para lembrar o que você aprendeu, é crucial se desligar de tempos em tempos. 

Portanto, é correto dizer que: dormir entre as aulas e os estudos ajuda a lembrar melhor o material que foi lido ou visto. Em um experimento realizado há pouco tempo na Europa, os participantes aprenderam diversas palavras em línguas diferentes.

Os participantes de um grupo estudaram várias horas sem esta soneca. Já outros, fizeram o contrário e dormiram alguns minutos. O resultado? Aqueles que dormiram conseguiram lembrar de mais coisas do que os outros.

Isso mostra que dormir no processo de aprendizado é duplamente benéfico, principalmente porque reduz o tempo que você leva para dominar o material.

5- Use diferentes métodos de estudo

Pense numa academia. Ao longo do tempo, a pessoa precisará modificar seus treinos para estimular outros músculos e partes do corpo, não é mesmo? Nos estudos isso também ocorre. À medida que você aprende novas habilidades, é útil mudar a maneira como você se dedica a elas. 

Um experimento foi feito e colocaram-se alguns participantes para tentarem dominar uma tarefa em um computador. Aqueles alunos que usaram um método diferente em uma segunda tentativa, acabaram tendo um desempenho melhor do que aqueles que usaram o mesmo método uma segunda vez. 

No caso, é melhor modificar um pouco sua abordagem de aprendizado nas diversas aulas que tiver do que praticar exatamente da mesma maneira várias vezes seguidas.

Ao longo do processo, poderá notar que tudo fluirá naturalmente. Aquele cansaço que sentia no início, dará lugar à empolgação e ao desejo de querer saber mais e mais. Portanto, não desista, esteja você lutando para entrar na faculdade, passar em um processo seletivo de uma empresa ou querendo saber mais! 

Gostou do conteúdo sobre dicas para aprender coisas com mais facilidade? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE