Os processos empresariais são importantes para marcas de setores tão distintos quanto às de rodas para paleteiras ou moda, só para citar algumas. Além disso, é possível aumentar sua produtividade, usando esse conceito.
Vem conosco, pois todas essas possibilidades irão fortalecer a cultura e amplificar os ganhos a curto, médio e longo prazo. Então, siga conosco, pois responderemos às dúvidas que tiverem logo abaixo.
O que são processos empresariais?
Processos empresariais são sequências de atividades que ocorrem em uma organização e são realizadas visando produzir um resultado. Ou seja, são essenciais para o funcionamento eficiente de uma empresa e aplicam-se em diversas áreas, desde a produção até a gestão de recursos humanos.
No fim das contas, serão responsáveis por gerar valor aos clientes e aos acionistas da empresa. Eles pretendem otimizar as execuções, reduzir custos e garantir que as atividades sejam realizadas de forma padronizada e eficiente.
Neste caso, a manutenção de compressores, por exemplo, seria mais assertiva do que se não houvesse o conceito colocado em prática. Existem diversas categorias que podem ser classificadas de acordo com sua natureza.
Dentre elas, temos a de processos operacionais, que envolve a produção e entrega de bens e serviços ou a de processos gerenciais, que tem a ver com o planejamento, organização, direção e controle da empresa.
Para que a gerência seja feita de forma eficiente, muitas empresas recorrem a softwares específicos, conhecidos como sistemas de gestão de processos empresariais, que automatizam, padronizam e integram diferentes possibilidades às áreas.
Um exemplo de aplicativo para gestão de processos empresariais é o Trello, que é muito propagado no Brasil. Ele ajuda na criação de painéis para acompanhar o andamento de projetos, tarefas e atividades em equipe.
Outro é o Asana, que permite a criação de tarefas, listas de verificação e fluxogramas, além de oferecer recursos para a comunicação em equipe, como chat e comentários. E o Pipefy, que automatiza as tarefas e faz a integração com outras ferramentas empresariais.
Imagine, portanto, que em uma fábrica de sensor de temperatura e umidade, todos sairiam ganhando com a inserção dessa ferramenta, que é gratuita.
Como otimizar processos empresariais para aumentar a produtividade?
Otimizar processos empresariais é uma estratégia que tem sido cada vez mais adotada por empresas que buscam aumentar a produtividade e reduzir custos. Quando bem feita, essa otimização pode trazer resultados significativos para os negócios, tornando-os mais eficientes e competitivos no mercado.
Para isso, é preciso seguir algumas etapas fundamentais. A primeira delas é a identificação dos processos que precisam dessa questão posta em prática. Em seguida, avalie aqueles já existentes e identifique os que podem ser melhorados, como os que estão gerando custos desnecessários ou tomando muito tempo dos colaboradores.
Logo depois, é válido entender como eles funcionam. Nessa etapa, é possível identificar gargalos e pontos de melhoria, além de estabelecer metas para a otimização. Em uma empresa de climatizador de ar industrial, isso é imprescindível, visto que a operação para a montagem ou instalação de equipamentos em sistemas de produção será otimizada.
Uma vez identificadas as melhorias necessárias, é hora de implementar as mudanças. Essa etapa pode incluir:
- a adoção de novas tecnologias;
- a reorganização de processos ou a adoção de novas práticas de gestão.
Junte os colaboradores nesse processo, para que eles possam dar sugestões e entender como as mudanças vão afetar o seu trabalho. Por fim (e não menos importante), é preciso monitorar os resultados, assim como você faz com o marketing digital.
As respostas têm a ver com a eficácia desse caminho que você e outros gestores tomaram e se foram eficazes. Por isso, continue otimizando seus processos e buscando novas formas de aumentar a produtividade.
Mas como exatamente essa otimização de processos pode aumentar a produtividade? Uma das principais vantagens é a redução de custos. Processos mais eficientes moldam essa dinâmica, o que lhe dará economias significativas.
E não para por aí! Tudo porque os processos mais eficientes intensificam a qualidade dos produtos e serviços e, ao mesmo tempo, dão maior satisfação aos clientes e aumentam a fidelidade dos mesmos.
Com processos mais eficientes, a empresa também pode conseguir oferecer prazos mais curtos para entrega de produtos ou serviços – e isso está diretamente atrelado à competitividade contra seus concorrentes.
Os dois últimos detalhes tem a ver com a redução de erros, o que pode evitar retrabalho e aumentar a produtividade dos colaboradores e a ajuda de profissionais especializados, como consultores de gestão e especialistas em tecnologia da informação. Esses profissionais podem ajudar a empresa
Com todos esses detalhes colocados em pauta, fica mais fácil compreender os motivos pelos quais todos devem aprender e inserir os processos empresariais para aumentar a produtividade.
Entenda, não é nada que lhe trará lucratividade muito rapidamente (assim como boa parte das coisas na internet), contudo, será um aliado e tanto quando as coisas se equilibrarem e estabelecerem.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.