Por que a gestão de custos é fundamental em pequenos negócios?

É difícil imaginar uma empresa dando bons resultados sem uma boa gestão. E isso é ainda mais importante quando a empresa é um pequeno negócio, já que esse perfil de empreendimento costuma ter orçamentos menores, o que significa menos margem para erros.

Além disso, uma boa gestão é vital para maximizar os recursos disponíveis e, assim, obter-se maior rentabilidade, mantendo um crescimento sustentável. Veja a seguir mais detalhes sobre isso, porque é essencial ter um simulador de taxa para maquininha e como manter uma boa gestão.

O que é uma boa gestão?

Uma boa gestão financeira é definida como sendo a estratégia de administração e o controle dos custos gerados em todas as operações do negócio. Além de analisar os custos diversos que compõem um orçamento, a gestão também é responsável por analisar gastos a fim de evitar desperdícios, precificar um produto ou serviço, entre outros exemplos.

A gestão deve avaliar os gastos fixos e os variáveis. Os primeiros se referem aos gastos de rotina, que não dependem da oscilação de volume produzido e vendido pela empresa. Alguns exemplos de gastos fixos são aluguéis, eletricidade, salários, custos de tecnologias necessárias para produzir. 

Já os gastos flexíveis mudam de acordo com a situação, sendo influenciado por fatores como a quantidade de produtos/serviços comercializados, o investimento em matéria-prima, entre outros.

Controle do fluxo de caixa 

Um bom controle de custos é condição para que o fluxo de caixa da empresa se mantenha equilibrado, evitando gastos desnecessários ou acima da capacidade da empresa de repor a partir dos ganhos, o que pode levar à falência.

Ao gerenciar os custos e manter um bom controle de fluxo de caixa, é possível manter e aumentar gradativamente a rentabilidade. Evitar despesas desnecessárias é indispensável para isso. Além disso, uma boa gestão é crucial para detectar onde está havendo possíveis desvios de recursos. E existem diferentes áreas em que isso pode ser detectado, desde matéria-prima, uso ineficiente de tecnologias, recursos e mão de obra.

Preços competitivos e planejamento

Com custos controlados, evitando desperdícios e com mais clareza sobre as próximas etapas para crescer de modo sustentável, os gestores têm melhor condição de definir preços de venda mais precisos e competitivos, a fim de conseguir os objetivos almejados. Tudo isso sem comprometer sua lucratividade e se mantendo competitivos no mercado.

Logo, tudo isso impacta no planejamento e no processo de tomada de decisão mais assertiva. Ver quando e de que forma é possível oferecer promoções, como definir estratégias para expandir a clientela ou fidelizar aqueles que já conhecem a empresa, além de saber onde é preciso ampliar os investimentos, são passos fundamentais.

Flexibilidade e sustentabilidade 

Um negócio é considerado sustentável quando mantém um bom fluxo de caixa e consegue se sustentar ao longo do tempo, atravessando crises e instabilidades econômicas.

Embora haja menos margem para erros, pequenos negócios precisam manter certa flexibilidade para esses momentos incertos ou períodos em que o mercado demanda algum tipo de adaptação. Um exemplo é a pandemia, que obrigou muitos pequenos negócios a inserir suas operações no mundo digital para conseguir sobreviver ao fechamento de lojas físicas, além de investir na entrega de produtos.

À medida que o negócio vai mantendo um bom fluxo de casa, organiza-se financeiramente e se consolida em seu segmento de atuação, aumentam-se as chances de acessar diferentes linhas de crédito, pois isso demonstra às instituições financeiras que o negócio é bem administrado e capaz de arcar com suas responsabilidades financeiras.

Na hora de abrir um pequeno negócio, é comum ter dúvidas e não ter certeza sobre o retorno nos passos iniciais. Mas com planejamento e uma boa gestão financeira, é possível consolidar o negócio e crescer!

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