Com a tecnologia cada vez mais inserida dentro do nosso cotidiano, as empresas procuram ferramentas que ajudem dentro de sua rotina otimizando e maximizando seu desempenho, e uma das áreas que melhor aproveita as oportunidades cedidas é justamente, o setor comercial e de vendas.
Afinal, esse é um segmento que costuma lidar com muita pressão para alcançar determinadas metas, além de estar em comunicação constante com seus clientes, o que faz com que, ter um software ao seu lado, possa ajudar bastante no aumento da produtividade e nas oportunidades mercadológicas.
Entre os principais softwares do mercado, podemos destacar justamente o CRM, ele ajuda e muito a melhorar o relacionamento com seu consumidor e a fazer com que sua empresa esteja um passo à frente da sua concorrência, ele pode ser usado o tempo inteiro, ao contrário da locação de grupo gerador, que geralmente, é feita apenas em casos de emergência, visando segurar a energia quando ocorre um blackout.
No texto de hoje, vamos falar tudo sobre o CRM, e principalmente como pode gerar grandes resultados para o seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!
O que é o CRM?
Customer Relationship Management, ou CRM para os íntimos, é um software de gestão de relacionamento com o cliente, que tem como principal foco, o desenvolvimento de novos negócios e recuperar clientes perdidos, usando artifícios na automatização de processos.
Esse sistema é aplicado em diversas frentes, realizando e otimizando diversas tarefas como o armazenamento de dados, o registro de atividades e comportamentos dos clientes, os processos de todas as transações sobre os leads, dicas e insights para os colaboradores, tudo isso em uma plataforma responsiva e de fácil acesso.
Vale destacar que, de acordo com uma pesquisa da Bain & Company, o CRM pode aumentar a retenção em até 5%, e gerar até 95% de lucros para as empresas.
Sendo assim, com tantas qualidades e facilidades trazidas pelo CRM, a aplicação dele se tornou algo padrão e até mesmo essencial para as empresas, abaixo, separamos os principais pontos em que o CRM atua e ajuda a gerar melhores resultados, confira!
Ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes
Assim como na engenharia civil que primeiro, é preciso construir toda a base do edifício utilizando Conectores elétricos, no marketing e nas vendas, é necessário construir toda uma base de relacionamentos antes de realizar certas ações, como oferecer um produto mais caro ou um programa recorrente de assinatura.
Dessa maneira, a comunicação é um princípio básico, então é preciso desenvolver um bom relacionamento que é disponível através do software, todas as negociações podem ser feitas por ele, o que traz algo sistemático e padronizado, além disso, com a coleta de dados você entende melhor os problemas e encontra soluções de maneira muito mais facilitada.
Potencializa o aumento do ticket médio
Com tantos dados valiosos coletados, é possível entender os gastos mensais de seus consumidores, e principalmente, o ticket médio de cada pessoa, o que faz com que o vendedor compreenda suas ações e possa desenvolver estratégias para aumentar esse ticket.
Sendo assim, antes de abordar o cliente novamente, o vendedor já vai saber os produtos mais comprados, um potencial upgrade e como chegar nele da maneira correta, podendo oferecer sempre algo a mais.
Melhora a comunicação da equipe comercial
O setor comercial é composto por várias áreas diferentes, como o departamento de vendas e de marketing, ter um sistema implementado que consegue armazenar todos os dados não facilita só na montagem das estratégias, mas também na comunicação entre os segmentos.
É possível cruzar os dados, integrar as informações e complementar uma área com informações trazidas pela outra, fazendo com que tudo fique mais claro e até mesmo profissional, aumentando a precisão de acertos e fazendo com que a comunicação interna flua de maneira mais eficaz.
Oferece mais poder gerencial ao líder de vendas
O CRM é ótimo para gerar relatórios e analisar o desempenho de cada colaborador de maneira individual, dessa forma, um bom líder consegue observar de maneira mais criteriosa, o desempenho de todos os seus clientes, o que ajuda a dar mais poder, e condições de selecionar melhor os pontos fortes de cada um.
Colete os relatórios, faça uma análise em cima de seu Rack outdoor, e consiga formular planos de ação, definir metas e até mesmo, exigir ou elogiar resultados, tendo muito mais controle de toda sua equipe.
Sem dúvidas, a partir do momento em você aplica o CRM dentro de sua rotina, os resultados são uma questão de tempo, afinal, aprimorar o relacionamento com o cliente, potencializar o ticket médio, melhorar a comunicação interna e dar mais poder ao líder de vendas são fatores que com certeza, auxiliam qualquer empresa a ter grandes resultados.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.