A taxa Selic, também conhecida como “taxa básica”, é um dos principais indicadores para ter o controle da gestão sobre o valor da inflação para financiamentos e relações comerciais.
Um gestor que tem conhecimento de como a taxa Selic funciona, tem uma leitura mais simplificada para gestão da empresa, podendo ter uma série de benefícios, como por exemplo:
- Melhorar as tomadas de decisão da empresa;
- Saber a hora de fazer investimento;
- Analisar a necessidade de compra de determinado produto;
- Preparar a empresa para picos de inflação;
- Entre outros.
No entanto, verificamos que existem poucos artigos na internet que se propõe explicar o que é a taxa Selic e como ela impacta no seu negócio.
Foi pensando em melhor informar nosso leitor que produzimos esse artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura.
O que é a taxa Selic?
A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é uma taxa básica de juros, servindo como base de cálculo da maioria dos juros do mercado.
Em outras palavras, se você tem uma empresa especializada em comercializar Exaustor Centrífugo, por exemplo, a taxa Selic corresponde aos juros para financiamentos bancários e também impacta no valor dos produtos que você compra e vende.
O cálculo é feito sobre um indicador médio, levando em consideração as operações de financiamento por um dia.
Com isso, adiantamos que a taxa Selic muda diariamente, mas no entanto, as mudanças mais significativas na média da taxa Selic, tendem a aparecer por semestre ou a cada 45 dias.
A metodologia do cálculo da taxa Selic
No início quem regulamentava a taxa Selic era o Banco Central do Brasil, no entanto, desde 2017 quem faz a regulamentação do indicador é o COPOM (Comitê de Política Monetária).
O COPOM leva em consideração três principais fatores para o cálculo da taxa Selic, como listamos abaixo:
- Lj: fator diário correspondente à taxa da j-ésima operação;
- Vj: valor financeiro correspondente à taxa da j-ésima operação;
- número de operações que compõem a amostra.
Como a taxa Selic afeta sua empresa?
A taxa Selic tem um peso significativo, por ela impacta em quase todas as outras taxas de juros do Brasil, sobretudo entre empréstimos, financiamento e juros bancários sobre débitos vencidos.
Além do mais, se uma empresa especializada em fabricar Conserto de portão automático, por exemplo, também costuma fazer o investimento no Tesouro Direto, a taxa Selic é um fator importante para constatar os rendimentos da aplicação.
Em suma, podemos apontar que a taxa Selic sempre foi um indicador para controlar a inflação.
Quando o governo aumenta a taxa Selic, tem como objetivo desacelerar a economia. E quando tem uma queda na taxa Selic, tem como objetivo aquecer o mercado e aumentar os níveis de consumo.
Daí advém a importância para uma empresa. Se você tem uma especializada em instalar Piso industrial, por exemplo, quando a taxa Selic está baixa, as chances de vender mais aumentam.
Mas vamos com calma, pois o aumento da taxa Selic não é necessariamente o inimigo do seu negócio.
Lembre-se que você também precisa ter um investimento instável, logo, quando a taxa Selic sobe, ela busca uma forma de impedir que a inflação fique muito além do esperado, para não afetar a vida dos consumidores e investidores em geral.
Chega ao fim nosso artigo que fala mais sobre o que é a taxa Selic e como ela afeta as empresas. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing e gestão de empresas.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.