Como escolher as cores da sua marca

Empresários que estão começando seus negócios muitas vezes contam com uma verba limitada e precisam priorizar quais áreas receberão investimento nesse primeiro momento.

Há coisas com as quais é obrigatório gastar, se for loja física por exemplo, é necessário alugar uma sala, comprar Lençol de borracha e outros produtos para montar estoque e diversos outros investimentos que não são opcionais.

Em um cenário ideal seria possível contratar um designer profissional para fazer a construção da identidade visual da empresa, mas caso essa não seja situação fique tranquilo, elaboramos este artigo para ajudar você a escolher o esquema de cores a ser usado por sua marca.

Por que a identidade visual é importante?

Identidade visual é tudo aquilo que ajuda a sociedade e os consumidores a identificarem sua empresa, podem ser elementos gráficos, uma fonte específica usada no texto e inclusive as cores utilizadas no logotipo e em toda a comunicação visual.

Ela é importante justamente por sua capacidade de expressar algo como se fosse a personalidade da marca e fazer os clientes facilmente identificarem e diferenciarem sua empresa das demais.

Há estudos que indicam que 85% dos consumidores atribuem a cor como sendo o fator mais relevante como a razão pela qual compram um produto e não outro. Esse índice é quase assustador de tão elevado e revela a importância que o assunto tem.

A seguir você verá algumas dicas para definir um esquema de cores que ajude sua empresa a se destacar e vender mais, além de transmitir a mensagem certa para seus clientes.

Estude os efeitos das cores nas emoções

Cada cor transmite diferentes tipos de emoções para as pessoas e há diversos estudos sobre estes impactos, sendo muito importante conhecer, muito resumidamente apresentamos algumas opções:

  • Amarelo: Otimismo e jovialidade
  • Vermelho: Energia e aumenta a sensação de urgência
  • Azul: Segurança e confiança
  • Verde: Associado a saúde e relaxamento
  • Laranja: Amigável
  • Rosa: Romantismo e feminino
  • Preto: Poder e luxo

Conheça seu público alvo e sua empresa

Você tem uma empresa que vende Porta de aço para outras empresas, nesse caso a relação é bem menos pessoal e a sensação que se deve transmitir é de sobriedade de empresa séria e comprometida, muito diferente da situação de uma loja de brinquedos infantis, por exemplo, que deve transmitir diversão, alegria e descontração.

Por isso, conhecer o seu negócio e principalmente as características do seu público alvo são fundamentais para conseguir determinar quais são as emoções corretas que seu esquema de cores deve transmitir.

Se inspire

Você pode pesquisar por outras empresas que também atuem no mercado de Manutenção Predial para entender quais cores são mais utilizadas, quais te agradam mais e com isso ter inspirações sobre qual rumo seguir para sua própria marca.

Deixe de lado suas preferências

É claro que você tem que gostar da identidade visual e esquema de cores de sua marca, o que queremos dizer aqui é que você deve levar em consideração o sentimento que deseja provocar nas pessoas, que pode ser de tranquilidade e paz, então pode ser necessário usar verde, apesar de sua cor preferida da vida ser vermelho.

Muita gente não conhece a teoria da psicologia das cores, porém todos acabam sendo influenciados por elas, então por isso é muito importante que o empresário conheça as cores e seus efeitos para que consiga estabelecer o um esquema de cores para sua empresa que transmita as emoções adequadas para seus clientes.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

ARTIGOS

COMPARTILHE

PUBLICIDADE