Você sabe a importância de estruturar estratégias de tráfego pago para e-commerce? Para alavancar as vendas online, a estratégia de tráfego pago garante resultados satisfatórios e importantes para o desenvolvimento de qualquer negócio online.
Na verdade, todo empreendedor que tem um e-commerce precisa saber como trabalhar com tráfego pago a fim de conquistar mais clientes e aumentar as vendas.
Ou seja, independentemente se você tiver um e-commerce de tapete ecológico ou de acessórios femininos, a maneira mais rápida de conseguir mais clientes e vendas é por meio de publicidade paga em diferentes plataformas e redes sociais.
Vamos ver agora por que é importante e como estruturar o tráfego pago para seu e-commerce.
O que é tráfego pago?
Antes de mais nada, vamos esclarecer o que de fato é tráfego pago. Basicamente, essa é uma estratégia de anúncios que utiliza mecanismos de pesquisa pagos para mostrar seu site nas principais classificações de pesquisa.
Ou nas redes sociais, aparecendo no feed de notícias de um usuário, e quando as pessoas clicam nesses anúncios, elas são redirecionadas para o seu site.
As duas principais maneiras que os anúncios geram resultados no tráfego são:
Custo por clique (CPC)
Essa é uma taxa que é paga cada vez que alguém clica no link do seu anúncio e indica que o tráfego real para seu site está disponível para realizar ações de vendas.
Para exemplificar como acontece esse processo, imagine que algum usuário pesquise “box blindex preço” e nos resultados que aparecem ele clica no anúncio da empresa que implementou bem o tráfego pago com essa palavra-chave ranqueada.
E quanto mais pessoas clicam, mais tráfego vai sendo gerado para o blog ou outros canais definidos na estratégia.
Custo por mil impressões (CPM)
Nessa métrica a empresa paga para que o site apareça nas pesquisas, independentemente de as pessoas clicarem nele ou não. É indicado para quem está começando e deseja que os usuários conheçam a marca.
Por exemplo, imagine uma empresa de equipamentos de construção civil que está começando agora. Ela precisa realizar anúncios com conteúdos de valor, contendo palavras-chave como “aluguel de andaimes preço”, por exemplo.
Assim, quando os usuários realizarem a pesquisa, o anúncio pode aparecer para eles, gerando visualizações.
Dicas de tráfego pago para e-commerce
O tráfego pago é uma ótima oportunidade para obter maior visibilidade para os e-commerces e gerar leads e clientes.
Afinal, a internet e as redes sociais são amplamente utilizadas pelos clientes e são uma das principais formas de pesquisa de produtos e serviços.
Portanto, para ter sucesso com seu e-commerce, independentemente se está começando agora e do nicho de mercado, como um e-commerce para quem procura comprar bebedouro de água, por exemplo, é preciso definir um plano concreto e construir ações efetivas.
Para isso preparamos essas dicas para implementar com sucesso uma estratégia de tráfego pago no seu e-commerce. Confira:
Defina metas para campanhas de tráfego pago
Plataformas de publicidade online como Facebook Ads e Google Ads são as principais para fornecer a melhor experiência para anunciantes e usuários.
Isso porque, dependendo da estratégia, quanto mais conversões, melhor para todas as lojas virtuais, portanto defina o que você deseja de seu anúncio.
Ou seja, na própria plataforma de planejador do Facebook Ads é possível definir se o objetivo é direcionar as pessoas para sua página de vendas ou se quer direcionar mais tráfego para o blog.
Dependendo do que se espera, é possível definir ações de “conversão” ou “alcance”. De acordo com essa definição, o algoritmo deve se esforçar para melhorar o resultado.
Escreva chamadas atraentes
Fazer copys atraentes, ou seja, textos que geram vendas que realmente chamam a atenção do público, é essencial para obter sucesso.
O texto precisa conversar com as pessoas e envolvê-las de tal forma que elas queiram clicar no anúncio e visitar a página de vendas da empresa. Portanto, entender o papel do negócio é crucial para construir textos incríveis.
Quer um exemplo? Se seu negócio online de portaria digital tem um público B2B, você precisa usar termos mais formais e técnicos que falem diretamente com esse público.
Mas se for uma loja de roupas estilosas para jovens da geração Z, é necessário um dialeto mais jovial, e ao invés de imagens com muitas informações técnicas, colocar alguns vídeos inspirados nos desafios do TikTok pode aumentar muito as chances de cliques.
Realize a segmentação de público
No marketing digital, é essencial realizar a segmentação de pessoas que se assemelham a um público que já segue você e interage com sua página.
Ao fazer essa segmentação, plataformas como Facebook Ads e Google Ads vão se esforçar para entregar seus anúncios ao maior número de pessoas semelhantes aos seus seguidores.
Essa estratégia aumenta as chances de um investimento bem-sucedido e resulta em um ROI positivo para o tráfego pago.
Você também pode fazer upload da sua lista de clientes no próprio Facebook, construindo uma base de perfil de clientes que já compraram na sua loja online.
Crie um funil de remarketing
Um aspecto que é muito importante destacar é que todo e-commerce que quer de fato fidelizar clientes deve não apenas pensar nos novos públicos, e sim pensar também no remarketing para os clientes que já compraram e que gostam da sua marca.
Ou seja, se a sua empresa de fato prezar pela qualidade, pode ter certeza que os clientes não pensaram em comprar em outra empresa, independentemente se for uma loja de acessórios femininos ou uma loja de azulejos que vende ladrilho hidráulico, por exemplo.
Dessa forma, é fundamental definir um funil de remarketing e desenvolver criativos com base em cada etapa da jornada do usuário. Para resultados satisfatórios, instale o pixel (por exemplo, do Facebook) em todas as páginas do seu site.
Faça testes A/B
Os anúncios nem sempre se convertem porque são 100% ruins. Em muitos casos, uma melhor aceitação pode ser obtida simplesmente mudando o título.
A dica aqui é fazer testes A/B. Você pode alterar o título, alterar a terminologia ou inserir texto em diferentes posições da imagem. As possibilidades são muitas!
Comece a gerar tráfego orgânico
Além de investir em tráfego pago, é importante agir para gerar tráfego orgânico nos buscadores e redes sociais. Além de manter seus clientes engajados, você pode economizar dinheiro e investir em outras estratégias para aumentar seu alcance.
Para obter um bom tráfego orgânico, considere o seguinte:
- Estude muito e defina claramente a persona do seu negócio;
- Utilize técnicas de otimização de mecanismos de busca;
- Insira links internos;
- Invista em sites de qualidade;
- Crie anúncios patrocinados;
- Desenvolva conteúdos diversificados;
- Use as redes sociais para gerar tráfego.
As redes sociais são vitais para as estratégias de marketing, pois os clientes mantêm contato com elas todos os dias. Portanto, desenvolver anúncios e conteúdos específicos para aumentar o tráfego nas principais mídias sociais é fundamental para o sucesso.
Além de desenvolver estratégias para aumentar o tráfego orgânico, também é importante considerar o pagamento, como:
- Anúncios do Facebook;
- Publicidade no YouTube;
- Anúncios do Instagram;
- Anúncios do LinkedIn.
Sem contar que você pode incorporar o e-mail marketing à sua estratégia, gerando conteúdo ricos para sua empresa de demolição de prédios.
Esse conteúdo rico pode ser um e-book falando sobre como sua empresa realiza o processo de demolição predial com todas as medidas e critérios de segurança.
Ao incluir o e-mail marketing em sua estratégia, o desempenho do seu e-commerce irá alcançar resultados incríveis de forma significativa.
Por meio dessa tecnologia você pode enviar promoções, novidades e comunicação com o público de forma direta e feliz para facilitar o engajamento.
Uma estratégia de tráfego pago é importante para aumentar as chances de sucesso da sua loja e atrair mais clientes.
Afinal, hoje em dia os usuários pesquisam sobre tudo antes de fazer uma compra ou contratar um serviço, seja pesquisa sobre loja de roupas, brinquedos, comidas, etc.
E o segmento B2B não é diferente, as empresas pesquisam sobre boas empresas terceirizadas para serem parceiras e as pesquisam podem ir desde “preço de projeto estrutural” até “materiais de construção terceirizadas”, tudo depende do que esperam.
Como você pode ver, ter uma boa posição em um ambiente virtual é fundamental para otimizar as vendas e melhorar os resultados em um e-commerce ou loja virtual de qualquer segmento de mercado.
Considerações finais
Para finalizar, é importante destacar que qualquer tráfego pago não é indicado e não gera resultados satisfatórios, afinal existem visitantes de sites que são adequados e outros que não são.
Ou seja, existem os leads qualificados e os leads não qualificados, que são apenas curiosos que clicaram no link do anúncio, mas não têm interesse no produto ou serviço.
Pensando nisso, aumentar o tráfego é uma estratégia que deve ser feita de forma bem planejada, segmentada e direcionada. Por isso, uma das primeiras ações para otimizar seu investimento em tráfego pago é segmentar suas metas.
Então, vimos que o tráfego pago é fundamental para o seu e-commerce e tem potencial para atrair leads de forma mais eficaz.
Em outras palavras, desempenha um papel importante e pode fazer uma enorme diferença para o faturamento do seu negócio online. Siga nossas dicas para otimizar o crescimento do seu e-commerce para ter sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.